top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria do Meio Ambiente lança Painel de Energia Solar Fotovoltaica no RS

Novo painel interativo oferece dados sobre geração distribuída de energia solar no estado

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), através do Departamento de Energia (DE), lançou na tarde de segunda-feira (15/4), o Painel de Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica no Rio Grande do Sul Este painel é uma iniciativa para promover a transparência e o acesso à informação sobre a capacidade de geração de energia solar no Estado.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia solar representa a segunda maior fonte de capacidade instalada no estado, alcançando aproximadamente 3 gigawatts (GW), superada apenas pela energia hidrelétrica. A Sema, sob a liderança de Marjorie Kauffmann, destaca que o Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição no ranking nacional em termos de potência instalada e busca manter o setor elétrico atualizado sobre os avanços na produção de energia solar.

Durante um encontro virtual, Gustavo Machado, assessor técnico do DE, demonstrou a nova ferramenta interativa criada com o auxílio da plataforma Microsoft Power BI. O portal permitirá que os cidadãos do estado tenham acesso às informações atualizadas sobre a potência instalada em quilowatts (KW) de energia solar fotovoltaica.

A ferramenta disponibiliza um mapa interativo que mostra a potência instalada em cada município, categorizada pelo tamanho da região. Além disso, fornece o número total de instalações, a quantidade de unidades consumidoras beneficiadas e a divisão das classes de consumo em sete categorias: residencial, industrial, comercial, rural, poder público, serviço público e iluminação pública.

Os dados apresentados são consistentes com as informações fornecidas pela Aneel e serão atualizados semanalmente, garantindo que a população e os interessados no setor tenham acesso às informações mais recentes sobre a geração distribuída de energia solar fotovoltaica no estado.

VEJA TAMBÉM

bottom of page