Cerca de cem quilos de explosivos foram utilizados para demolir a torre central; a operação durou seis segundos e atraiu centenas de curiosos, apesar do frio
A estrutura da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) em Passo Fundo foi implodida às 9h deste domingo (11), marcando o fim de uma instalação que estava sem uso. A operação, que derrubou a torre central do prédio, utilizou cem quilos de explosivos e durou cerca de seis segundos.
Mesmo com o frio, centenas de pessoas se reuniram nas proximidades para assistir à detonação, que foi monitorada por cerca de cem agentes da Defesa Civil e da Brigada Militar. As medidas de segurança começaram no sábado, com a evacuação de moradores próximos.
Antes da detonação, cinco sirenes soaram entre as 8h e 8h58min, anunciando cada etapa da operação. Nos momentos finais, uma contagem regressiva preparou o público para a implosão, que foi seguida por uma espessa nuvem de fumaça branca.
O responsável técnico pela operação, Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido como "Manezinho da Implosão", afirmou que a ação correu conforme o planejado.
"Do ponto de vista técnico, para nós, o resultado atendeu a expectativa. Agora nós vamos utilizar máquinas para separar a ferragem do concreto, sendo que parte do material será usado na própria obra que vem em seguida", explicou Dias.
Após a demolição e a limpeza da área, o local deve ser destinado a novos empreendimentos. Atualmente, há negociações em andamento para a construção de um centro comercial, embora nenhum contrato tenha sido finalizado até o momento.
Comments