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Black Friday acontece em 24 de novembro; Veja dicas para aproveitar sem se endividar

Estratégias para garantir boas compras e evitar gastos impulsivos na data de descontos.

 

A Black Friday, que ocorre em 24 de novembro, é uma excelente oportunidade para comprar com desconto e antecipar presentes de fim de ano. No entanto, é preciso seguir algumas estratégias para evitar fechar um mau negócio ou se endividar.

  1. Pesquisa é tudo: Antes de decidir pela compra, verifique o preço usual do produto desejado em mais de uma loja ou site e avalie se as promoções anunciadas são vantajosas. Desconfie de descontos muito abaixo do mercado, pois podem ser indícios de fraude. Utilize sites de pesquisa e ferramentas de comparação de preços.

  2. Utilize programas de fidelidade e descontos: Muitas lojas oferecem programas de fidelidade ou cupons de desconto. Em alguns casos, é possível acumular pontos para descontos adicionais ou utilizar cashbacks.

  3. Liste suas prioridades: Ter um planejamento sobre quais produtos comprar ajuda a evitar o gasto por impulso. Liste os itens de acordo com a necessidade para direcionar melhor o consumo.

  4. Aproveite a Cyber Monday: A Cyber Monday é a segunda-feira após a Black Friday, com promoções direcionadas à venda de eletrônicos e games. Os descontos são direcionados somente ao comércio eletrônico.

  5. Tome cuidados para não se endividar: Evite gastar mais do que o planejado. Avalie a real necessidade de cada compra e se o valor se encaixa no seu orçamento. Ao optar pelo parcelamento da compra, considere se há juros aplicados e se o gasto não compromete as despesas futuras.

A Black Friday é um evento que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas do Brasil e do mundo. É uma tradição iniciada nos Estados Unidos, que marca o início do período de compras de fim de ano. A Black Friday ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro.

Se você suspeita que uma loja aumentou os preços antes da Black Friday, pode denunciar essas fraudes. Registre uma reclamação no site do Reclame Aqui. As empresas normalmente possuem um perfil na plataforma, onde os clientes podem deixar as suas denúncias. Além disso, entre em contato com o Procon da sua região e formalize uma denúncia. O Procon pode ajudá-lo a resolver o problema e tomar medidas legais contra a loja, se necessário.


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