As vítimas das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul podem contar com a solidariedade dos Correios. A rede de agências da estatal no estado está recebendo doações de itens como fraldas, roupas íntimas, lençóis e cobertores, que são os mais necessários no momento, de acordo com a Defesa Civil. Além disso, os Correios se responsabilizam pelo transporte gratuito dos donativos aos municípios afetados pelos temporais.
Os Correios também irão doar objetos de refugo, que são aqueles que não foram entregues nem reclamados pelos destinatários ou remetentes em até 90 dias, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Entre os itens estão vestuário, brinquedos, utensílios domésticos e material escolar e de escritório.
A estatal informou que está trabalhando de forma contingencial para minimizar os impactos das inundações nos serviços prestados aos clientes e aos empregados. Uma equipe multidisciplinar está cuidando da normalização das agências que foram alagadas. Outras medidas incluem adaptações nos itinerários do transporte de cargas e ajustes nos prazos de entrega. O site dos Correios disponibiliza mais informações sobre a situação dos serviços nas regiões atingidas pela calamidade.
A ação “Correios Solidariedade Expressa” é realizada pela empresa em âmbito nacional sempre que há regiões em situação de emergência ou calamidade pública oficialmente decretadas. Em 2023, os Correios já destinaram doações para as vítimas das enchentes no litoral paulista, no Maranhão e no Rio Grande do Sul.
Os Correios emitiram um comunicado sobre a situação dos serviços no Rio Grande do Sul após as chuvas que causaram calamidade pública na região. A empresa informou que está mantendo a prestação dos serviços sem previsão de suspensão de postagem ou alteração nos prazos vigentes, mas que fará uma nova avaliação do cenário na próxima semana.
As agências dos Correios que foram fechadas ou estão funcionando de forma precária no Rio Grande do Sul são as seguintes:
Agências fechadas sem previsão de reabertura:
AC Lajeado
AC Roca Sales
AC Encantado
AC Cruzeiro do Sul
AC Muçum
AC Pedro Osório
AC Canguçu
AC Sentinela do Sul
AC Cerro Grande do Sul
AC Amaral Ferrador
AC São José do Norte
AC Colinas
Agências com atendimento precário (abertas, mas com infraestrutura comprometida):
AC Anta Gorda
AC Arroio do Meio
AC Marques de Souza
AC Lagoa Bonita do Sul
AC Putinga
Comments