Prazo de pagamento do benefício referente ao ano de 2020 termina nesta quinta-feira (29)
O Ministério do Trabalho e Previdência afirma que 30.286 pessoas ainda não sacaram o abono do PIS/Pasep referente ao ano de 2020 no Rio Grande do Sul. O calendário de pagamento tem o prazo encerrado nesta quinta-feira (29).
A última atualização de abonos não retirados foi feita no dia 17 de dezembro. Ao todo, foram identificados 1.530.966 benefícios no estado.
Quem recebe o abono?
O abono está assegurado aos trabalhadores que
Recebem em média até dois salários mínimos de remuneração
Tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano-base
Estejam cadastrados há pelo menos 5 anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)
Tenham seus dados informados e atualizados pelo empregador no Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial
Quem não sabe de sua situação pode consultar no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, nas abas "benefícios" e "abono salarial", ou pelo telefone 158.
Contudo, alguns trabalhadores não têm direito ao abono. São eles:
Empregado(a) doméstico(a)
Trabalhadores rurais empregados por pessoa física
Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física
Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica
Qual o valor do abono?
O valor do abono salarial corresponde ao salário mínimo dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados.
Como receber?
PIS
Segundo o governo, o abono salarial estará disponível na conta corrente ou poupança do beneficiado. Caso isso não ocorra, o trabalhador pode realizar uma TED para sua conta nos terminais de autoatendimento, no site ou nas agências do Banco do Brasil.
Para sacar o abono em uma agência da Caixa Econômica Federal, é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto e o número do CPF. Já para receber o benefício nos caixas eletrônicos da Caixa, nas casas lotéricas ou nos correspondentes bancários da Caixa, é necessário ter o Cartão Social.
Os trabalhadores que não possuem conta deverão sacar o abono nos correspondentes bancários.
Pasep
O abono também estará disponível na conta corrente ou poupança do trabalhador. Para sacar presencialmente em agências do Banco do Brasil, é necessário apresentar documento oficial de identificação e número do CPF.
Os correntistas das demais instituições financeiras podem encaminhar TED para conta de sua titularidade via caixa eletrônico ou site.
Fonte: G1
Comments