top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AMAU realiza curso para auxiliar prefeituras no encerramento do exercício de 2023

Evento na URI Erechim ensinou procedimentos para fechamento das contas públicas municipais.

 

A Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) realizou um curso com o objetivo de auxiliar os gestores públicos dos 32 municípios associados no encerramento do exercício de 2023. A queda na arrecadação, devido principalmente aos repasses federais e estaduais, aliada aos gastos extras causados pelas fortes chuvas que atingiram a região, tem trazido consequências e dificuldades para que os gestores fechem suas contas neste ano.

Curso aborda temas contábeis e normas legais

Em função desses fatores, a AMAU resolveu promover o curso sobre encerramento do exercício de 2023. O objetivo é oferecer suporte e orientação aos gestores municipais nesse importante processo. O curso aconteceu no auditório do prédio da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) em Erechim, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

O curso, com duração de 14 horas, era destinado para contadores, técnicos em contabilidade, controladores internos e demais responsáveis pelo setor contábil dos órgãos e entidades que integram a administração pública municipal. O conteúdo abrange a Lei Federal nº 4.320/1964, que estabelece normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanço da União, dos estados e dos municípios.

Instrutor especializado e temas abordados

O curso foi ministrado pelo instrutor Lourenço de Wallau, contador, especialista em Direito Público, diretor e professor da DPM Educação. Durante os dois dias de imersão, goram abordados diversos temas relacionados ao encerramento do exercício, como a definição de agenda de procedimentos, análise contábil, conformidade dos lançamentos, inscrição e cancelamento de restos a pagar, atualização e baixa das obrigações de curto e longo prazo, entre outros.

O objetivo é capacitar os participantes a realizar os ajustes contábeis necessários, garantindo a correta elaboração das demonstrações contábeis exigidas pelo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Essas demonstrações incluem o balanço orçamentário, balanço financeiro, balanço patrimonial, demonstração das variações patrimoniais, demonstração dos fluxos de caixa, notas explicativas, entre outros.



VEJA TAMBÉM

bottom of page