top of page

Ataque a escola em Estação deixa um aluno morto e três feridos; agressor é apreendido

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 8 de jul.
  • 3 min de leitura

Criança de 9 anos foi morta a facadas por adolescente de 16 anos, que também feriu duas colegas e uma professora; aulas na cidade estão suspensas

Um aluno de 9 anos morreu e outras três pessoas — duas estudantes de 8 anos e uma professora de 34 — ficaram feridas após um ataque a faca na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no centro de Estação, na manhã desta terça-feira, 8 de julho. O autor do ataque, um adolescente de 16 anos, foi apreendido pela Polícia Civil após ser imobilizado pela população. Em resposta à tragédia, a prefeitura suspendeu as aulas na rede municipal por tempo indeterminado.

O que se sabe sobre o ataque

O ataque ocorreu por volta das 10h. Segundo o prefeito de Estação, Geverson Zimmerman, o adolescente pediu para entrar na escola de 152 alunos sob o pretexto de entregar um currículo. Uma vez dentro do prédio, ele teria usado bombinhas para assustar os presentes e, em seguida, invadiu uma sala de aula do terceiro ano do Ensino Fundamental, onde atacou as vítimas.

“Ele entrou na escola com uma faca, fez uso de bombinhas no chão para assustá-las. Depois entrou em uma sala de aula e feriu uma das crianças gravemente. Outras duas foram atingidas com cortes na cabeça, de forma leve”, relatou o prefeito Geverson Zimmerman em entrevista à Rádio Gaúcha, concedida antes da confirmação da morte. Após o ataque, houve tumulto em frente à escola, com pais buscando informações sobre os filhos.

As vítimas

A criança que morreu foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos. Conforme a Polícia Civil, ele foi atingido por pelo menos 11 golpes de faca, a maioria na região das costas e tórax, e não resistiu aos ferimentos após ser socorrido.

As outras duas alunas feridas, duas meninas de 8 anos, foram atendidas no Hospital São Roque, em Getúlio Vargas, com ferimentos leves na cabeça e não correm risco de morte. A professora, de 34 anos, que se feriu ao tentar intervir no ataque, foi encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim, e seu estado de saúde é estável.

O agressor e a investigação

O autor do ataque é um adolescente de 16 anos, morador do município e ex-aluno da instituição, mas que não possuía vínculo atual com a escola. Ele não tinha antecedentes criminais e foi apreendido para ser ouvido pela Polícia Civil.

Segundo o prefeito, o jovem é de família conhecida na cidade de aproximadamente 6 mil habitantes e fazia acompanhamento psiquiátrico há mais de um ano, tendo tido uma consulta na véspera do crime. “(O agressor) é de família conhecida aqui, família boa, gente da comunidade. A gente está tentando achar algum motivo que o levasse a fazer isso, mas não achamos nada”, disse Zimmermann.

A Polícia Civil afirmou em nota que "ainda não há elementos de convicção sobre a real motivação do delito, o que deve ser apurado pela Polícia Civil em breve".

Resposta da prefeitura

A Prefeitura de Estação suspendeu as aulas em toda a rede municipal por tempo indeterminado. Um espaço de acolhimento para alunos, familiares e a comunidade escolar foi aberto na Casa da Cultura a partir das 14h desta terça-feira.

“Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período. Estamos organizando uma rede de apoio completa, com a disponibilidade de diversos profissionais para oferecer suporte e assistência neste momento”, informou a administração municipal em nota.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page