top of page

Polícia Ambiental encontra carcaças e ossadas descartadas em área de mata em Jacutinga

  • há 54 minutos
  • 1 min de leitura

Restos de bovinos e aves estavam em diferentes estágios de decomposição; proprietário foi identificado e ocorrência será apurada

Policiais do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3º BPAmb) da Brigada Militar encontraram carcaças, ossadas e resíduos de origem animal descartados em uma área de mata no interior de Jacutinga, na segunda-feira (7). A equipe identificou o proprietário e registrou um boletim de ocorrência para apurar os fatos.

Segundo os policiais, os restos estavam espalhados em diversos pontos e incluíam bovinos e aves domésticas em diferentes estágios de decomposição. Durante a vistoria, a equipe também constatou forte odor de putrefação e urubus se alimentando das carcaças. A propriedade tem como principais atividades econômicas a pecuária leiteira e a avicultura.

Na avaliação da equipe, as ossadas e os demais vestígios sugerem que o descarte pode ter ocorrido em diferentes períodos, sem se limitar a um episódio recente. A apuração deverá esclarecer as circunstâncias e a responsabilidade pela disposição dos resíduos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010, proíbe o lançamento de resíduos sem tratamento a céu aberto, com exceção dos provenientes da mineração. A legislação também abrange os resíduos gerados nas atividades agropecuárias e prevê responsabilização por descumprimento das regras de destinação.

Foto: 3º Batalhão de Polícia Ambiental
Foto: 3º Batalhão de Polícia Ambiental

VEJA TAMBÉM

bottom of page