top of page

Após junho gelado, inverno no RS deve ter temperaturas mais amenas, aponta MetSul

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 7 de jul.
  • 2 min de leitura

Previsão indica que julho e agosto não terão frio tão intenso e frequente quanto o registrado no último mês, mas alerta para frentes frias pontuais permanece

A segunda metade do inverno no Rio Grande do Sul deve ser menos rigorosa do que a primeira, de acordo com a MetSul Meteorologia. A previsão aponta que os meses de julho e agosto não devem registrar médias de temperatura tão baixas quanto as de junho, que se consolidou como o período mais frio do trimestre de inverno.

Um início de inverno rigoroso

O período de frio mais intenso no estado começou no fim de maio, com a chegada de um ciclone acompanhado de uma massa de ar polar. O fenômeno provocou, em 29 de maio, a maior nevada registrada nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina desde julho de 2021. Desde então, o frio predominou, com destaque para a temperatura mínima de -9,1°C em Pinheiro Machado, no dia 2 de julho.

Previsão para as próximas semanas

Os dados analisados pela MetSul indicam que os dias de frio intenso serão menos frequentes nas próximas semanas. A tendência é de que as temperaturas mínimas e máximas fiquem mais elevadas em comparação a junho. A terceira semana de julho, por exemplo, poderá ter tardes com temperaturas acima da média para esta época do ano.

Para agosto, a previsão indica a possibilidade do retorno de massas de ar frio, mas sem a expectativa de eventos extremos comparáveis aos do mês passado. Os principais modelos meteorológicos internacionais não apontam um padrão de frio tão persistente quanto o observado entre o fim de maio e o início de julho.

Alerta para o fim da estação

Apesar da previsão de um cenário mais ameno, a MetSul Meteorologia alerta que o inverno ainda não acabou. Haverá semanas com temperaturas baixas e episódios pontuais de frio mais intenso. Por isso, a recomendação é para que a população ainda não guarde os casacos, especialmente diante do risco de possíveis ondas de frio tardias durante a primavera, conforme indicam padrões globais de circulação atmosférica.

Confira a previsão do tempo para Getúlio Vargas, conforme a MetSul

ree

Com informações do Correio do Povo/Metsul

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page