top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Camarões detecta dois casos suspeitos do vírus de Marburg com alta letalidade

Dois casos suspeitos da doença de Marburg foram detectados na região de fronteira entre Camarões e Guiné Equatorial, segundo anunciado pelo delegado de saúde pública para a região, Robert Mathurin Bidjang. Se confirmados, os casos em Camarões se somarão aos 16 casos suspeitos e 9 mortes na Guiné Equatorial, onde foi decretado o primeiro surto do vírus.

O vírus de Marburg é altamente infeccioso e tem uma taxa de fatalidade de até 88%, semelhante ao ebola. Até o momento, não há vacina nem tratamento aprovado contra a doença. Os sintomas incluem febre, fadiga, vômitos com sangue e diarreia.

A OMS aumentou a vigilância epidemiológica na Guiné Equatorial e redirecionou as equipes de Covid-19 para o rastreamento de contatos. As autoridades guineanas colocaram mais de 200 pessoas em quarentena e restringiram a permissão de movimentos na província de Kie-Ntem, onde a febre hemorrágica foi detectada pela primeira vez.

O vírus de Marburg foi identificado pela primeira vez em 1967, depois de ter causado surtos em laboratórios na cidade de Marburg, na Alemanha, e em Belgrado, na Sérvia. Desde então, a doença é rara, mas pode ser fatal. O vírus é originário de morcegos e pode se espalhar entre as pessoas por contato próximo com fluidos corporais de pessoas infectadas ou superfícies contaminadas.


VEJA TAMBÉM

bottom of page