ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

8ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Erebango


Na tarde de quarta-feira (1º/09), foi realizada a 8ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Multiuso em Erebango. O objetivo é buscar alternativas para melhorar ainda mais a prestação de serviços e contribuir com ações que promovam a qualidade de vida e bem-estar da população.


Neste ano, em razão da pandemia causada pelo Coronavírus, não houve eixos específicos, contudo, se manteve o debate com a participação restrita de público.


Na oportunidade, lideranças, entre elas, secretários municipais e vereadores, além de membros do Conselho de Saúde e representantes das comunidades do interior, conversaram sobre os desafios, propostas e perspectivas para o setor de saúde.


Conforme a secretária de Saúde, Claura Araldi, o evento foi de extrema importância, pois amplia a reflexão e a troca de informações sobre o que pode ser implementado em prol dos munícipes. “Entre as principais medidas que buscaremos retomar, estão os grupos, os quais desempenham um papel imprescindível na promoção da saúde e prevenção de doenças. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) contamos com uma equipe multiprofissional que está pronta para atender a todos, contudo, se pudermos incentivar hábitos que contribuam para evitar que a população adoeça, é muito melhor”, enalteceu.


Em meio aos projetos que já foram desenvolvidos em outras oportunidades e que, em breve serão reiniciados, está: o grupo da Terceira Idade; apoio aos usuários de álcool e outras drogas; atenção aos diabéticos e hipertensos e caminhadas.


Município é selecionado para programa federal de combate a obesidade


Uma das áreas que também recebe destaque é a de planejamento e combate à obesidade. Como suporte para o desenvolvimento das práticas, o município será contemplado com recursos do governo federal, por meio da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade infantil – Proteja – com foco na atenção às crianças até 10 anos de idade.

Erebango ficou entre os cinco municípios do Alto Uruguai que foram selecionados pelo Ministério da Saúde, com base em dados informados no e-SUS.

VEJA TAMBÉM