top of page

Desmatamento de mais de 93 mil m² é flagrado em cinco cidades do Norte do RS

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 18 de set.
  • 2 min de leitura

Operações do Batalhão Ambiental da Brigada Militar identificaram a destruição de vegetação nativa em David Canabarro, São Valentim, Taquaruçu do Sul, Erechim e Planalto

Uma área de vegetação nativa equivalente a mais de oito campos de futebol foi desmatada em cinco municípios do Norte do Rio Grande do Sul. Em um período de nove dias, entre 8 e 16 de setembro, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) flagrou a destruição de 93.516 metros quadrados de mata nativa nos municípios de David Canabarro, São Valentim, Taquaruçu do Sul, Erechim e Planalto.

Os casos mais recentes ocorreram em David Canabarro, onde 31 mil m² de Mata Atlântica foram destruídos em uma propriedade rural sem a devida licença ambiental, e em São Valentim, com uma área de 9,3 mil m² desmatada em situação semelhante. Nos dois casos, os responsáveis foram autuados por crime ambiental. Conforme a Lei n.º 9.605/98, a pena para esses crimes varia de multa a detenção de um a três anos.

Fiscalização do MP e áreas de preservação

Em Taquaruçu do Sul, duas ocorrências foram registradas após solicitação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Na última sexta-feira, 12 de setembro, foi constatado um desmatamento de 21 mil m² em que o proprietário, embora tivesse licença, ultrapassou a área permitida. Dias antes, uma intervenção irregular em área de banhado foi registrada no município, onde houve abertura de vala para drenagem e uso de fogo para a queima da vegetação rasteira.

As ocorrências em Erechim, na última quinta-feira, 11 de setembro, e em Planalto, no dia 8 de setembro, atingiram Áreas de Preservação Permanente (APP). Em Erechim, a destruição de 6,9 mil m² de Mata Atlântica em área de banhado ocorreu sem licença. Já em Planalto, o desmatamento ilegal atingiu cerca de 4 mil m² de APP.

Uma APP é uma reserva protegida para preservar recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade. A intervenção nesses ecossistemas agrava a infração ambiental.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page