top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IPVA 2024: Prazo para quitação antecipada termina nesta quinta-feira (28)

Proprietários de veículos têm até o dia 28 de março para garantir descontos que podem chegar a 20,8%; Confira detalhes sobre o pagamento e onde realizar a quitação

 

Os proprietários de veículos têm até quinta-feira, 28 de março, para quitar antecipadamente o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. Essa data é o último dia útil do mês, considerando a proximidade da Sexta-feira Santa e o feriado bancário. Aqueles que realizarem o pagamento ainda em março poderão garantir descontos que podem chegar a 20,80%.

Benefícios para os Contribuintes

Além da dedução pelo adiantamento, que corresponde a 1%, os proprietários têm a oportunidade de obter reduções adicionais:

  1. Bom Motorista: Para condutores que estiverem há três anos sem cometer infrações de trânsito, o desconto pode chegar a 15%.

  2. Bom Cidadão: Aqueles que possuírem, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2022 e 30 de outubro de 2023 podem receber até 5% de desconto.

Vencimento Conforme Final da Placa

O vencimento regular do IPVA ocorre a partir da penúltima semana de abril, entre os dias 24 e 30, seguindo o cronograma estabelecido pela Receita Estadual. Quem optar por pagar o imposto no próximo mês não terá o desconto de antecipação, mas ainda poderá usufruir das reduções do Bom Motorista e do Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso tenha direito aos benefícios.

Como Pagar

Para efetuar o pagamento, o proprietário deve apresentar o código Renavam e a placa do veículo nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Além do IPVA, é possível quitar a taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito.

Opções de Pagamento

As instituições disponíveis para pagamento incluem:

  • Banrisul

  • Bradesco (somente correntistas)

  • Sicredi

  • Sicoob

  • Banco do Brasil (somente correntistas)

  • Lotéricas da Caixa Econômica Federal

O pagamento via Pix também está disponível em mais de 760 instituições. É importante observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida para não perder os prazos de pagamento.

Verificação dos Dados do Destinatário

Antes de efetuar o pagamento, verifique se as informações do destinatário estão corretas:

  • Nome: Ipva Sefaz/Rs

  • CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81

  • Instituição: Bco do Estado do Rs S.A

  • Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080

Para mais informações, acesse o site da Receita Estadual.

VEJA TAMBÉM

bottom of page