Conselhos escolares e pais de Estação se reúnem com autoridades após ataque
- Andrei Nardi

- 14 de jul.
- 3 min de leitura
Em nota, grupos destacam ações de segurança e acolhimento e convocam famílias para Círculos de Diálogo; Delegado de Getúlio Vargas participou do encontro
Representantes dos Círculos de Pais e Mestres (CPMs) e Conselhos Escolares de todas as escolas municipais de Estação se reuniram com autoridades locais no último sábado, 12 de julho. O encontro serviu para debater as ações implementadas após o ataque a uma escola no dia 8 de julho e para conhecer o plano de retomada das aulas.
Autoridades presentes
Estiveram presentes na reunião o prefeito Geverson Zimmermann, a secretária de Educação, Marcele Anversa Lima, e representantes da Brigada Militar, incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Comando local, além do Delegado de Polícia de Getúlio Vargas.
Também participaram a equipe do Ministério da Educação (MEC) vinculada ao Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE) e as equipes diretivas das escolas municipais.
Convocação para as famílias
Em nota divulgada nesta segunda-feira, 14 de julho, os representantes dos pais e conselhos convidaram a comunidade a participar ativamente dos "Círculos de Acolhimento e das Rodas de Diálogo". Segundo o comunicado, os encontros são "espaços fundamentais para que todos possam compartilhar sentimentos, esclarecer dúvidas e fortalecer os laços de confiança". As atividades são organizadas pelas escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o SNAVE.
Compromisso da comunidade escolar
O comunicado, assinado pelos CPMs e Conselhos Escolares das escolas Maria Nascimento Giacomazzi, Aurélio Castelli, Pedro Cecconelo e Anjinho da Guarda, reafirma o "compromisso em participar ativamente da reconstrução da nossa comunidade". O texto destaca a importância da empatia e do respeito mútuo para garantir um ambiente seguro e acolhedor.
Confira a Nota na íntegra:
"Nota à Comunidade Estaçonense
No último sábado, dia 12 de julho, representantes dos CPMs e Conselhos Escolares de todas as escolas da Rede Municipal de Educação estiveram reunidos com as autoridades locais para tratar das ações que estão sendo implementadas após os ocorridos no dia 8 de julho.
Estiveram presentes o Prefeito Municipal, Geverson Zimmermann, a Secretária de Educação, Marcele Anversa Lima e sua equipe pedagógica, representantes da Brigada Militar (BOPE, Inteligência e Comando local), o Delegado de Polícia de Getúlio Vargas; a equipe do Ministério da Educação vinculada ao Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE) e as equipes diretivas das escolas municipais.
Além da oportunidade de sermos ouvidos enquanto comunidade escolar, também conhecemos o plano de retomada das aulas, que já começou a ser executado pelas equipes da Secretaria de Educação e do MEC. Foram apresentadas as ações direcionadas à segurança das escolas, bem como ao acolhimento e tratamento psicossocial para o corpo docente, pais e alunos das cinco escolas pertencentes ao território municipal.
Reafirmamos, com este comunicado, o nosso compromisso em participar ativamente da reconstrução da nossa comunidade escolar estaçonense. Estamos empenhados em colaborar com todos os esforços para garantir um ambiente de aprendizado mais seguro, acolhedor e fortalecido para todos.
Neste momento delicado, reforçamos a importância de exercitarmos a empatia e o respeito mútuo. Precisamos cuidar das nossas crianças, preservando seu direito à infância, ao afeto e à segurança. Que sejamos uma rede de apoio uns aos outros, para que cada estudante se sinta protegido, ouvido e amparado para seguir em frente.
Por fim, reforçamos o convite e a importância da participação dos pais e responsáveis para que participem dos Círculos de Acolhimento e das Rodas de Diálogo que estão sendo organizados pelas Escolas em parceria com a SME e a SNAVE. Estes encontros são espaços fundamentais para que todos possam compartilhar sentimentos, esclarecer dúvidas e fortalecer os laços de confiança entre famílias, escolas, administração pública e comunidade local. A presença de cada um é essencial nesse processo de retomada das atividades escolares, permeado pelo cuidado coletivo e compromisso com a formação das nossas crianças.
14 de julho de 2025.
CPM e Conselho Escolar da Escola Municipal Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi. CPM e Conselho Escolar da Escola Municipal Ensino Fundamental Aurélio Castelli. CPM e Conselho Escolar da Escola Municipal Ensino Fundamental Pedro Cecconelo. CPM e Conselho Escolar da Escola Municipal Educação Infantil Anjinho da Guarda."









