Sutraf-AU comemora 60 anos com posse de nova diretoria em 19 de julho
- Andrei Nardi
- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.
Evento em Estação celebrará a história da entidade, homenageará agricultores e formalizará Silvane Valença como nova coordenadora regional
O Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU) celebrará seus 60 anos de história com uma festa no dia 19 de julho. O evento, que ocorrerá na comunidade de Santuário, em Estação, marcará também a posse da nova diretoria da microrregião de Getúlio Vargas e a transição na coordenação, com Silvane Valença assumindo o cargo no lugar de Nilton Scariot.
Celebração, posse e homenagens
A programação do evento comemorativo terá início às 9h30, com a chegada dos associados. Estão previstas uma palestra resgatando a trajetória do sindicato, a exibição de um vídeo institucional com momentos históricos e homenagens. A posse da nova diretoria da microrregião, que abrange Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Floriano Peixoto e Ipiranga do Sul, ocorrerá antes do almoço, que será servido às 12h30. À tarde, haverá um matinê.
As fichas para o evento custam R$ 50,00 e já estão disponíveis para aquisição nas sedes do Sutraf nos municípios da região.
Nova liderança e continuidade
O evento formalizará a troca na coordenação regional. Nilton Scariot se despede do cargo, mas não da militância. “Me aposento do cargo, mas não da luta”, afirmou. Ele passará a função para Silvane Valença, que foi eleita para um mandato de três anos. “Vamos continuar trabalhando pelas conquistas dos nossos agricultores familiares”, disse a nova coordenadora.
Uma história de lutas e conquistas
Fundado em 1965, o Sutraf teve como primeiro presidente Pedro Bernardon, em 1966, e iniciou suas atividades com foco em assistência médica e odontológica. Nilton Scariot lembrou que a entidade chegou a ter um trailer odontológico que percorria a região, com o trabalho do dentista Altair Scalco. A sede atual, em Getúlio Vargas, foi comprada com recursos dos próprios agricultores.
A entidade se expandiu nas décadas de 80 e 90, com a criação de novas sedes e a participação em lutas importantes que resultaram na conquista do Pronaf e do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2003, as bases municipais foram unificadas na estrutura do Sutraf Alto Uruguai, que hoje abrange 28 municípios.
Análise do Plano Safra
Durante entrevista à Rádio Sideral nesta terça-feira, 2 de julho, os coordenadores também analisaram o recém-lançado Plano Safra 2025/2026. Nilton Scariot destacou o aumento significativo no volume de recursos e a ampliação de linhas de crédito para pequenos equipamentos.
No entanto, ele ponderou sobre o impacto dos juros. Enquanto algumas linhas, como a do gado de leite, mantiveram taxas de 3%, outras, como para soja e gado de corte, subiram para 8%. “Teve aumento de recursos, mas os juros continuam penalizando o produtor”, avaliou.
A alta da taxa Selic, atualmente em 15%, foi apontada como um grande entrave para a economia e para o crédito rural. Scariot também criticou o que chamou de "injustiça fiscal". “A injustiça fiscal pesa sobre quem trabalha. O pequeno paga, e os grandes, muitas vezes, não. Esperávamos mais dos nossos políticos, que só cortam do lado mais fraco”, declarou.
Entre os pontos positivos, foi citada a melhoria no Proagro Mais, que volta a atender os agricultores com mais flexibilidade. A preocupação com o endividamento dos produtores gaúchos, no entanto, continua sendo uma pauta central para a entidade.
