Procon-RS oferece serviço gratuito para bloquear ligações de telemarketing
- Andrei Nardi

- 4 de ago.
- 1 min de leitura
Consumidores podem cadastrar até três números de telefone pela internet para evitar chamadas indesejadas; prazo para efetivação é de 30 dias
Consumidores do Rio Grande do Sul podem utilizar o serviço de bloqueio de ligações de telemarketing oferecido pelo Procon-RS. O sistema, gratuito e disponível online, permite que cidadãos com CPF cadastrem até três números de telefone para impedir o recebimento de chamadas indesejadas. É obrigatório possuir um e-mail válido para receber a senha de acesso e concluir a inscrição.
Como realizar o cadastro
Para se inscrever, o usuário deve acessar o site do Procon-RS (www.procon.rs.gov.br), clicar na opção “Bloqueio do telemarketing” e, em seguida, em “Cadastro de Bloqueio”. Após preencher os dados e cadastrar os números desejados, o sistema exibirá a mensagem “Aguarda prazo de 30 dias”, que é o tempo necessário para que o bloqueio se torne efetivo. O serviço não está disponível para estrangeiros sem CPF.
Autorização para empresas específicas
O sistema também permite que o consumidor autorize empresas específicas a continuarem realizando chamadas. Para isso, é preciso acessar a área de “Autorização”, preencher o termo com o CNPJ da empresa desejada, imprimir o documento e entregá-lo pessoalmente à companhia autorizada.
Plataforma 'Não Perturbe'
Outra opção para o bloqueio de chamadas, focada em números de celular, é a plataforma “Não Perturbe”, da Anatel, acessível pelo site naomeperturbe.com.br. O serviço gratuito bloqueia ligações de telemarketing de empresas de telecomunicações e ofertas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado de bancos participantes. O prazo para a efetivação do bloqueio também é de 30 dias.










