12707 resultados encontrados com uma busca vazia
- Solidariedade: Lions Clube de Getúlio Vargas realiza campanha para ajudar HSR e Lar da Menina
O Lions Clube de Getúlio Vargas está realizando uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza. Os donativos arrecadados serão destinados à Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete (Lar da Menina) e ao Hospital São Roque (HSR) de Getúlio Vargas. As doações poderão ser entregues na Loja Casa e Banho, na Rua Jacob Gremmelmaier, 1000; e na portaria da Rádio Sideral, localizada na rua Pedro Toniollo, 529. No município de Estação, as doações podem ser entregues na Rádio Estação FM, na rua Isac Pan, 44, ao lado da Igreja Matriz Santa Terezinha. Também é possível entrar em contato pelo telefone 9.9932-0807.
- Vacina contra a gripe passa a ser aplicada na UBS Central, São José e Navegantes em Getúlio Vargas
A secretaria da Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas informa que a vacinação contra a gripe passa a ser realizada nas Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) Central, São José e Navegantes em Getúlio Vargas. O público alvo desta segunda etapa da vacinação é caminhoneiros, motoristas de coletivos, indígenas, doentes crônicos, funcionários do sistema prisional, presos e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioprotetivas, profissionais da área da segurança, e idosos que ainda não se vacinaram na primeira fase da campanha. Os horários de imunização são das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 17h. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, neste ano, é dividida em três etapas, com públicos-alvo diferentes, sendo que a primeira fase, que a primeira, que foi até 15 de abril, vacinou idosos e trabalhadores da saúde. A 2ª fase, que começou em 16 de abril, prioriza os profissionais das forças de segurança e salvamento;doentes crônicos; e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Já a terceira fase, que vai de nove a 22 de maio, tem como público-alvo professores; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; grávidas; mães no pós-parto; população indígena; pessoas acima de 55 anos; e pessoas com deficiência.
- Cidadão de Estação tem até dia 15 para pagar IPTU com desconto de 7% à vista
Quem optar por pagar o imposto parcelado, a primeira prestação também vence neste mesmo dia A Secretaria da Fazenda do Município de Estação informa que o decreto 1844 de 1º/abril/2020, prorrogou o pagamento da parcela única com o desconto até o dia 15 de maio. A emissão da guia deve ser feita online e seu pagamento pode ser efetuado na loja Claro ou, preferencialmente, por meio dos canais digitais do banco cujo cidadão é cliente. Para emissão online acesse este link. Nele, os dados que são solicitados são os seguintes: CPF/CNPJ, Código do Imóvel (encontra-se nas guias de anos anteriores em dados do imóvel). Para finalizar clicar em EMITIR. PARCELA ÚNICA PRORROGADA (com desconto de 7%) – 15 de MAIO de 2020. 1ª Parcela – 15 de maio de 2020; 2ª parcela – 15 de junho de 2020; 3ª parcela – 15 de julho de 2020; 4ª parcela – 17 de agosto de 2020; 5ª parcela – 15 de setembro de 2020; Em caso de dúvidas mais informações pelo fone 3337-1166 com Fábio ou Rodrigo.
- Severiano de Almeida orienta uso de máscaras no comércio e ambientes públicos
Secretária de Saúde também pede que população redobre cuidados contra o coronavírus A prefeitura de Severiano de Almeida tem solicitado aos proprietários de estabelecimentos comerciais do município, que adotem o uso de máscaras tanto de pessoas que trabalham no ambiente, como também peçam que os consumidores a utilizem quando em atendimento, uma forma de combate e prevenção ao coronavírus (Covid-19). O mesmo vem sendo adotado pela prefeitura, com os funcionários públicos utilizando a máscara, além de outras medidas de higiene como uso de álcool em gel. O secretário de Saúde do município, Dimas Dandolini, salienta que a confirmação de casos de coronavírus em mais cidades da região liga o alerta em função dos cuidados que todos devem ter para evitar que a doença chegue e se propague também em Severiano de Almeida. De acordo com ele, uma série de medidas vem sendo adotada para que o município siga sem casos. “Com a reabertura do comércio em Severiano de Almeida, seguem todos os cuidados recomendados, como uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão. Orientamos que todos utilizem a máscara ao sair de casa, o comércio já está orientado a não atender quem não estiver com máscara. Esta será nossa vacina contra o vírus no momento”, salienta ele. “O cuidado deve ser redobrado, casos começaram a surgir em municípios menores da região e nos maiores que compõem nossa região. Então pedimos que todos redobrem os cuidados, qualquer duvida favor entrar com contato com nossos profissionais da área de saúde que todos estarão prontos para atender e prestar as devidas informações. E claro, reforçamos a medida de distanciamento social que ajuda a prevenir a chegada do vírus em nosso município”, completa Dimas. A Secretaria também sugere a população que adote o uso da máscara como forma de proteção ao se deslocar em qualquer ambiente fora de casa. Também alerta que cuidados devem ser redobrados com pessoas que estão no grupo considerado de risco, como idosos.
- Quarentena pode gerar aumento de 10 a 20% no consumo de energia elétrica e água
Alerta é de especialistas, que recomendam mudança de hábitos O isolamento social, adotado como medida para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), tende a aumentar o consumo residencial de água e de energia elétrica. Apesar de, até o momento, não haver números oficiais em âmbito nacional sobre o impacto da doença nas contas pagas por esses serviços, especialistas estimam que, dependendo do comportamento dos consumidores, o valor a ser pago poderá aumentar, em média, entre 10% e 20%. A expectativa é de que, diante da nova situação, haja também uma mudança nos hábitos dos consumidores residenciais, na direção de um consumo mais racional, consciente e econômico dos recursos naturais, o que possibilita, inclusive, a redução dos valores a serem pagos por esses serviços. “Acreditamos que esse momento será de grande aprendizado para quando tudo passar e que uma nova consciência de consumo e de comportamento permanecerá. Estaremos sempre muito mais atentos a novas possibilidades de hábitos e mais conscientes quanto ao uso racional e econômico dos recursos naturais”, disse Octávio Brasil, de uma empresa que atua no desenvolvimento de soluções para redes de água e energia. Mudança no padrão de consumo Segundo Octávio Brasil, diante das mudanças de rotina causadas pela Covid-19, houve uma mudança no padrão de consumo, com forte redução de demanda no comércio e na indústria e crescimento do setor residencial. “Normalmente nem todas as pessoas têm uma boa percepção de seu consumo de energia, água e gás. Elas sabem quanto pagam, mas raramente conhecem o motivo e como fazer para economizar. Nesse momento, com muita gente trabalhando em casa, surpresas podem ocorrer, pois é natural que o consumo seja alterado por causa do maior tempo de permanência nas residências”, disse. O especialista no entanto pondera que tudo depende do comportamento de cada consumidor. “Alguns, com preocupações financeiras devido a uma possível redução de renda, podem estar mais atentos a todos os tipos de gastos. Outros, trabalhando em regime de home office, além da permanência de toda a família em casa, podem ter alterações entre 10% e 20% nessas contas. Mas, isso também depende do tamanho da família e da quantidade de pessoas que residem no mesmo local”. Tarifa Branca Octávio Brasil sugere, no caso da conta de energia, medidas que vão além do uso consciente, para evitar o desperdício. “É possível, ao consumidor, avaliar se é vantagem aderir à Tarifa Branca, pois o custo da energia é mais barato nos horários fora de ponta”, referindo-se a essa modalidade vantajosa para aqueles que possam deslocar parte considerável do seu consumo de energia nesses períodos. “Com a adoção [da Tarifa Branca], é possível ter uma economia na conta de energia de até 17%”, acrescenta. Criada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Tarifa Branca começou a vigorar em janeiro de 2020 para todos consumidores de baixa tensão (em geral, residências e pequenos comércios). Nela, o valor da tarifa de energia varia de acordo com o horário do seu consumo. Nos dias úteis, o preço pago pela energia é dividido em três faixas horárias de consumo. No horário de ponta (17h30 às 20h30), a tarifa fica mais cara que a tarifa convencional. Na faixa intermediária (16h30 às 17h30, retornando das 20h30 às 21h30), o custo também é maior. Já no horário fora de ponta (das 21h30 às 16h30 do dia seguinte), a tarifa para o consumidor é mais barata se comparada à cobrada no modelo tradicional. Sábados, domingos e feriados contam como tarifa fora de ponta nas 24 horas do dia. Consumidores interessados em aderir a essa modalidade de tarifa precisam entrar em contato com a concessionária de energia de sua região. De acordo com a CAS Tecnologia, em um prazo de 30 dias será instalado um novo medidor na unidade consumidora. A empresa, no entanto alerta que é preciso atenção. “Se a energia for utilizada durante o horário de ponta, a tarifa pode ficar até 83% mais cara”. Conta de água No caso da conta de água, especialmente nos condomínios, Octávio Brasil sugere a adoção de um sistema de medição individualizada, por ser mais justo porque o valor pago é correspondente ao consumo de cada residência, de forma a evitar que o custo do consumo excessivo de uma unidade acabe sendo arcado pelos demais condôminos. Um levantamento apresentado por uma empresa que administra condomínios aponta que o gasto com água é a segunda maior despesa dos condomínios, abaixo apenas de mão-de-obra e encargos. Ele responde por cerca de 15% do total dos gastos do condomínio. Tendo por base esse estudo, estima-se que, com a individualização do consumo de água, a economia gerada na conta do condomínio pode chegar a 35%. “Como a conta de água é dividida entre todos os apartamentos, é muito mais difícil combater o desperdício, já que o morador não sente no bolso a diferença entre gastar e poupar”, acrescenta o especialista em medição individualizada, Marco Aurélio Teixeira. Fonte: O Sul
- Ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta irá escrever livro sobre experiência na pasta
Lançamento da obra deve acontecer no início do segundo semestre desse ano Demitido por Bolsonaro em 16 de abril, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta assinou contrato com a Companhia das Letras para a publicação de seu livro. O lançamento deve ser no início do segundo semestre. Na obra, ainda sem título, Mandetta contará semana a semana, os cerca de 100 dias em que esteve à frente do Ministério. Seu maior desafio nesse período foi o combate ao coronavírus no momento em que os casos se alastravam, os efeitos se agravavam e Bolsonaro minimizava a pandemia. Segundo o comunicado da Companhia das Letras, entre os temas que ele quer abordar "de modo equilibrado e o mais abrangente possível estão a luta para fortalecer o SUS, as injunções políticas decorrentes da pandemia e a formação de uma equipe técnica extremamente qualificada." Ele também vai falar sobre o cenário que envolve o diálogo com outros países e diferentes setores da sociedade brasileira, a importância da pesquisa, do foco e planejamento na gestão da crise, até o processo de saída do ministério. "Cabem ainda reflexões sobre o impacto da pandemia no futuro e os ensinamentos decorrentes dessa experiência", de acordo com o comunicado.
- Grêmio confirma volta aos treinos na segunda-feira (4)
Atividades retornarão após liberação da Prefeitura de Porto Alegre com o decreto O Grêmio confirmou, na sexta-feira (1º), que voltará aos treinamentos na segunda-feira, dia 4 de maio. A volta ocorre após a publicação do decreto 20.562, publicado pela Prefeitura de Porto Alegre. A reapresentação no CT Luiz Carvalho, será feita de forma gradual e escalonada, primeiro dos funcionários e integrantes do departamento de futebol. Logo após esse procedimento, haverá a reapresentação do atletas. Os jogadores serão divididos em grupos e horários para a realização das atividades. As atividades no CT serão fechadas para a imprensa e público em geral. Além destas medidas, será implementado um rígido protocolo médico desde o ingresso ao CT, como medição da temperatura e realização de testes para Covid-19 e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Todos os integrantes do departamento serão reavaliados diariamente. O Grêmio poderá ajustar ou adotar novas medidas, conforme novas orientações e decretos de autoridades públicas, caso sejam necessárias, em seus protocolos.
- Quarentena: empresa de preparação para concursos públicos oferece cursos online gratuitos
Material estará disponível até dezembro Durante a quarentena da Covid-19, pessoas que estejam sem emprego e queiram se preparar para concursos terão acesso livre a cursos online gratuitos. O pacote oferecido pela Estratégia Concursos estará disponível até o fim de dezembro, e pode ser conferido no site da instituição. O Pacote Estratégico Gratuito para Desempregados conta com seis cursos nas áreas de português, raciocínio lógico e matemática, informática, direito constitucional, direito administrativo e administração. É disponibilizado aos alunos o suporte de professores através de dicas publicadas no aplicativo de mensagem Telegram. Além disso, haverá testes para os professores avaliarem o perfil do aluno e indicarem melhorias para os estudos.
- Governo lança a campanha de trânsito Maio Amarelo digital
O foco são os profissionais que prestam serviços essenciais ao país A campanha Maio Amarelo deste ano será voltada para os profissionais que prestam serviços essenciais ao país. Em razão da pandemia de coronavírus, em 2020 a campanha será totalmente digital com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”. A iniciativa segue a orientação das autoridades para respeitar o distanciamento social. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a campanha Maio Amarelo vai disponibilizar informações e orientações que auxiliem na proteção de “profissionais que precisam estar diariamente nas ruas para garantir a saúde e segurança da população e o abastecimento do país durante o enfrentamento ao coronavírus”. Com isso, as ações terão como foco caminhoneiros, taxistas, motoristas de aplicativo, motociclistas e ciclistas entregadores e também de profissionais de saúde como médicos e enfermeiros. Redes sociais A campanha será realizada por meio das redes sociais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e das instituições parceiras, como Ministério da Cidadania (Senapred), Ministério da Saúde (DASNT/SVS), DNIT, ANTT, PRF, Associação dos Detrans (AND), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Sest/Senat e Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), entre outras. O ministério informou ainda que as ações presenciais serão realizadas somente em setembro. Além disso, durante todo o mês de maio, a Esplanada dos Ministérios e diversos órgãos públicos estarão iluminados na cor amarela, representando a atenção na sinalização de advertência no trânsito. Maio Amarelo Kids Também foi lançado um aplicativo chamado de Maio Amarelo Kids, que visa auxiliar crianças na educação de trânsito. O jogo está disponível gratuitamente nas lojas da App Store e Google Play para crianças de 7 a 14 anos. Doação de sangue Outra ação promovida pelo Maio Amarelo é a Campanha de Doação de Sangue, que será realizada com o objetivo de contribuir com o aumento do estoque de sangue no país, sendo que as doações serão feitas de forma controlada parar evitar aglomerações. Foco da campanha Em sua 7ª edição, a campanha do Maio Amarelo é focada na conscientização para redução de acidentes de trânsito e visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos. De 11 de março a 26 de abril, a PRF registrou uma redução de 26% no número de acidentes em todo o Brasil, se comparado ao mesmo período de 2019. Os registros caíram de 8.251 para 6.070. Os acidentes graves caíram de 2.084 no ano passado para 1.659 nesse período de pandemia, uma redução de 20%.O órgão registrou também uma queda de 29% no número de feridos, que passou de 9.435 para 6.708. Isso significa dizer que são 2.727 pessoas feridas a menos, que poderiam necessitar de atendimento hospital, e 2.727 leitos a mais para quem precisa ser tratado da COVID-19. Apesar da redução nas estatísticas, a Polícia Rodoviária Federal reforça a importância da obediência às leis de trânsito já que de 11 de março a 26 de abril, foram registrados 552 óbitos nas estradas federais brasileiras. O número é apenas 3% a menos do que o registrado em 2019. Fonte: Agência Brasil
- Centenário registra um caso suspeito de Covid-19
Saúde da cidade, a cerca de 35km de Getúlio Vargas, divulgou boletim epidemiológico na última quinta-feira (30/abril) A Prefeitura de Centenário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para os cuidados contra a Covid-19. Na quinta-feira (30/abril) surgiu o primeiro caso suspeito em Centenário. De acordo com o secretário de Saúde, Aroldo José Borges Flores, uma pessoa apresentando sintomas da doença procurou a UBS do município e está sendo monitorado. O município possui um Comitê de Combate ao Coronavírus, que se reúne regularmente para discutir medidas de enfrentamento a doença em Centenário. “O objetivo da Prefeitura e do Comitê é a preservação da vida, por esse motivo reforçamos a importância do apoio de todos, para que mantenham os cuidados com a higiene e quem não precisa sair que fique em casa”, disse o secretário. O Comitê alerta que os estabelecimentos comerciais que continuam em funcionamento como farmácias, supermercados, restaurantes e padarias devem utilizar máscaras, realizando também o distanciamento para atendimento, além de utilizar outras medidas para limpeza das mãos estando atentos aos cuidados para prevenção.
- Benefício emergencial não sacado de conta digital voltará ao governo
Embora retorne ao Tesouro dinheiro poderá ser retirado O auxílio emergencial de R$ 600 e a compensação para trabalhadores com contratos suspensos ou reduzidos pagos por meio de contas digitais da Caixa Econômica Federal voltarão ao governo, se não forem sacados em 90 dias. O retorno automático ao Tesouro Nacional consta das regulamentações dos dois benefícios publicadas neste mês pelo Ministério da Economia. Segundo o Ministério da Economia, o beneficiário poderá retirar o dinheiro mesmo depois de os recursos voltarem ao Tesouro Nacional. De acordo com a pasta, as leis que instituíram o auxílio emergencial de R$ 600 e o benefício emergencial (BEM) garantem o direito ao recebimento de quem teve o cadastro aprovado, dispensando a necessidade de uma nova regulamentação. O retorno automático aos cofres do governo vale apenas para os benefícios depositados nas contas poupança digital da Caixa. Recebe por essa modalidade quem não tem conta em banco ou quem tiver optado por esse canal na hora de pedir o dinheiro. De acordo com o ministério, o procedimento é semelhante a benefícios da Previdência Social, que voltam ao Tesouro Nacional caso não sejam retirados. A regra não afeta quem recebe diretamente na conta bancária, de qualquer instituição financeira. Isso porque o governo entende que, nesses casos, o dinheiro já foi sacado. Transferência Criada para atender às pessoas sem conta bancária, a conta poupança digital da Caixa permite até três transferências mensais para outras contas de qualquer banco. Durante a pandemia do coronavírus, não haverá cobrança de taxas para transferências a outras instituições financeiras. Para contas da própria Caixa, a conta digital permite transferências ilimitadas, mesmo para contas em nome de terceiros. No dia do lançamento do auxílio emergencial, o próprio banco recomendou que o cidadão que receba por meio da conta digital transfira o dinheiro o mais rápido possível. A conta poupança digital também permite o pagamento de boletos bancários e de contas domésticas (água, luz, telefone e gás) por meio do aplicativo Caixa Tem. Quem não tiver condições de fazer as transferências pode sacar o dinheiro em espécie nas agências da Caixa ou em casas lotéricas e correspondentes bancários, caso eles estejam abertos nas localidades. A retirada em espécie da primeira parcela começou na segunda-feira (27) e vai até o dia 5 de maio, seguindo um calendário baseado no mês de nascimento do beneficiário. Socorro Pago a pessoas em situação vulnerável durante a pandemia da covid-19, o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) beneficia trabalhadores informais, pessoas inscritas do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e cidadãos inscritos no Bolsa Família. O benefício pode ser pedido por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. O benefício será pago até junho. Destinado a compensar parte do salário dos trabalhadores com jornada reduzida ou com contrato suspenso, o BEM está atrelado ao seguro-desemprego a que o trabalhador teria direito caso tivesse sido demitido. No caso da redução de jornada, o benefício equivale ao percentual da redução de salário. Se o trabalhador teve o salário reduzido em 70%, receberá 70% do seguro-desemprego. No caso da suspensão de contrato de trabalho, o BEM equivale a 100% do seguro-desemprego, para trabalhadores de micro e pequenas empresas, e de 70% do seguro para trabalhadores de médias e grandes empresas.
- As aulas na rede pública do Rio Grande do Sul só voltarão em junho, anuncia Eduardo Leite
Durante transmissão pela internet na tarde desta quinta-feira (30), o governador Eduardo Leite anunciou que as aulas na rede pública do Rio Grande do Sul serão retomadas apenas em junho, prosseguindo até janeiro, por causa da pandemia de coronavírus. Já nas escolas particulares, o retorno poderá ocorrer antes, conforme as regras do decreto de “distanciamento social controlado” que entrará em vigor na próxima segunda-feira (4). “Definimos que a educação pública voltará apenas em junho”, reiterou. Nós vamos fazer a antecipação do recesso de julho para o mês de maio. Serão 15 dias de suspensão das aulas para retomada posterior das atividades e, em junho, então, retornam as aulas, que vão até o mês de janeiro”, disse Leite. Como funcionará Conforme já mencionado, o novo cronograma inclui em sua logística a antecipação para maio do recesso de inverno, normalmente realizado em julho. “Suspenderemos as aulas por mais 15 dias e anteciparemos os 15 dias de recesso para o mês de maio, ou seja, na prática, as aulas retornam apenas em junho”, explicou Leite. A expectativa é de que o ano letivo termine em janeiro de 2021. Ao longo do mês de maio, serão estabelecidos protocolos para que alunos, professores e servidores possam retomar as aulas com segurança. Isso pode exigir a compra de materiais ou equipamentos de proteção e reforço de recursos humanos, cujos processos de aquisição e contratação podem levar mais tempo. Para a rede particular, as diretrizes serão finalizadas na próxima semana e lançados juntamente com todos as regras de funcionamento para as atividades econômicas. Por enquanto, em caráter transitório, as aulas da rede privada seguem suspensas, mas é possível que haja uma antecipação da retomada, o que pode ocorrer ainda em maio. “Vamos definir o protocolo para a educação e a rede privada, se tiver condições de atender esses protocolos, poderá retomar as aulas antes”, frisou. A fim de evitar que os alunos da rede estadual sejam prejudicados, foi implementada a metodologia das aulas programadas, envolvendo diversos recursos pedagógicos e tecnológicos os quais as escolas dispõem, incluindo plataformas digitais e aplicativos variados. O planejamento dos conteúdos e a preparação das dinâmicas pedagógicas são realizados pelos educadores a partir das possibilidades de cada comunidade escolar, de acordo com orientações da Seduc (Secretaria Estadual da Educação). Para manter a carga horária anual dos estudantes, os professores estão utilizando diversos recursos, desde a distribuição presencial de tarefas e materiais didáticos aos pais ou responsáveis pelos estudantes que não têm acesso à internet até a utilização de plataformas digitais e rede sociais, como Facebook e WhatsApp, aplicativos, blogs, jogos interativos e atividades planejadas. Fonte: O Sul
- Distrito de Rio Toldo terá racionamento de água por 12 horas diárias
A estiagem que assola o Rio Grande do Sul está fazendo com que poços artesianos e açudes sequem em diversas regiões do estado. Em Getúlio Vargas, especialmente na área rural, não é diferente. Por isso, para que o desabastecimento não seja total, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, informa à população do Distrito de Rio Toldo que iniciará um racionamento com o desligamento da bomba do poço artesiano das 19h às 7h. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein, a medida torna-se necessária tendo em vista a possibilidade de toda a comunidade ficar sem água. O desligamento da bomba do poço vai permanecer até que a situação da estiagem se normalize.
- Conhecido por dizer que quarentena "está quebrando o Brasil", Osmar Terra fala ao Grupo Sideral
Deputado federal conversou por telefone com a equipe de jornalismo do Grupo O ex-ministro da Cidadania, médico e atual deputado federal (MDB) Osmar Terra, conhecido por ser adverso ao isolamento social, e afirmar que "a quarentena está quebrando o país", fala sobre as medidas que estão sendo tomadas frente à pandemia de Covid-19. Ouça o áudio na íntegra.
- Covid-19: Sine usará plataforma digital para contratar profissionais
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) autorizou a criação de uma plataforma digital para intermediar, por tempo determinado, a contratação de profissionais para atuar nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus no país. A Resolução nº 860/2020 foi publicada nesta quinta (30) no Diário Oficial da União. De acordo com o documento, o desenvolvimento e a manutenção da nova ferramenta do Sistema Nacional de Emprego (Sine) serão realizados por meio de doação sem ônus ou encargos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
- Inspetoria Agropecuária de Getúlio Vargas está aberta para atendimento ao público
A Inspetoria de Defesa Agropecuária de Getúlio Vargas está aberta para atendimento ao público das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, respeitando as principais medidas preventivas em relação ao Coronavírus. O prazo para realizar a declaração anual de rebanho, que é obrigatória, encerra no final do mês de maio. Pedimos a colaboração de todos para que compareçam no máximo até dia 25 de maio para que possamos manter o bom andamento dos atendimentos a cada um de vocês. Todos os produtores que possuem cadastro na Inspetoria ou possuem animais em suas propriedades devem fazer a declaração para atualização das informações dos seus rebanhos. Diante do atual cenário da pandemia, aceitamos que os produtores enviem o formulário da declaração preenchido e assinado por e-mail ou WhatsApp, conforme foi feito com a nota fiscal da vacina de Febre Aftosa. O e-mail é ivz-getuliovargas@agricultura.rs.gov.br e o WhatsApp é o mesmo número do telefone da inspetoria, ou seja, 3341 4308.
- Em meio à pandemia de coronavírus, CBF sugere retomada de estaduais na segunda quinzena de maio
Mesmo com crescimento de casos da doença no Brasil, entidade propôs volta do futebol Em reunião na tarde desta terça-feira (28), com a participação das federações estaduais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) debateu o possível retorno dos treinamentos e jogos no Brasil. A entidade sugeriu a volta dos estaduais na segunda quinzena de maio, de acordo com a realidade de cada estado em relação à pandemia de coronavírus. Caberá às federações discutir com suas respectivas autoridades sanitárias a viabilidade do retorno do futebol. Algumas federações, como as do Paraná e Santa Catarina, já teriam enviado pedidos aos governos estaduais para reiniciarem seus campeonatos no dia 16 do próximo mês. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) tem uma reunião agendada com os clubes na sexta-feira (1º/maio), quando vai ouvir a posição de seus afiliados. A CBF prometeu divulgar um protocolo para que todos adotem como base na prevenção do coronavírus e que pode ser utilizado de acordo com a realidade de cada região do país. Inter e Grêmio têm reapresentação agendada para sexta (1º/maio) e sábado (2/maio), respectivamente. A decisão final de retorno ou não às atividades nos CTs deverá ser tomada na reunião com a FGF, nesta sexta-feira.
- Estudo mostra que novo coronavírus consegue infectar neurônios humanos
Próximo passo é saber como essas células são afetadas Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmaram que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) é capaz de infectar neurônios humanos. Os pesquisadores vão investigar agora de que modo o funcionamento dessas células nervosas é alterado pela infecção. O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A constatação ocorreu por meio de experimentos in vitro, ou seja em cultura de células, pela técnica de PCR em tempo real, a mesma usada no diagnóstico da covid-19 em laboratórios de referência. Segundo o professor do Instituto de Biologia Daniel Martins-de-Souza, coordenador da pesquisa, a partir desse primeiro resultado, o grupo vai comparar as proteínas e metabólitos das culturas celulares antes e depois da infecção pelo novo coronavírus. Dessa forma, será possível observar como o padrão das moléculas muda e então tentar explicar como o vírus age no sistema nervoso central. “A primeira parte do trabalho era ver se o vírus pode entrar nessas células. A resposta é sim, os vírus entram nos neurônios. O que a gente vai fazer agora é o uso das ferramentas de química analítica que a gente tem e, com uma técnica chamada espectrometria de massas, a gente consegue monitorar moléculas nas células, como proteínas, metabólitos e como os lipídios, por exemplo, que são as moléculas de gordura”, explicou Martins-de-Souza. Segundo o coordenador da pesquisa, em curto prazo, a previsão é que, com o estudo, seja possível entender o que o vírus faz quando está dentro de um neurônio. “Esse é o segundo passo e o mais importante do nosso trabalho porque é aí que a gente vai conseguir entender e até responder qual é o problema de o vírus entrar na célula”. O pesquisador ressalta que é cedo para conclusões clínicas, mas afirma que a infecção dos neurônios pelo vírus traz a possibilidade de mais riscos aos pacientes. “A gente começou a observar na literatura a aparição de sintomas neurológicos em pacientes. Mas, antes disso até, um dos primeiros sintomas que aparecem em pessoas acometidas pelo coronavírus é a perda de olfato – anosmia –, que é algo mediado pelo sistema nervoso”, disse. “O fato de haver anosmia, os pacientes apresentarem sintomas neurológicos e já ter alguns estudos saindo, mostrando algumas lesões observadas pós-morte no cérebro de pacientes com covid-19, pode sugerir que, se o vírus de fato chegar ao cérebro, ele pode ser prejudicial para o paciente, mas ainda é muito cedo para afirmar tudo isso”, explicou. Martins-de-Souza reforçou que essa é uma hipótese a ser testada pelos pesquisadores. Fonte: Agência Brasil
- Mais de 13 milhões de trabalhadores terão que refazer cadastro do auxílio emergencial
Até o momento, outras 20 milhões de pessoas foram consideradas elegíveis ao benefício e cerca de 7 milhões tiveram o pedido indeferido Mais de 13 milhões de trabalhadores informais vão ter que refazer o cadastro no aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal para receber o auxílio emergencial de R$ 600. Até o momento, segundo a Dataprev, órgão de tecnologia do governo que cruza as informações de quem solicita o benefício, outras 20 milhões de pessoas foram consideradas elegíveis ao benefício e cerca de 7 milhões tiveram o pedido indeferido. Até a última quarta-feira, pouco mais de 49 milhões de cadastros foram finalizados. Destes, 46 milhões foram repassados à Dataprev para o cruzamento de informações. Quando o resultado é inconclusivo, o interessado pode fazer uma nova solicitação para corrigir as informações prestadas anteriormente. Caso o resultado o benefício não seja aprovado, o requerente pode contestar o motivo da não aprovação ou realizar um novo pedido. A Caixa informou que o auxílio emergencial já foi pago a cerca de 46 milhões de brasileiros, o que representa um volume de R$ 33 bilhões desembolsados.


















