top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil registra menor número de nascimentos desde 1977

Dados do IBGE revelam queda nos nascimentos pelo quarto ano consecutivo, com destaque para o Nordeste e crescimento em Santa Catarina e Mato Grosso

 

O Brasil registrou o menor número de nascimentos desde 1977, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2022. Essa tendência de queda se mantém pelo quarto ano consecutivo.

Em 2022, foram registrados 2 milhões e 540 mil nascimentos, o que representa uma redução de 3,5% em relação a 2021. A maior queda ocorreu na região Nordeste, com 6,7% de diminuição, conforme explica a gerente das Estatísticas do Registro Civil do IBGE, Klívia Brayner.

Apenas Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos, com cerca de 2% cada. Por outro lado, a Paraíba registrou a maior queda, com 9,9%.

Em relação aos óbitos, houve uma redução de 15,8% em 2022 em comparação com 2021. No entanto, os óbitos de crianças de até 14 anos aumentaram. O IBGE considera que esses dados são compatíveis com o sistema de mortalidade do Ministério da Saúde.

Destaca-se também o crescimento no número de divórcios, que aumentou 8,6% no ano de 2022.

Os casamentos também tiveram um aumento de 4%, totalizando 970 mil, com recorde de uniões entre pessoas do mesmo sexo, com 11 mil registros. Apesar desse crescimento, Klivia Brayner afirma que o número de casamentos ainda não alcançou os níveis pré-pandemia.

Essas informações são provenientes das Estatísticas do Registro Civil, divulgadas pelo IBGE desde 1974.

VEJA TAMBÉM

bottom of page