ProVB comercializa 66 mil toneladas de milho e facilita o pagamento digital
O Programa de Venda em Balcão (ProVB), operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), beneficiou cerca de 8 mil criadores de pequeno porte em 2023. Segundo dados da estatal, foram emitidas aproximadamente 47 mil notas, correspondendo à venda de 66 mil toneladas de milho.
O diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Thiago dos Santos, afirma que o ProVB proporcionou aos criadores de pequeno porte o acesso facilitado ao principal insumo para alimentação animal, além de promover a inclusão social e a geração de renda e empregos para os produtores de todas as regiões do país.
Pagamento digital e Pix
Uma das novidades do ProVB em 2023 foi a implementação do pagamento digital do milho. Com isso, as guias passaram a ser geradas pelo sistema digital, permitindo o pagamento em qualquer banco. Outra inovação foi a possibilidade de pagar via Pix, garantindo a confirmação do crédito em tempo real.
O ProVB permite a compra de até 27 toneladas de milho por mês, por produtor, de acordo com o tamanho do rebanho. No entanto, o balanço da Conab mostra que mais da metade dos criadores atendidos compra menos de 1 tonelada de milho por mês.
Portaria Interministerial
Para 2024, o ProVB terá um volume de até 50 mil toneladas de milho a granel ou ensacado, conforme a Portaria Interministerial MAPA/MDA/MF n.º 14, de 2 de janeiro de 2024, publicada hoje (05). A portaria também autoriza o limite de até R$105 milhões para a equalização de preços na venda do milho no âmbito do programa. Para mais informações sobre a portaria, clique aqui.
O ProVB é um programa que viabiliza o acesso de pequenos produtores aos estoques públicos de milho em grãos, com a venda direta, nos armazéns da Conab, para uso na ração animal, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local.
Comments