A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul emitiu um alerta nesta segunda-feira (9) para o risco de temporal em grande parte do estado na quarta (11) e quinta-feira (12). A instabilidade é causada pela atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. Além disso, há possibilidade de queda de granizo e fortes rajadas de vento durante o período de instabilidade. A previsão é de que o tempo volte a ficar firme na sexta-feira (13).
As áreas de maior risco são a Região Metropolitana, a Região Central, o Norte, o Noroeste, o Litoral Norte e a Serra. Nessas regiões, a chuva pode atingir até 110 milímetros ao longo do dia. Em comparação, a média de chuva para todo o mês de outubro em Porto Alegre é de 153mm, e para o Norte e Noroeste é de 260mm.
Para a terça-feira (10), a previsão é de tempo firme em todo o estado, com algumas regiões registrando grande amplitude térmica.
A Sema alerta também para a atenção necessária em relação ao nível dos principais rios da metade norte do estado, devido às respostas rápidas de cursos de água menores, arroios e córregos diante do volume elevado de chuva em curto período de tempo. A bacia do Rio Uruguai é a mais afetada, com maiores elevações previstas inicialmente na fronteira com Santa Catarina. Há também risco de deslizamentos de terra em áreas de maior inclinação.
Comments