top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colheita das culturas de verão avança no Estado do RS, conforme Emater/RS-Ascar

Ritmo da colheita é influenciado por condições climáticas e demanda por soja; números são divulgados pela Emater/RS-Ascar

 

A colheita das culturas de verão segue em andamento em todo o Estado, conforme o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (28/03) pela Emater/RS-Ascar. Os principais destaques são:

Soja

A soja registrou um avanço gradual, atingindo 8% da área cultivada colhida. Nos próximos dias, espera-se um aumento no ritmo da operação, visto que a área em fase de maturação já alcança 42%.

Milho

A colheita do milho avançou apenas 1% em relação à semana anterior. As chuvas e a priorização da colheita de soja pelos agricultores e unidades de beneficiamento impactaram o progresso. A área colhida de milho atingiu 75%, com as lavouras remanescentes predominantemente em maturação (15%) e os cultivos em safrinha em fases fenológicas anteriores.

Feijão 1ª Safra

Na região de maior produção do Estado, os Campos de Cima da Serra, a área colhida de feijão 1ª safra atingiu 15%. A maior parte das lavouras está em fase de maturação (60%). No geral, a colheita de feijão no Estado alcançou 70%, com cerca de 20% maduros e 10% em enchimento de grãos.

Feijão 2ª Safra

A colheita de feijão 2ª safra atingiu apenas 1% da área cultivada no Estado. As lavouras estão em diferentes fases: vegetativa (50%), floração (20%), enchimento de grãos (16%), e maturação (7%).

Arroz

A colheita do arroz foi retomada, estimando-se que tenha sido efetuada em aproximadamente 25% da área de cultivo. Cerca de 50% das lavouras encontram-se em fase de maturação, e 25%, em enchimento de grãos.

VEJA TAMBÉM

bottom of page