top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Leão XIV: cardeal estadunidense Robert Prevost é eleito novo papa nesta quinta-feira (08/05)

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 8 de mai.
  • 2 min de leitura

Nascido em Chicago e com cidadania peruana desde 2015, agostiniano assume o comando da Igreja Católica após o conclave que sucedeu a morte de Francisco

Nesta quinta-feira (08/05), a fumaça branca sobre a Capela Sistina confirmou a eleição do novo papa: Robert Prevost, de 69 anos, foi escolhido pelos cardeais reunidos no conclave e adotou o nome de Leão XIV. A fumaça surgiu às 13h07 (horário de Brasília), e o anúncio oficial foi feito cerca de uma hora depois, às 14h15, pelo cardeal Dominique Mamberti, da sacada da Basílica de São Pedro.

Primeiro papa da Ordem de Santo Agostinho

Prevost é o primeiro papa agostiniano da história. Nascido em Chicago (EUA), em 14 de setembro de 1955, possui dupla cidadania: estadunidense e peruana. Filho de pai com ascendência francesa e italiana e de mãe de origem espanhola, ingressou na vida religiosa ainda jovem, com formação em matemática, filosofia e direito canônico. Tornou-se missionário no Peru em 1985, onde foi nomeado bispo de Chiclayo em 2015. Já no Vaticano, foi nomeado em 2023 como prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela orientação de nomeações episcopais em todo o mundo.

“Não podemos parar, não podemos retroceder. Temos que ver como o Espírito Santo quer que a Igreja seja hoje e amanhã, porque o mundo de hoje não é o mesmo que o de 10 ou 20 anos atrás” - Leão XIV, em declaração anterior à sua eleição

Perfil de moderação e atuação internacional

Com carreira dividida entre América Latina, Europa e Estados Unidos, Leão XIV é descrito como moderado, pastoral e diplomático. O jornal italiano La Repubblica o chamou de “o menos americano dos estadunidenses” pela sua postura equilibrada e linguagem cautelosa. Foi próximo do papa Francisco, a quem sucedeu, e presidiu também a Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL).

Equilíbrio entre continuidade e firmeza doutrinária

A escolha de Prevost é vista como sinal de continuidade com o pontificado de Francisco, especialmente no enfoque pastoral e na globalização da Igreja. Ao mesmo tempo, sua formação sólida em direito canônico oferece segurança institucional aos setores mais conservadores da Cúria Romana.

“A mensagem é sempre a mesma: proclamar Jesus Cristo, proclamar o Evangelho, mas a maneira de alcançar as pessoas de hoje, os jovens, os pobres, os políticos, é diferente” - Leão XIV, novo papa eleito em 08/05

Experiência e histórico eclesial

Prevost é poliglota, foi prior geral da Ordem de Santo Agostinho entre 2001 e 2013, e atuou como administrador apostólico antes de retornar ao Vaticano em 2023. Também substituiu o cardeal Marc Ouellet no dicastério após denúncias contra o canadense.

Próximos passos

O novo papa terá como desafio conduzir a Igreja diante de divisões internas e de um cenário geopolítico complexo. A expectativa é de que seu estilo conciliador, somado à experiência missionária e de governo eclesial, marque os primeiros anos do seu pontificado.

Alberto PIZZOLI / AFP
Alberto PIZZOLI / AFP

Commenti


VEJA TAMBÉM

bottom of page