top of page

Eleitores da região podem escolher projetos da Consulta Popular a partir desta segunda (6)

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 6 de out.
  • 2 min de leitura

Cidadãos têm até sexta-feira (10) para votar em até três das seis propostas definidas para o COREDE Norte, que incluem desde turismo a apoio à agricultura

Começa nesta segunda-feira, 6 de outubro, e segue até a próxima sexta-feira, 10 de outubro, o período de votação da Consulta Popular 2025. Moradores da região do COREDE Norte, assim como de todo o estado, poderão escolher até três propostas que consideram prioritárias para receber parte dos R$ 60 milhões do orçamento estadual do próximo ano. A votação pode ser realizada pela internet ou via WhatsApp.

As propostas foram definidas previamente durante as Assembleias Intermediárias e Ampliadas, com base no Caderno de Demandas Elegíveis. "A Consulta Popular reafirma a diretriz de descentralização orçamentária, garantindo que a população das regiões possa definir parte do investimento público de forma direta e transparente", afirmou o secretário de planejamento, governança e gestão em exercício, Bruno Silveira.

As propostas da região Norte

Os eleitores dos municípios que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Norte poderão direcionar seus votos para as seguintes iniciativas:

  • Museus integrados e sustentáveis

  • Fortalecimento do turismo regional

  • Trilhas “Caminhos da Fé”

  • Passeios com bondinhos elétricos

  • Sucessão familiar e inclusão digital

  • Saúde para animais de rua

Como votar

A participação pode ser feita de duas formas. Uma delas é online, pelo site oficial www.consultapopular.rs.gov.br. Para votar, será necessário informar o número do título de eleitor. Caso o cidadão não tenha o número em mãos, poderá localizá-lo por meio de um link direto para o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponível na própria página de votação.

Também será possível participar enviando a palavra “Voto” para o número de WhatsApp (51) 3210-3260 e seguir as instruções automáticas da assistente virtual.

O processo da Consulta Popular

Coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) em parceria com os Coredes, o processo destina R$ 60 milhões do orçamento estadual aos projetos escolhidos pela população. O valor total será distribuído entre os 28 Coredes do estado, de acordo com critérios técnicos.

Criada em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação direta da população na definição das prioridades regionais de investimento do Estado, permitindo que a sociedade indique, por votação, quais projetos devem ser contemplados com recursos públicos no ano seguinte.

ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page