Onda de calor eleva temperatura e coloca Getúlio Vargas e região sob alerta de grande perigo
- Andrei Nardi

- há 2 horas
- 1 min de leitura
Inmet emite aviso vermelho com temperaturas até 5°C acima da média; fenômeno persiste até sábado
Getúlio Vargas e municípios da região Norte do Rio Grande do Sul estão sob alerta de grande perigo devido à onda de calor que atinge o Sul do país. O aviso vermelho, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tem início nesta terça-feira, 3 de fevereiro, e segue vigente até as 23h59 de sábado, 7 de fevereiro.

O fenômeno deve elevar as temperaturas em pelo menos 5 °C acima da média histórica por uma sequência de dias. Segundo o Inmet, este é o grau mais alto de risco meteorológico, podendo causar danos à saúde como fadiga, tontura e mal-estar.
Previsão para Getúlio Vargas
Em Getúlio Vargas, os termômetros registram elevação gradual ao longo da semana. Confira as temperaturas mínimas e máximas previstas:
Terça-feira (3): 18°C a 30°C;
Quarta-feira (4): 19°C a 31°C;
Quinta-feira (5): 20°C a 32°C;
Sexta-feira (6): 19°C a 33°C;
Sábado (7): 20°C a 32°C.
Características do fenômeno
A onda de calor se configura pela permanência de altas temperaturas por um período mínimo de cinco dias. O fenômeno ocorre devido ao bloqueio de frentes frias, o que mantém o tempo seco e o calor extremo em áreas do Noroeste, Sudoeste e Norte do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e Paraná.
A recomendação para o período inclui hidratação constante e evitar exposição solar direta nos horários de pico de calor.










