top of page

Morre, aos 79 anos, a cantora e acordeonista Mary Terezinha

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 1 de jul.
  • 2 min de leitura

Artista, famosa pela parceria com Teixeirinha, faleceu de causas naturais em Porto Alegre; velório será nesta terça-feira

A cantora e acordeonista Mary Terezinha, uma das mais conhecidas figuras da música do Rio Grande do Sul, morreu aos 79 anos, nesta segunda-feira, 30 de junho, em Porto Alegre. Segundo seu filho, Alexandre Lima Teixeira, ela faleceu à tarde, de causas naturais, no lar onde residia. A morte ocorreu após complicações de saúde em razão de uma queda, na qual fraturou o fêmur.

Famosa por sua longa parceria profissional e pessoal com o cantor Teixeirinha, Mary Terezinha protagonizou 12 filmes, gravou centenas de canções e se tornou um ícone da cultura gaúcha.

Trajetória de sucesso

Nascida em Tupanciretã, em março de 1946, Mary percorreu diversos municípios com a família até se estabelecer em Bagé. Aos sete anos, começou a tocar acordeom e ganhou notoriedade na região pelo talento, recebendo o apelido de "Teixeirinha de saias" por suas interpretações das músicas do cantor. Ainda na adolescência, foi chamada para ser gaiteira em uma apresentação de Teixeirinha, dando início a uma parceria que duraria 22 anos.

Parceria com Teixeirinha

Como parceiros, Mary e Teixeirinha realizaram incontáveis shows, gravaram dezenas de LPs e estrelaram juntos 12 filmes, produzidos entre 1967 e 1981. Da união, tiveram dois filhos, Alexandre e Liane. A relação profissional e romântica terminou em 1984. “Eu fui feliz. Sou feliz. O que vivemos foi um milagre”, definiu a artista em entrevista à Zero Hora, em 2022, ao relembrar a carreira.

Carreira solo e fase gospel

Em 1985, Mary Terezinha casou-se com o mentalista Ivan Trilha, de quem se separaria em 1989. Em 1992, lançou sua autobiografia, "A Gaita Nua". Na segunda metade da década de 1990, tornou-se evangélica e passou a se dedicar principalmente à música gospel, gravando seis CDs com letras de sua autoria em ritmos regionais como vanerão e rancheira.

Problemas na coluna e dores nas costas foram decisivos para que a artista pausasse sua carreira musical nos últimos anos.

Velório

O velório de Mary Terezinha será realizado nesta terça-feira, 1º de julho, a partir das 13h, na Capela Premium do Cemitério João XXIII (Av. Natal, 60 - Medianeira), em Porto Alegre. O sepultamento está previsto para as 19h. De acordo com o filho da artista, a cerimônia será pública para receber também os fãs.

Morre, aos 79 anos, a cantora e acordeonista Mary Terezinha

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page