SUS amplia vacina contra meningite para crianças de 12 meses a partir desta terça
- Andrei Nardi

- 30 de jun.
- 2 min de leitura
Dose de reforço, aplicada com a vacina meningocócica C, passará a ser feita com a ACWY, que oferece proteção ampliada
A partir desta terça-feira, 1 de julho, o Governo Federal ampliará a oferta da vacina meningocócica ACWY no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de 12 meses. A dose de reforço do esquema vacinal, que antes era feita com a vacina meningocócica C, será substituída pela ACWY, que protege contra mais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. A mudança está oficializada na Nota Técnica nº 77/2025 do Ministério da Saúde.
Como funcionará o novo esquema vacinal
O esquema vacinal para bebês no SUS prevê duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses de idade. A alteração ocorre na dose de reforço, aos 12 meses, que passa a ser com a vacina ACWY.
Crianças que já receberam a dose de reforço aos 12 meses com a vacina meningocócica C não precisam de uma nova dose neste momento. Aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses já poderão receber a dose de reforço com a nova vacina ACWY.
Até então, a vacina meningocócica ACWY era ofertada no SUS apenas a adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, dependendo do histórico vacinal de cada um.
Compromisso com o enfrentamento da doença
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a medida aumenta a proteção contra as formas mais graves da doença. “Agora, o SUS garante ainda mais proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana. A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, passa a ser ofertada também para crianças de até um ano. Isso reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o enfrentamento da doença”, disse o ministro.
Em 2024, o Ministério da Saúde lançou as Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, um documento alinhado ao esforço global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a meningite bacteriana. O calendário completo de vacinação pode ser consultado no site do Ministério da Saúde.
Cenário da meningite no Brasil
Até o momento, em 2025, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite. Destes, 1.731 foram do tipo bacteriana, 1.584 do tipo viral e 1.091 tiveram outras causas ou não foram identificados. O SUS também oferece outras vacinas que ajudam a proteger contra diferentes formas de meningite, como a BCG, a Penta e as Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente).
Sobre a doença
A meningite é a inflamação das meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites bacterianas são mais frequentes durante o outono e o inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.










