MEC abre renegociação do Fies com perdão de 100% dos juros
- Andrei Nardi

- há 4 horas
- 1 min de leitura
Medida beneficia 160 mil alunos com contratos a partir de 2018; prazo vai até 2026 e processo é digital
Mais de 160 mil estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados a partir de 2018 já podem renegociar suas dívidas. O prazo para realizar o acordo vai até 31 de dezembro de 2026, e o processo deve ser feito digitalmente pelo aplicativo Fies Caixa ou pelo site da Caixa.
A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca facilitar a regularização dos débitos. A medida deve beneficiar estudantes cujas parcelas em atraso somam aproximadamente R$ 1,8 bilhão em saldo devedor.
Quem pode renegociar
Podem solicitar a renegociação os estudantes que atendem aos seguintes critérios:
Ter contratos do Fies assinados a partir de 2018;
Estar na fase de amortização (ter concluído o curso e iniciado o pagamento);
Estar com pagamentos em atraso há mais de 90 dias, contados a partir de 31 de julho de 2025.
Condições do parcelamento
O novo modelo permite o parcelamento do saldo devedor em até 180 vezes (15 anos), com perdão de 100% dos juros e multas. A parcela mínima foi estabelecida em R$ 200, exceto nos casos em que o valor total da dívida seja inferior a esse montante.
A renegociação será formalizada por meio de um termo aditivo ao contrato original.
O que não entra no acordo
O processo de renegociação não inclui valores de coparticipação devidos às instituições de ensino superior (IES), nem seguros prestamistas ou tarifas bancárias. Conforme a Resolução nº 64/2025, dívidas dessa natureza devem ser negociadas diretamente com as próprias instituições de ensino.









