top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alto Uruguai debate problemas e soluções para a falta de energia elétrica com a AGERGS

Prefeitos entregam dossiê à agência reguladora relatando problemas recorrentes

 

A falta de energia elétrica no Alto Uruguai foi o tema principal da reunião ordinária da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), realizada na quinta-feira (18) em Erechim. A reunião contou com a presença da conselheira presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), Luciana Luso de Carvalho.

Os prefeitos entregaram à conselheira presidente da AGERGS um dossiê relatando os problemas recorrentes enfrentados pelos municípios desde o dia 22 de dezembro do ano passado, com faltas constantes de energia elétrica.

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, destacou a importância da segurança do atendimento da energia elétrica e da resposta ágil das equipes no restabelecimento do serviço para manter as famílias no campo.

O engenheiro eletricista e gerente substituto da AGERGS, André Luiz Bianchi, explicou como é feita a fiscalização no setor energético e orientou os prefeitos sobre como proceder quando os serviços não são adequados.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), Alcemir Bagnara, afirmou que os transtornos no fornecimento de energia vêm sendo enfrentados há muitos anos. Ele destacou que os problemas não se resumem aos eucaliptos, mas também incluem problemas de infraestrutura, como postes podres e redes em péssimas condições.

O responsável de expansão do setor avícola da Aurora Coop, Dirceu Salini, relatou que os investimentos em tecnologia nas propriedades, que exigem qualidade de energia elétrica, sofrem com as oscilações da rede.

Luciana Luso de Carvalho afirmou que irá abrir processos administrativos para apurar os problemas relatados pelos prefeitos. Ela também informou que os prefeitos poderão acompanhar o andamento dos processos.

Marcelo Arruda relatou que uma comitiva da AMAU visitou a direção da RGE no início desta semana, em Porto Alegre, para encaminhar as demandas do Alto Uruguai. A concessionária informou que irá analisar os casos de cada município para desenvolver um plano de ação mais imediato.


VEJA TAMBÉM

bottom of page