Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 devem ser feitos de 14 a 25/04
- Andrei Nardi
- 3 de abr.
- 1 min de leitura
Também será necessário justificar ausência na edição anterior para garantir gratuidade
Estudantes que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 14 e 25 de abril, conforme cronograma publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (31/03). Os pedidos deverão ser feitos exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a isenção poderá ser solicitada por:
Alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio em escola da rede pública;
Estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada, com renda per capita de até 1,5 salário mínimo;
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Justificativa de ausência no Enem 2024
Estudantes que obtiveram isenção na edição de 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, deverão apresentar justificativa de ausência para ter direito à gratuidade em 2025. O sistema aceitará documentos que comprovem a impossibilidade de participação, conforme critérios detalhados no edital.
Cronograma
14 a 25/04 – Justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção da taxa para o Enem 2025
12/05 – Divulgação do resultado dos pedidos de isenção e das justificativas
02 a 16/05 – Período de recurso para os pedidos negados
22/05 – Resultado dos recursos
A taxa de inscrição, para quem não obtiver isenção, foi mantida em R$ 85. As datas oficiais de inscrição e realização da prova ainda não foram divulgadas.
