Prazo para entrega do Imposto de Renda termina em 30 de maio; veja dicas para evitar a malha fina
- Andrei Nardi

- 23 de mai. de 2025
- 1 min de leitura
Contribuinte deve conferir dados e redobrar atenção ao preencher declaração para não cair em inconsistências na Receita Federal
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 termina na próxima semana, em 30/05. Na reta final, a recomendação é que o contribuinte fique atento aos detalhes do preenchimento para evitar cair na malha fina — a seleção feita pela Receita Federal quando são encontradas inconsistências nos dados informados.
Entre os principais erros que levam à malha fina está o preenchimento incorreto de valores por erro de digitação. Um zero a mais no valor de uma consulta médica, por exemplo, pode ser motivo de convocação para esclarecimentos junto à Receita Federal.
A declaração pré-preenchida pode facilitar o processo, mas também exige atenção. É responsabilidade do contribuinte conferir todas as informações que aparecem automaticamente no sistema antes do envio. Um erro comum está nas despesas médicas: muitas vezes a declaração já traz o valor, mas não informa corretamente o reembolso recebido pelo plano de saúde.
Em relação aos dependentes, é fundamental informar todas as fontes de renda, bens e aplicações financeiras em nome deles, incluindo salários, casas, carros e investimentos como ações e criptomoedas. Ignorar essas informações pode resultar em retenção da declaração.
Outro ponto de atenção é o preenchimento das fichas corretas. Declarar a renda de trabalho na ficha de rendimentos isentos, por exemplo, é um erro que pode levar o contribuinte à malha fina.
Para evitar problemas, é importante solicitar o informe de rendimentos a empregadores, bancos e instituições financeiras, pois esses documentos indicam os campos corretos para cada informação exigida no Imposto de Renda 2025.










