O pós Gre-Nal do Inter no Brasileirão derrubou a equipe na tabela, depois de um bom começo de segundo turno, e praticamente inviabilizou a classificação para a Libertadores. Desde a vitória sobre o maior rival, o Colorado soma uma vitória, um empate e cinco derrotadas. A última foi para o Atlético-GO, em pleno estádio Beira-Rio. Ao todo, foram quatro pontos conquistados em 21 disputados. O rendimento fez com que o time do técnico Diego Aguirre, que beirava a zona de classificação para a fase de grupos da competição, chegasse a última rodada dependendo de quatro resultados paralelos para ter a competição em seu calendário no próximo ano.
Curiosamente, conforme a equipe piorava sua performance, o número de vagas para o torneio se ampliava. Com o título do Palmeiras na Libertadores e do Athletico-PR na Sul-Americana, o G6 se transformou em G8. Isso porquê a decisão da Copa do Brasil será entre Atlético Mineiro, líder, e o time paranaense, que já tem classificação assegurada via "Sula". Com isso, serão oito vagas para a competição continental em 2022.
Com 48 pontos e na 12ª colocação, o Inter precisa ultrapassar Santos, Ceará, Atlético-GO e América Mineiro na 38° rodada. A matemática colorada é "simples". Essas equipes não podem vencer seus rivais na quinta-feira e o Colorado tem que superar o Red Bull Bragantino, sexto colocado e que ainda luta por classificação na fase de grupos, fora de casa. O empate não serve aos rivais, pois se vencer, o Inter iguala a pontuação de 51 pontos e leva a melhor no número de vitórias.
Compromissos dos rivais
Oitavo colocado, o América Mineiro enfrenta o São Paulo, que tem 48 pontos e escapou matematicamente do rebaixamento. Jogando em casa, o Coelho sonha com sua primeira participação na Libertadores e deve ter casa cheia. Ele é o único dos times que depende somente de si. Quem também atuará em casa, é o Atlético-GO, 9°. Os goianos encaram um já desmobilizado Flamengo e, antes ameaçados pelo Z4, agora querem fechar a temporada com chave de ouro em uma eventual classificação.
O Ceará teve a chance de praticamente assegurar sua vaga na última rodada, mas acabou empatando com o América Mineiro, no Castelão lotado, em 0 a 0. O resultado freiou o ânimo do time de Tiago Nunes, que jogará no Allianz Parque, contra os garotos do campeão da América Palmeiras, também necessitando de resultados paralelos. Quem vive situação semelhante ao Atlético-GO é o Santos. Lutando contra o rebaixamento na maior parte do tempo, o Peixe agora pode imaginar Libertadores em 2022. O desafio será vencer o Cuiabá, na Vila, e secar os rivais diretos.
O que o Inter precisa
Vencer o Red Bull Bragantino
Que o Santos não vença o Cuiabá
Que o Ceará não vença o Palmeiras
Que o Atlético-GO não vença o Flamengo
Que o América Mineiro não vença o São Paulo
Última rodada
América Mineiro x São Paulo
Atlético-GO X Flamengo
Palmeiras x Ceará
Santos x Cuiabá
Tabela
8° - América Mineiro - 50 pontos
9° - Atlético-GO - 50 pontos
10° - Ceará - 50 pontos
11° Santos - 49 pontos
12° - Internacional - 48 pontos
Fonte: Correio do Povo
Comments