top of page

Getúlio Vargas celebra o dia municipal do Cônego Olejnik com homenagens e documentário

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 19 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

Comunidade relembra legado do sacerdote no aniversário de sua morte e da lei que institui a data

ree
Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas

Em Getúlio Vargas, o dia 19 de abril é marcado pela celebração do dia municipal do Cônego Stanislaw Kostka Olejnik, um sacerdote nascido em Kalisz, Polônia, em 29 de setembro de 1909, que dedicou sua vida ao ensino do amor ao próximo. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi uma das vítimas dos campos de concentração da Alemanha nazista. Olejnik chegou ao Brasil em 1952, estabelecendo-se em Getúlio Vargas em 1959, onde se dedicou à construção de obras paroquiais e humanistas, com especial atenção às famílias vulneráveis e crianças.

O Cônego Olejnik faleceu em 19 de abril de 1987 e está sepultado no cemitério local, onde seu túmulo é um local de peregrinação. Para honrar sua memória, a Associação dos Devotos do Cônego Olejnik e a Braspol (Representação da Comunidade Polonesa no Brasil) convidam a comunidade para a oração do terço nesta sexta-feira (19), às 16h, na Igreja Matriz Imaculada Conceição. Seguirá uma homenagem pelos 37 anos de sua partida e pelo primeiro aniversário da lei que estabelece esta data em sua memória.

Além disso, um jantar especial está programado para 20 de abril, às 20h, no Centro Comunitário Centenário, para o lançamento do documentário “A Trajetória de um Homem de Fé - Cônego Olejnik”.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page