top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atlântico é eliminado do Gauchão de Futsal após caso de injúria racial; Guarany avança à final

Decisão do TJD-RS mantém vitória do Guarany, que também foi punido; Atlântico divulga nota e reforça posicionamento contra o racismo

 

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) julgou nesta quinta-feira (5) o caso de injúria racial ocorrido durante o jogo entre Guarany e Atlântico, no dia 30 de novembro, pela semifinal do Gauchão de Futsal. O episódio envolveu o goleiro João Paulo, do Atlântico, que foi chamado de "macaco" por um torcedor no Ginásio Módulo Esportivo, em Espumoso.

Após mais de três horas de julgamento, ficou decidido que:

  • O Guarany será declarado vencedor do jogo e avança à final do torneio.

  • O clube de Espumoso foi multado em R$ 10 mil e terá de realizar dois jogos com portões fechados.

  • O Atlântico foi eliminado da competição, multado em R$ 100 e perdeu os pontos da partida.

  • O torcedor responsável pela injúria racial foi proibido de frequentar o ginásio por 720 dias.

Nota oficial do Atlântico

O Atlântico emitiu nota oficial repudiando o racismo e expressando insatisfação com a decisão do tribunal. O clube reforçou seu compromisso com a luta contra o racismo no esporte.

Nota oficial do Atlântico Futsal

O Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Gaúcha de Futsal decidiu nesta quinta-feira, 5 de dezembro, por eliminar o Atlântico do Gauchão de Futsal Série A nesta temporada, após a paralisação do jogo das semifinais diante do Guarany, por crime de racismo contra o nosso goleiro João Paulo.
𝐎 𝐀𝐭𝐥𝐚̂𝐧𝐭𝐢𝐜𝐨, 𝐜𝐥𝐮𝐛𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝟏𝟎𝟗 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐡𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐨𝐮 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐞 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐦𝐨𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐞 𝐞́𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬, 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐚 𝐭𝐚𝐥 𝐝𝐞𝐜𝐢𝐬𝐚̃𝐨, 𝐩𝐨𝐫𝐞́𝐦 𝐧𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐨𝐫𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐚, 𝐮𝐦𝐚 𝐯𝐞𝐳 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐧𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞: 𝐬𝐞𝐫 𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐟𝐚𝐥𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐚𝐨 𝐠𝐨𝐥𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐉𝐨𝐚̃𝐨 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐨𝐟𝐫𝐞𝐮 𝐨 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞 𝐫𝐚𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐧𝐨 𝐣𝐨𝐠𝐨 𝐞𝐦 𝐄𝐬𝐩𝐮𝐦𝐨𝐬𝐨, 𝐚𝐨𝐬 𝐚𝐭𝐥𝐞𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐜𝐥𝐮𝐛𝐞 𝐞 𝐚𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞 𝐬𝐞𝐧𝐭𝐢𝐫𝐚𝐦 𝐨𝐟𝐞𝐧𝐝𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐞 𝐬𝐞 𝐬𝐨𝐥𝐢𝐝𝐚𝐫𝐢𝐳𝐚𝐦 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐜𝐚𝐮𝐬𝐚 𝐝𝐨 𝐫𝐚𝐜𝐢𝐬𝐦𝐨; 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐫𝐞𝐢𝐧𝐜𝐢𝐝𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐟𝐚𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐫𝐚𝐜𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐧𝐨 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐨 𝐥𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐣𝐨𝐠𝐨, 𝐢𝐧𝐜𝐥𝐮𝐢𝐧𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐨 𝐚𝐭𝐥𝐞𝐭𝐚 𝐊𝐚𝐮𝐞̂, 𝐝𝐨 𝐀𝐭𝐥𝐚̂𝐧𝐭𝐢𝐜𝐨, 𝐞𝐦 𝟐𝟎𝟐𝟑, 𝐞 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐚𝐛𝐫𝐚𝐧𝐝𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐧𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐬𝐭𝐚.
Reiteramos nosso apoio aos atletas do Galo e esperamos que crimes como este não se repitam, pois não faz parte do que entendemos como esporte, que serve como uma ferramenta importante de inserção social a todo ser humano. A direção do Clube analisa as próximas providências a serem tomadas.

Contexto do caso

O incidente aconteceu durante a partida de volta da semifinal do Gauchão de Futsal, no Ginásio Módulo Esportivo, em Espumoso. O Atlântico havia vencido o tempo regulamentar por 4 a 1 e a prorrogação estava empatada em 1 a 1 quando a denúncia de injúria racial foi feita.

Jogadores e comissão técnica do Atlântico decidiram abandonar a quadra após o ocorrido.

Próximos passos

Com a decisão do tribunal, o Guarany avança para a final do Gauchão de Futsal, onde enfrentará a Yeesco. As datas das partidas finais serão confirmadas pela Liga Gaúcha de Futsal (LGF).


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page