Brasil perde para a Bolívia e termina Eliminatórias com pior campanha da história
- Andrei Nardi
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Seleção é derrotada por 1 a 0 na altitude, encerra a competição em 5º lugar e registra seu pior desempenho desde que o formato de pontos corridos foi adotado; vaga no Mundial foi garantida pelo aumento do número de classificados
A Seleção Brasileira encerrou sua participação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 com uma derrota por 1 a 0 para a Bolívia, nesta terça-feira, 9 de setembro, em El Alto. O resultado, que garantiu a Bolívia na repescagem, confirmou a pior campanha da história do Brasil na competição, terminando na 5ª colocação, com apenas 28 pontos e 51% de aproveitamento.
Com a equipe já classificada, o técnico Carlo Ancelotti promoveu nove mudanças no time titular, que sentiu os efeitos dos 4.100 metros de altitude. O gol da vitória boliviana foi marcado por Miguelito, de pênalti.
Recordes negativos em campanha irregular
A trajetória brasileira nas Eliminatórias foi marcada por recordes negativos. Pela primeira vez desde que o formato atual foi adotado, em 1996, a seleção fez menos de 30 pontos. A campanha, que teve três treinadores diferentes (Fernando Diniz, Dorival Júnior e Carlo Ancelotti), também registrou a pior goleada sofrida na competição (4 a 1 para a Argentina) e a primeira derrota como mandante.
O desempenho foi inferior ao da campanha para a Copa de 2002, quando o Brasil terminou em 3º lugar com 30 pontos, mas sagrou-se campeão mundial.
Vaga garantida pelo novo formato
O 5º lugar na classificação final representa um alerta para a equipe. Até a edição de 2022, a América do Sul classificava apenas quatro seleções diretamente para a Copa, com o quinto colocado disputando a repescagem. No cenário antigo, o Brasil teria que, pela primeira vez na história, disputar uma vaga extra para ir ao Mundial. A classificação foi garantida apenas pelo aumento de vagas para a Copa de 2026, que agora são seis diretas para o continente.
Futuro da Seleção
O técnico Carlo Ancelotti terá amistosos para reconstruir a equipe antes do Mundial. Os próximos compromissos já estão definidos:
Brasil x Coreia do Sul: 10 de outubro de 2025, às 8h, em Seul.
Brasil x Japão: 14 de outubro de 2025, às 7h30, em Tóquio.