top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação de Getúlio Vargas prepara Plano para retorno às aulas presenciais

Por enquanto, estudantes da rede municipal recebem atividades complementares por meio de plataformas online ou de entrega de material impresso

 
Foto: Divulgação/Imprensa PMGV

Durante o período de suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) tem realizado inúmeras atividades.


Uma das ações de destaque é o estudo da legislação vigente, participação em webinários, webconferências e lives, bem como o acompanhamento das orientações dos especialistas em educação. Concomitante a isso, tem assumido uma postura de escuta ativa diante das demandas que a realidade tem apresentado, seja pelos gestores, professores e comunidade educativa.


Para manter esse diálogo, a SMECD realiza periodicamente reuniões remotas utilizando as ferramentas midiáticas disponíveis. Ao longo deste período foram realizados encontros de Formação de Coordenadores, Reuniões de Grupos Dinamizadores, Encontros Pedagógicos, Encontros de Apoio em Tempos de Pandemia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e com o Núcleo de Atendimento Integrado ao Educando. Os profissionais de educação estão sendo orientados a prosseguir com sua formação continuada por meio de cursos on-line em plataformas educativas.


Soma-se a isso o fato de que os professores estão encaminhando atividades complementares aos estudantes vinculados à rede municipal, seja por meio de plataformas on-line ou de modo presencial com entrega de material impresso. Essas atividades compõem o Plano de Ação construído pelos professores de acordo com seu plano de trabalho, observando as orientações da BNCC, o nível de atuação e o momento de excepcionalidade vivido. Para qualificar a entrega das atividades, orientou-se que cada escola realizasse uma avaliação diagnóstica com as famílias e estudantes.


Por fim, uma das principais preocupações da SMECD diz respeito ao retorno das atividades presenciais. Para tanto, estão sendo realizadas reuniões intersetoriais, a fim de construir uma proposta viável de retorno, que dará origem ao Plano de Contingência Municipal cuja finalidade será garantir o direito à educação e, ao mesmo tempo, salvaguardar a saúde e a vida de todos.

VEJA TAMBÉM

bottom of page