top of page

Desmatamento de 3,6 hectares de Mata Atlântica é flagrado em Getúlio Vargas

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 2 horas
  • 1 min de leitura

Proprietário da área, localizada no interior, foi autuado por crime ambiental; intervenção não tinha licença

Um flagrante de desmatamento em Getúlio Vargas resultou na autuação do proprietário de uma área rural por crime ambiental, na terça-feira (11). No local, 3,6 hectares (36 mil m²) de vegetação nativa pertencente ao bioma Mata Atlântica foram destruídos sem a devida licença.

O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) chegou à propriedade após receber uma denúncia anônima. A equipe confirmou o desmatamento e utilizou um drone para o levantamento fotográfico, além de GPS para medir a área exata.

Ações na região

O flagrante em Getúliou Vargas faz parte de uma série de ações do BABM no norte do RS nesta semana. Na segunda-feira (10), em Passo Fundo, duas outras ocorrências de desmatamento ilegal de Mata Atlântica foram registradas, também após denúncias, somando 10,3 hectares (um caso de 6,8 hectares e outro de 3,5 hectares).

Ao todo, as ações da semana na região totalizaram 13,9 hectares de vegetação nativa destruída sem autorização.

Caso anterior em APP

No início do mês, em 4 de novembro, o BABM já havia flagrado um desmatamento de 4,7 hectares (47,3 mil m²) em Passo Fundo, que atingiu uma Área de Preservação Permanente (APP), com aterro e drenagem de um córrego.

O desmatamento florestal é crime previsto na Lei n.º 9.605/98, com pena que varia de multa a detenção de um a três anos.

3º BABM / Divulgação
3º BABM / Divulgação
ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page