MP pede internação de adolescente por ataque que matou criança em escola de Estação
- Andrei Nardi
- 6 de ago.
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Promotoria de Getúlio Vargas conclui que medida é necessária para proteção da sociedade; processo aguarda alegações finais da defesa para ser julgado
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça de Getúlio Vargas, requereu a aplicação da medida socioeducativa de internação ao adolescente de 16 anos responsável pelo ataque à Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação. A manifestação final do promotor Alexandre Vinícius Murussi foi apresentada na segunda-feira, 4 de agosto, após a conclusão da fase de instrução do processo.
O ataque, ocorrido na manhã de 8 de julho, resultou na morte de uma criança de nove anos e deixou outras duas crianças e uma professora feridas. O adolescente, que fazia acompanhamento psiquiátrico há mais de um ano, invadiu a escola com facas e rojões, alegando que entregaria um currículo, e iniciou os ataques em uma sala de aula.
O processo judicial
A fase de instrução do processo foi encerrada após serem ouvidas 16 testemunhas de acusação, incluindo vítimas e funcionários da escola, quatro testemunhas de defesa e o próprio adolescente. Laudos de perícias psicológica e psiquiátrica também foram juntados ao processo.
Com a manifestação final do MPRS, o caso agora aguarda as alegações da defesa para, então, ser julgado pela magistrada responsável. O adolescente está internado provisoriamente há 45 dias e, segundo relatos, não demonstrou arrependimento pelos atos.
Pedido de internação
O promotor Alexandre Vinícius Murussi baseou seu pedido na gravidade dos atos infracionais, análogos aos crimes de homicídio qualificado e cinco tentativas de homicídio qualificado. Ele reforçou a “necessidade de aplicação da medida socioeducativa de internação, visando à proteção da sociedade e à adequada resposta institucional diante da violência praticada.”
Após o ataque, o município de Estação decretou luto oficial de três dias e estruturou um espaço de acolhimento psicológico para alunos, familiares e a comunidade escolar.
