top of page

Prazo para declaração anual de rebanho termina em 31 de julho; 68,7% das declarações já foram entregues

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 29 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Produtores de diversas regiões devem se apressar para evitar penalidades

O prazo para a entrega da Declaração Anual de Rebanho pelos produtores termina na próxima quarta-feira, 31 de julho. Até a última sexta-feira, 26 de julho, foram registradas 254 mil declarações, correspondendo a 68,7% do total esperado de 370 mil.

De acordo com Paulo de Souza, analista agropecuário e florestal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), as regionais com maior número de declarações pendentes incluem Bagé, Alegrete, Pelotas, Porto Alegre, Ijuí, Caxias do Sul, Osório, Lagoa Vermelha e Santa Maria.

Todos os produtores de animais, incluindo bovídeos, caprinos, equídeos, ovinos, suídeos, abelhas, coelhos e peixes, entre outros, são obrigados a fazer a declaração.

Declaração para criadores de abelhas

Produtores de abelhas, tanto com ferrão quanto sem ferrão, sejam criadas para produção de mel, rainha, exploração comercial ou subsistência, e com colmeias fixas ou migratórias, também precisam cumprir essa exigência.

Declaração para criadores de peixes

Piscicultores devem informar o tipo de criação (recreação, recria, reprodução ou subsistência), o tipo de exploração (comercial ou subsistência), e o tipo de peixe. Outros animais aquáticos também devem ser declarados, especificando a finalidade da criação.

Eduardo Zart, chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Seapi, destaca que todos os produtores de animais de interesse do Estado, ou seja, aqueles que podem transmitir enfermidades a outros animais ou humanos, devem realizar a declaração anual. "É uma obrigação sanitária", enfatiza.

Para fazer a declaração, os produtores podem acessar o site da Seapi ou procurar as Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária da secretaria de forma presencial.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da Seapi.

Inspetoria Veterinária de Getúlio Vargas

Para os produtores da região de Getúlio Vargas, a inspetoria veterinária está localizada na Rua Engenheiro Firmino Giradelo, 85. O telefone de contato é (54) 3341-4308 e o e-mail é ivz-getuliovargas@agricultura.rs.gov.br. A inspetoria atende os municípios de Charrua, Estação e Floriano Peixoto.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page