Pedro Ortaça volta à UTI para fortalecer tratamento contra pneumonia em Ijuí
- Andrei Nardi
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Aos 82 anos, cantor segue internado no Hospital de Clínicas de Ijuí; família relata quadro estável
O cantor e compositor Pedro Ortaça, 82 anos, retornou à unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) em 19/05. A informação foi confirmada nesta terça-feira (20/05) pelo filho do artista, Gabriel Ortaça. O músico está em tratamento contra uma pneumonia.
Internado inicialmente em 12/05, Ortaça chegou a apresentar melhora, e havia expectativa de alta no início da semana. No entanto, segundo a família, os médicos optaram pelo retorno à UTI para reforçar os cuidados clínicos.
“Ele está bem, falando, comendo bem, mas voltou ontem para ficar mais uns dias recuperando e tratando da pneumonia”, informou Gabriel Ortaça.
Pedro Ortaça já havia sido internado em janeiro deste ano, também no HCI, para tratar um edema pulmonar — condição caracterizada pelo acúmulo de líquido nos pulmões. Atualmente, o artista e a família residem em Ijuí para possibilitar a continuidade do tratamento de diálise, realizado três vezes por semana no hospital.
Considerado um dos principais nomes da música regional do Rio Grande do Sul, Pedro Ortaça integra o grupo conhecido como Tronco Missioneiro, ao lado dos compositores Noel Guarany (1941–1998), Cenair Maicá (1947–1989) e Jayme Caetano Braun (1924–1999). O movimento é reconhecido por sua forte ligação com a identidade histórica e social da cultura missioneira gaúcha.

Comments