top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Emater/RS-Ascar divulga estimativa inicial da safra de grãos de inverno do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (28)

Evento contará com transmissão ao vivo e celebração dos 35 anos do Informativo Conjuntural

 

Nesta sexta-feira (28/06), a Emater/RS-Ascar anunciará a estimativa inicial da Safra de Grãos de Inverno do Rio Grande do Sul. A divulgação ocorrerá no auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal do Programa Rio Grande Rural no YouTube.

Durante o evento, será comemorado o 35º aniversário do Informativo Conjuntural, que desde 21 de junho de 1989 registra semanalmente dados de produção, produtividade e preços das principais culturas agrícolas e pecuárias gaúchas, correlacionando-os às condições climáticas e aos contextos de preços, comercialização e perspectivas de safra das diversas regiões produtoras do estado.

Alice Schwade Kleinschmitt, extensionista e editora do Informativo, destaca que a publicação é uma fonte de informação crucial para veículos de comunicação e subsidia órgãos e entidades na construção de políticas públicas ou inserção no mercado. "Através do Informativo Conjuntural são definidas ações governamentais relacionadas à agropecuária, orientando também os produtores na tomada de decisão", explica Alice.

A elaboração do documento, publicado todas as quintas-feiras à tarde, envolve a participação de extensionistas de todo o Estado na coleta de informações que delineiam o cenário das culturas e criações. "Temos uma estrutura bem organizada para chegarmos ao produto final. O colega do Escritório Municipal busca informações junto aos assistidos para identificar a situação no município e repassa ao Regional. O Escritório Regional compila os dados de sua área de abrangência e nos encaminha para elaborarmos a versão final, que demonstra a situação do setor agropecuário de todo o RS", detalha Alice.

O Informativo Conjuntural também divulga a comercialização atacadista de hortigranjeiros pela Ceasa/RS e publica dados meteorológicos do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page