Atualização inclui mensagens mais impactantes e QR Codes para ampliar conscientização sobre os riscos do tabagismo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou nesta sexta-feira (18), em uma audiência pública em Brasília, as novas imagens e advertências que serão inseridas nas embalagens e mostruários de produtos derivados do tabaco. O objetivo da medida é fortalecer as campanhas de saúde pública e aumentar a conscientização sobre os danos causados pelo consumo de tabaco.
Novas advertências e impacto visual
As novas imagens trazem representações gráficas de sete principais riscos à saúde relacionados ao tabagismo, como aborto, cegueira, câncer e morte. As advertências são acompanhadas de mensagens que abordam temas como desespero, dor e angústia. As imagens serão impressas em tons amarelos vibrantes, projetadas para chamar a atenção de forma mais eficaz.
Nos expositores e mostruários de tabaco em estabelecimentos comerciais, o foco será nos impactos do fumo passivo e nas ameaças à saúde pública. Além disso, os materiais de divulgação incluirão QR Codes para redirecionar os consumidores a conteúdos em áudio, facilitando o acesso às advertências para pessoas com deficiência (PCD).
Processo e próximos passos
Durante a audiência, a Anvisa coletou sugestões que serão analisadas por uma equipe técnica. Essas contribuições servirão para orientar a formulação de uma nova norma, a ser votada pela Diretoria Colegiada (Dicol) da agência. A expectativa é que as novas imagens sejam utilizadas por dois anos, com a próxima atualização prevista para 2027.
Histórico de advertências no Brasil
O modelo de avisos sanitários em produtos derivados do tabaco foi introduzido no Brasil em 2001 e passou por quatro atualizações: em 2001, 2003, 2008 e 2017. O Brasil foi o segundo país no mundo a exigir a inclusão de imagens nos avisos de saúde, seguindo as recomendações da Assembleia Mundial da Saúde, promovida pela Comissão Nacional para Controle do Tabaco, em 2000.
Veja todas as imagens aqui.
Comments