Cooperfamília entrega 25 toneladas de alimentos pelo PAA
- Andrei Nardi

- 8 de ago.
- 2 min de leitura
Convênio firmado no último mês com o Governo Federal destina R$ 1,472 milhão para comprar 205 toneladas em 12 meses, garantindo escoamento da produção de 110 famílias agricultoras e abastecimento de 39 cozinhas comunitárias de Porto Alegre e Região Metropolitana
A Cooperfamília, vinculada ao Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), colocou em operação o novo contrato do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e já soma 25 toneladas entregues. Os produtos abastecem 39 cozinhas comunitárias em Porto Alegre e na Região Metropolitana, que atendem populações em situação de vulnerabilidade social.
Convênio e metas
O acordo com o Governo Federal foi assinado no último mês e prevê repasse de R$ 1,472 milhão para a compra direta da produção da agricultura familiar. A meta estipula a entrega de 205 toneladas ao longo de 12 meses, com previsibilidade de demanda para os produtores e fornecimento contínuo às entidades beneficiadas.
Entregas já realizadas
De acordo com o presidente da Cooperfamília, Isaías Wastchuk, três remessas foram efetivadas dentro do novo contrato. 'O programa garante alimento de qualidade para quem mais precisa e fortalece a agricultura familiar, contribuindo inclusive para a sucessão no campo', afirmou.
Preço justo e permanência no campo
O coordenador do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, destacou que o PAA assegura remuneração adequada aos agricultores. 'Essa política pública combate à fome e assegura renda no campo, incentivando a permanência das famílias na agricultura', disse.
Visão do produtor
O agricultor Jonas Balbinot, de São Valentim, participa do programa por meio da cooperativa e avalia positivamente os impactos. 'O PAA nos permite planejar a produção e ter um retorno financeiro justo. Na outra ponta, as pessoas recebem alimentos mais frescos, com menos agrotóxicos. Isso fortalece toda a cadeia, do produtor ao consumidor', afirmou.










