Gauchão contará com alterações no formato e 12 clubes na disputa
Dando início ao ano de 2024, o futebol gaúcho se prepara para o retorno dos clubes aos gramados com a iminente chegada do Campeonato Gaúcho. A competição, marcada para iniciar em 20 de janeiro, terá mudanças significativas em seu formato. Após a fase inicial em turno único, os oito primeiros classificados avançarão para as quartas de final, rompendo com a antiga tradição de quatro times diretos para as semifinais.
A principal novidade resultará em mais uma data de jogos, elevando o número total de partidas de 15 para 16, ocupando todo o limite de datas estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A fase eliminatória será composta por confrontos decididos em jogo único nas quartas de final, e em formato de ida e volta nas semifinais e na final, sem a regra do gol qualificado. Em caso de empate no saldo de gols, a decisão será por pênaltis.
A utilização do VAR será obrigatória durante todo o mata-mata, sendo a decisão de usá-lo nas fases anteriores a critério dos clubes, que assumirão os custos envolvidos.
Os 12 clubes participantes do Campeonato Gaúcho 2024 são Avenida, Brasil-RS, Caxias, Grêmio, Guarany, Inter, Juventude, Novo Hamburgo, Santa Cruz, São José, São Luiz e Ypiranga. O Grêmio, atual hexacampeão, buscará o heptacampeonato, enfrentando o Caxias na estreia, reeditando a final de 2023.
O Inter, em busca de quebrar uma seca de sete anos sem vencer o Gauchão, enfrentará o Avenida em sua primeira partida, que ocorrerá no Beira-Rio, mas com portões fechados devido a uma punição pela confusão ocorrida na semifinal do ano anterior.
Com a presença recente do interior do Estado nas finais, com Ypiranga e Caxias nos últimos dois anos, Juventude e São José também se destacam como potenciais desafiantes à hegemonia da dupla Grenal em 2024.
Os times da serra vêm de conquistas notáveis em 2023, com o Juventude ascendendo da Série B para a elite, o Caxias da Série D para a C, o Ypiranga mantendo sua solidez na Série C, e o São José contando com o gramado sintético do Passo D'Areia e a manutenção do elenco competitivo que quase garantiu o acesso à Série B no ano anterior. O campeonato promete fortes emoções, com as finais agendadas para os dias 31 de março e 7 de abril.
コメント