12707 resultados encontrados com uma busca vazia
- Prefeitura de Ipiranga do Sul trabalha na construção e reforma de 12 açúdes
Eles irão armazenar 9.000 m³ de água para serem utilizadas na piscicultura ou em usos múltiplos O governo de Ipiranga do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com a Emater, trabalham na execução do projeto de construção e reformas de 12 açudes que irão armazenar 9.000 m³ de água para serem utilizadas na piscicultura ou em usos múltiplos. O chefe do Escritório da Emater de Ipiranga do Sul, Bruno Utermoehl, destaca a importância da execução deste tipo de projeto nas comunidades do interior do município. “Acreditamos que fazer estes açudes seja uma forma de agregar valor às propriedades. A água, como mais um recurso natural, vem auxiliar o agricultor que tem interesse em ter peixes ou mesmo armazená-la para utilizar na irrigação em épocas de estiagem como a que estamos vivendo”, ressaltou Utermoehl. O município tem atualmente dez açudes já construídas com mais de 7.500 m³ de água armazenados. O projeto foi criado em 2019 pelo governo de Ipiranga do Sul e, hoje, o município tem 22 agricultores inscritos para construir açudes. Também através de parceria com o governo estadual outros oito açudes já foram construídos no município. Como se inscrever Os interessados em se inscrever devem se dirigir até o escritório da Emater. Na sequência, os técnicos farão uma visita para avaliar o local e a viabilidade da construção. Após isso, será feito o projeto e a solicitado de toda documentação e legalização ambiental. Construção de açude Na Comunidade de Siqueira Campos, o agricultor Alcides Pietrobon comentou que a açude servirá como reservatório. “Sempre precisamos ter uma reserva de água. Em tempos de estiagem, como a que estamos vivendo, a água serve para irrigação da lavoura, além de saciar a sede dos animais”, disse.
- 25 leitos de UTI serão custeados pelo governo do RS
Serão 20 leitos no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, e cinco no Hospital Santa Terezinha, em Erechim O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, em transmissão ao vivo nas redes sociais realizada na última quinta-feira (28/mai) que o governo vai repassar recursos a sete hospitais do estado para custear 47 leitos de UTI. Todos os leitos já estão prontos (equipe médica e de enfermagem e aparelhos), porém faltam serem habilitados pelo governo federal. A diária de cada leito é R$ 1.600,00. “Estamos ampliando nossa capacidade de UTI em mais de 60%. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique sem atendimento. Enquanto os leitos não forem habilitados pelo Ministério da Saúde, viabilizaremos esse custo”, disse Leite. Confira quantos leitos serão custeados em cada um dos sete hospitais 1 leito – Hospital Santa Luzia – Capão da Canoa; 5 leitos – Hospital Sagrada Família – São Sebastião do Caí; 5 leitos – Hospital Santa Casa de São Gabriel – São Gabriel; 5 leitos – Hospital Notre Dame São Sebastião – Espumoso; 20 leitos – Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo; 5 leitos – Hospital Santa Terezinha – Erechim; 6 leitos – Hospital de Caridade Frei Clemente – Soledade.
- Apresentação de condutor de veículo de empresa, no caso de infração, pode ser feita pela internet
Quando uma infração comportamental – como não usar cinto, exceder a velocidade – é registrada apenas pela placa, é necessário que o seu proprietário informe quem era o condutor naquela ocasião. Isso é ainda mais importante quando o veículo é de uma empresa, pois, caso não faça no prazo legal, será gerada uma nova multa. Para facilitar esse processo, a apresentação de infrator para veículos de pessoa jurídica também pode ser realizada pela internet, por meio da Central de Serviços do DetranRS. A facilidade está disponível para empresas que têm certificação digital. Foi implementada pelo DetranRS neste mês de maio, e já estava disponível para veículos particulares (pessoa física) desde novembro de 2019. Para realizar o serviço de forma eletrônica, sem necessidade de deslocamentos ou envio de documentos, o proprietário do veículo, quando pessoa jurídica, deverá cadastrar os CPFs de seus representantes. Serão esses representantes que poderão indicar o motorista responsável por determinada infração de trânsito, o que deverá ser confirmado pelo motorista indicado, via sistema. Além da certificação digital da empresa, para acessar o serviço, o representante informado pelo proprietário e o condutor apresentado, precisam ter a CNH válida e registrada no DetranRS. Ambos precisarão ter cadastro na Central de Serviços do DetranRS, com nível avançado de segurança. O detalhamento de como indicar o infrator pela internet está informado no site do DetranRS, www.detran.rs.gov.br, menu Infrações, Apresentação eletrônica de condutor – proprietário Pessoa Jurídica. A indicação via internet poderá ser realizada para as infrações de trânsito de competência do DetranRS, demais órgãos estaduais e prefeituras do RS, exceto as da prefeitura de Porto Alegre (EPTC). A capital, assim como órgãos autuadores de outros Estados, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), realizam a análise das apresentações de condutores de suas próprias infrações, alguns em sistema próprio, não sendo possível a integração com a Central de Serviços do DetranRS. Para empresas que utilizam termo de responsabilidade, como locadoras de veículos, ainda não está disponível o serviço pela internet. Em todos esses casos, o proprietário deverá seguir as orientações constantes no formulário para apresentação de condutor. Fonte: Ascom DetranRS
- MP que flexibiliza calendário escolar tem validade prorrogada pelo Congresso
Texto suspende o requisito mínimo de 200 dias letivos O Congresso Nacional decidiu prorrogar por mais 60 dias a validade da Medida Provisória 934/2020, que dispensa escolas de cumprirem a carga mínima de 200 dias letivos definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, por conta da pandemia do novo coronavírus. A Medida Provisória também define que, apesar disso, a carga horária mínima de 800 horas, ainda deve ser cumprida pelas escolas. Estados e municípios devem decidir as regras para que essa carga seja cumprida. A MP também define que instituições de ensino superior também não vão precisar cumprir os 200 dias letivos obrigatórios. A mudança é válida enquanto a situação de emergência da saúde pública ainda estiver em vigência. A regra ainda pode ser modificada nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que ainda vão votar a proposta.
- Prazo para o alistamento militar obrigatório é prorrogado até 30 de setembro
Tradicionalmente, prazo vai até 30 de junho. Devem se apresentar jovens que completam 18 anos em 2020. Mudança foi decretada por conta da pandemia do novo coronavírus O presidente da República Jair Bolsonaro decretou a prorrogação até 30 de setembro do prazo para a apresentação para o alistamento militar obrigatório. O decreto também é assinado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. A mudança foi anunciada por conta da pandemia do novo coronavírus e foi publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) desta sexta-feira (29). O alistamento pode ser feito pela internet neste link. O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Devem se apresentar: brasileiros, do sexo masculino, e que completem 18 anos de idade em 2020. De acordo com o decreto, neste ano, também foi prorrogado – de 30 para 90 dias – o prazo para apresentação de brasileiros naturalizados ou que voluntariamente queiram se alistar. Esse prazo começa a contar a partir do recebimento do certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. Quem perder os prazos deve ir à Junta de Serviço Militar mais próxima, pagar uma multa militar e realizar seu alistamento. O Ministério da Defesa informa que, além da multa, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá: obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios. Fonte: G1
- Agência da Caixa de Getúlio Vargas estará aberta neste sábado para pagamento do auxílio emergencial
Atendimento acontecerá das 8h às 12h Os beneficiários do Auxílio Emergencial que receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril e fizeram o cadastro por meio do site ou pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial vão poder sacar, a partir deste sábado (30), a segunda parcela da ajuda em dinheiro. Além disso, o banco escalonou os pagamentos. Neste sábado (30), poderão sacar apenas os 2,6 milhões de beneficiários nascidos em janeiro. Essa regra vale também para quem indicou contas de outros bancos para receber a ajuda. A agência da Caixa de Getúlio Vargas, localizada na Av. Borges de Medeiros, nº 715, estará aberta para atendimento ao público. Para quem indicou contas de outros bancos ou para quem tem poupança na CAIXA, os recursos serão transferidos automaticamente da poupança social. Com isso, esses beneficiários poderão procurar as instituições financeiras com quem tem relacionamento, caso queiram sacar. Mais de 50 bancos participam da operação de pagamento do Auxílio Emergencial. Os beneficiários do Bolsa Família começaram a receber a segunda parcela no dia 18 de maio, de acordo com o número do NIS. E os cadastrados no app ou no site tiveram o recurso antecipado para uso digital no aplicativo CAIXA Tem. Não é necessário madrugar nas filas A CAIXA reforça que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento, de 8h às 12h, serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua até o último cliente.
- Getúlio Vargas receberá mais de R$ 2 milhões de apoio financeiro destinado aos municípios
Equipe técnica da Famurs elaborou uma tabela com os valores para cada cidade gaúcha Os municípios do Rio Grande do Sul devem dividir entre si cerca de R$ 1,5 bilhão referente aos repasses do governo federal dentro do projeto de auxílio a estados e municípios, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. A equipe técnica da Famurs elaborou uma tabela com os valores para cada município gaúcho. A estimativa é dividida entre os recursos para utilização livre (R$ 1,3 bilhão) e os outros que serão para aplicação obrigatória nas áreas de saúde e assistência social (mais de R$ 164 milhões). O valor total vai ser repassado em quatro parcelas. Municípios da microrregião Erebango Recurso livre: R$ 346.377,99; Saúde e Assistência Social: R$ 43.320,23; Total: R$ 389.658,22. Estação Recurso livre: R$ 689.896,94; Saúde e Assistência Social: R$ 86.292,86; Total: R$ 776.189,80. Floriano Peixoto Recurso livre: R$ 204.491,10; Saúde e Assistência Social: R$ 25.577,91; Total: R$ 230.069,01. Getúlio Vargas Recurso livre: R$ 1.877.242,22; Saúde e Assistência Social: R$ 234.806,95; Total: R$ 2.112.049,18. Ipiranga do Sul Recurso livre: R$ 218.733,69; Saúde e Assistência Social: R$ 27.359,38; Total: R$ 246.093,07. Quatro Irmãos Recurso livre: R$ 214.101,95; Saúde e Assistência Social: R$ 26.780,04; Total: R$ 240.882,00. Sertão Recurso livre: R$ 627.021,13; Saúde e Assistência Social: R$ 78.428,30; Total: R$ 705.449,44. Confira a lista de quanto cada município do RS vai receber na tabela disponível aqui.
- Inscrições para o Vestibular de Inverno da Unideau seguem até 31 de maio
Processo seletivo será realizado de forma online e candidato pode escolher a data da prova O Centro Universitário IDEAU (Unideau) lançou, no mês de maio, uma nova modalidade de processo seletivo: o Vestibular Digital. Com prova 100% Online, o certame tem por objetivo atender a demanda daqueles que pretendem ingressar na Educação Superior sem comprometer ou colocar em risco a saúde dos candidatos neste período de pandemia. As inscrições, que devem ser feitas online, seguem até o dia 31 de maio. Nesta modalidade, o candidato escolhe a melhor data e horário para realizar a prova entre os dias 1º e 5 de junho. Nos campi de Getúlio Vargas, são 17 opções de cursos de graduação: Administração; Agronomia; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Design de Moda; Direito; Educação Física (licenciatura e bacharelado); Engenharia de Produção; Estética e Cosmética; Farmácia; Fisioterapia; Medicina Veterinária; Odontologia; Pedagogia; e Psicologia. Para conhecer os cursos e conferir mais informações sobre a Instituição acesse: getulio.ideau.com.br/graduacao.
- Palestras online do Fórum Norte Gaúcho já contam com mais de três mil visualizações
Conteúdos foram disponibilizados no canal do YouTube na terça (26) Com a impossibilidade de aglomerações de pessoas em razão da pandemia do novo Coronavírus, em que todos os eventos com público foram suspensos ou cancelados, o VI Fórum Norte Gaúcho do Trigo e VII Fórum Norte Gaúcho do Milho foi realizado, nesta terça-feira, 26 de maio, de forma online, obtendo 3.100 visualizações. Foram seis palestras disponibilizadas no Canal YouTube do Fórum Norte Gaúcho, que contou com 488 inscritos, a partir das 19h, surpreendendo a organização do evento, que é integrada pelas seguintes entidades: Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas, Emater Ascar/RS Getúlio Vargas e Unideau. Os palestrantes Carlos Alberto Forcelini, que abordou Controle de Doenças em Trigo 2020; Antônio da Luz, que fez, em dois vídeos, uma Análise e Perspectivas para o Mercado do Trigo e do Milho; Estael Elisabete Kems Sias, que palestrou sobre Projeção Climática para o Inverno 2020 e Tendência para o Segundo Semestre; Giovani Facco, que falou sobre Manejo Nutricional em Trigo para Altos Rendimentos; e Edson Antonio Trentin, que explicou sobre Microrganismos Eficientes para Agricultura com Multiplicação On Farm conseguiram prender a atenção dos que assistiram, sendo que uma das palestras obteve 1.500 visualizações. Informações importantes Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Silva, o evento foi um sucesso. Ele acredita que a realização do Fórum Norte Gaúcho neste formato conseguiu cumprir com um de seus objetivos que é levar conhecimento para os produtores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos e interessados no tema. Para Luiz, foram disponibilizadas informações importantes sobre as culturas do trigo e milho que, com certeza, ajudarão desde o momento da semeadura até a colheita das lavouras, influenciando positivamente no aumento da produtividade e rentabilidade dos produtores rurais. O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, afirmou que mesmo neste momento de pandemia não poderia deixar de apoiar o evento que visa levar conhecimento e dicas importantes para auxiliar os produtores nas suas lavouras e, também, para que o agronegócio continue forte no seu papel de impulsionador da economia brasileira. Segundo Soligo, a produção agrícola e pecuária garantem segurança alimentar e estimulam o crescimento sustentável do país. O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein, informa que os produtores que assistiram ao Fórum, como nas edições anteriores, têm direito a uma hora máquina gratuita da Prefeitura de Getúlio Vargas. É mais uma forma de o Governo Municipal auxiliar os produtores rurais nas suas propriedades, promovendo e incentivando a atividade rural. Agradecimento As entidades organizadoras do Fórum Norte Gaúcho agradecem de forma muito especial aos patrocinadores do evento, Sicredi Sul Minas, Banco do Brasil, Pionner, Cotrijal, Biotrigo, Brevant Sementes, que entenderam a importância do evento e a necessidade de levar conhecimento aos produtores rurais mesmo em momento de pandemia.
- Vacinação contra gripe tem baixa adesão entre mães e crianças em Getúlio Vargas
A última fase da campanha de vacinação contra a gripe em Getúlio Vargas, que começou no dia 11 de maio, tem um alerta da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social: o número de gestantes, puérperas e crianças menores de seis anos — grupo considerado de risco para a doença — que tomaram a vacina está abaixo do desejável. Crianças vacinadas chegam a 49,65%, gestantes 39,24% e puérperas 42,31%. O número é preocupante, pois o vírus influenza (do qual o H1N1 é um subtipo) é conhecido por provocar complicações respiratórias graves justamente nesses públicos. "Solicitamos às famílias para zelarem pela imunização de seus pequenos, grávidas e às mães que deram à luz recentemente. Estão circulando doenças respiratórias, como a gripe e a Covid-19, e toda medida preventiva é necessária. Ir ao posto rapidamente para se vacinar é um gesto de cuidado individual e coletivo", enfatiza a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti”. Por que é importante se imunizar? Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a vacina da gripe é importante para evitar que a pessoa se contamine com outro vírus potencialmente perigoso. "Isso vai evitar que duas epidemias aconteçam juntas e ainda facilitar o diagnóstico de quem desenvolver a Covid-19, que possui sintomas semelhantes", afirma Graciele. Por isso, leve seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde para fazer a vacina. Atualmente, já estamos na segunda fase da terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2020, que iniciou no dia 18 de maio, com a imunização de professores e adultos de 55 a 59 anos. Até esse momento somente 52,99% dos adultos se vacinaram. Por isso, a secretária da Saúde também faz um chamamento para esse público se vacinar. A Campanha de Vacinação encerra no dia 5 de junho e só será aberta vacinação a toda a população se esses públicos prioritários se vacinarem 100%. Assim, se você conhece alguém que ainda não se vacinou, solicite para ir ao posto de saúde fazer a vacina. Outros públicos que não conseguiram se vacinar nas duas fases anteriores devem procurar uma das UBSs que estão disponibilizando a vacina: UBS São José, UBS Navegantes e UBS Central. O horário da vacinação é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
- Getúlio Vargas: Programa Qualidade de Vida segue com atividades online
A Administração Municipal e a Accias, por meio da Câmara da Saúde do Prodege (Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas), preocupadas com a saúde e qualidade de vida dos munícipes, neste momento em que a rotina de muitas pessoas sofreu alterações com o isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, onde há restrição a aglomerações, iniciaram uma série de atividades online que está sendo repassada aos integrantes do Grupo Qualidade de Vida através do whatSapp. Essa foi a forma encontrada para ajudar este grupo a manter a sua saúde. São vídeos produzidos por profissionais da área da saúde, com foco central na mobilidade e fortalecimento muscular, visando a saúde e o bem-estar das integrantes do grupo. As atividades iniciaram no dia 25 de maio, e são desenvolvidas de segunda a quinta-feira, das 8h30min às 9h. Segundo a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, o grupo iniciou suas atividades em 2016 e não poderia ficar sem acompanhamento, mesmo nesse momento pandemia e isolamento social. Por esse motivo, em parceria com a Accias, a Administração Municipal pensou em um cronograma que estimule e ampare esse público nas áreas física, mental e nutricional. Cronograma das atividades Segundas-feiras: das 8h30min às 9h – espaço reservado para dicas e orientações através da Câmara Técnica da Saúde; Terças-feiras: das 8h30min às 9h – atividades físicas com a professora de Educação Física Marisangela Catto; Quartas-feiras: das 8h30min às 9h – orientações com a Psicóloga Márcia Kerchheinn Secco Fernandez; Quintas-feiras: das 8h30min às 9h – orientações com a Nutricionista Jaíne Moz.
- Concluídas obras estruturais de praças em bairros de Getúlio Vargas
A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está com obras em andamento em diversos locais da cidade. Entretanto, para isso, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e medidas de prevenção são exigências do para que os serviços não parem. No Distrito de Souza Ramos está sendo realizada pavimentação asfáltica com CBUQ (asfalto quente) em rua sem denominação, numa extensão de 158 m x 10 metros de largura, totalizando uma área de 1.580 metros quadrados. O valor da obra é de R$ 326.271,47, sendo que R$ 222.857,14 é proveniente de Emenda Parlamentar do Deputado Tarcísio Perondi e R$ 103.414,33 é contrapartida da Prefeitura. Também está em obras a Rua Sibério Valadares, no Loteamento Nova Era, Bairro Champagnat, sendo realizada pavimentação com pedras irregulares numa extensão de 250 metros x 9 metros de largura, totalizando uma área de R$ 2.250 metros quadrados. O valor da obra é de R$ 215.879,56 e a verba também é proveniente de Emenda Parlamentar do Deputado Alceu Moreira. Fotos: Imprensa PMGV Praças Também já foram concluídas as obras estruturais de duas praças em construção na cidade. Uma delas é a praça localizada na Rua Professor Francisco Stawinski, no Bairro Champagnat, que já está com toda a parte estrutural pronta, como cancha de bocha, campo de futebol cercado, pavimentação interna da praça e das calçadas, aguardando ajardinamento e equipamentos, como brinquedos, academia ao ar livre, floreiras, iluminação, mobiliário urbano necessário como bancos e lixeiras, pintura de todos os elementos construídos em alvenaria ou concreto (cancha, muretas, floreiras, arquibancada, mesas de piquenique). A praça ocupa uma área total do terreno de 3.120m², e o valor investido, até agora, foi de R$ 167.590,72. O investimento total na praça está orçado em R$ 300 mil. Outra praça que já está com a parte das obras estruturais concluída é a do Bairro Monte Claro, que está aguardando somente os equipamentos. O valor investido até agora foi de R$ 17.909,08. No terreno onde será construída a praça localizada no Bairro XV de Novembro já foi feita a recuperação e canalização da sanga e em breve iniciará a terraplanagem. O projeto da praça prevê campo de futebol sete, brinquedos e passeios, além de ajardinamento e embelezamento. Fotos: Imprensa PMGV
- Secretaria de Educação de Getúlio Vargas prepara Plano para retorno às aulas presenciais
Por enquanto, estudantes da rede municipal recebem atividades complementares por meio de plataformas online ou de entrega de material impresso Durante o período de suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) tem realizado inúmeras atividades. Uma das ações de destaque é o estudo da legislação vigente, participação em webinários, webconferências e lives, bem como o acompanhamento das orientações dos especialistas em educação. Concomitante a isso, tem assumido uma postura de escuta ativa diante das demandas que a realidade tem apresentado, seja pelos gestores, professores e comunidade educativa. Para manter esse diálogo, a SMECD realiza periodicamente reuniões remotas utilizando as ferramentas midiáticas disponíveis. Ao longo deste período foram realizados encontros de Formação de Coordenadores, Reuniões de Grupos Dinamizadores, Encontros Pedagógicos, Encontros de Apoio em Tempos de Pandemia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e com o Núcleo de Atendimento Integrado ao Educando. Os profissionais de educação estão sendo orientados a prosseguir com sua formação continuada por meio de cursos on-line em plataformas educativas. Soma-se a isso o fato de que os professores estão encaminhando atividades complementares aos estudantes vinculados à rede municipal, seja por meio de plataformas on-line ou de modo presencial com entrega de material impresso. Essas atividades compõem o Plano de Ação construído pelos professores de acordo com seu plano de trabalho, observando as orientações da BNCC, o nível de atuação e o momento de excepcionalidade vivido. Para qualificar a entrega das atividades, orientou-se que cada escola realizasse uma avaliação diagnóstica com as famílias e estudantes. Por fim, uma das principais preocupações da SMECD diz respeito ao retorno das atividades presenciais. Para tanto, estão sendo realizadas reuniões intersetoriais, a fim de construir uma proposta viável de retorno, que dará origem ao Plano de Contingência Municipal cuja finalidade será garantir o direito à educação e, ao mesmo tempo, salvaguardar a saúde e a vida de todos.
- [ÁUDIO] Dois indivíduos são presos em Getúlio Vargas por tráfico e associação ao tráfico de drogas
Ouça a entrevista do delegado de Polícia Civil de Getúlio Vargas, Jorge Fracaro Pierezan, sobre o caso Dois indivíduos foram presos na terça-feira (26) por tráfico de drogas e associação criminosa no centro de Getúlio Vargas. A ação, realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e 11ª DPRI de Erechim, foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no imóvel de um dos homens. As investigações duraram cerca de 10 dias, e indicavam que moradores do município estavam auxiliando foragidos da Justiça a se esconderem das forças de segurança. A partir da apuração de dados e troca de informações com o Serviço de Inteligência da Brigada Militar, constatou-se que um foragido por roubo a banco estaria no local, um apartamento em um prédio próximo à Praça Flores da Cunha (Calçadão). Além do foragido, o locatário foi preso, também, pelo crime de favorecimento pessoal. No interior do imóvel foram encontradas duas plantas de maconha, cocaína, entre outros objetos de interesse da investigação. Fonte: Imprensa/Polícia Civil Clique aqui e ouça a entrevista do Delegado de Getúlio Vargas sobre a operação.
- Entenda o plano de retomada gradual do ensino no Estado do RS
A elaboração de um plano de retomada das aulas no Rio Grande do Sul passa por um processo complexo, na medida em que resultaria na movimentação de mais de 20% da população gaúcha, entre estudantes das redes pública e privada de diversos níveis de ensino e profissionais ligados à educação e a serviços correlacionados. Devido a essa complexidade, o Executivo anunciou, nesta quarta-feira (27), que dividiu em cinco etapas o retorno gradual das atividades de ensino. A capacidade de adaptação ao distanciamento controlado e suas bandeiras por parte das atividades econômicas é distinta do sistema escolar. Por isso, o governo do Estado realizará o retorno gradual das aulas presenciais, na medida em que observar se há condições de saúde favoráveis, priorizando a proteção da vida dos estudantes, dos professores e dos funcionários. ETAPAS PARA RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES DE ENSINO Etapa 1 – 1º de junho A primeira etapa está prevista para começar em 1º de junho e envolve apenas o ensino remoto, tanto na rede pública como na rede privada. O ensino remoto será na modalidade híbrida, com uso de tecnologia e com a disponibilização de materiais aos pais e responsáveis com dificuldade de acesso via internet. As aulas remotas são prioridade do plano de retomada e alicerce fundamental do modelo híbrido que será implementado. Na rede pública, as aulas serão oferecidas com o apoio da plataforma Classroom, do Google for Education, e envolve o espelhamento de mais de 37 mil turmas, ou seja, criar no ambiente virtual espaços correspondentes para todas as turmas. Além disso, serão criados mais de 300 mil ambientes virtuais/componentes/disciplinas, ofertadas mais de mil turmas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e organizados 2,5 mil pátios para recreio virtual (espaço de integração entre os alunos para que possam conversar e trocar experiências). Também estão previstos criação de salas de professores, serviços de orientação educacional e de coordenação pedagógica virtual. Etapa 2 – 15 de junho Para a segunda etapa, cujo início será em 15 de junho, estão previstas atividades de Ensino Superior, Pós-Graduação e Ensino Técnico Subsequente. A retomada será restrita ao estágio curricular obrigatório e às atividades práticas de ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios. A estimativa é de que 41 mil alunos retornem às aulas nesta etapa. PROTOCOLOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES Ensino Superior, pós-graduações e Ensino Técnico Bandeira amarela e laranja Teto de operação: 50% do alunado (50/50 escala ou revezamento), restrito a atividades práticas de ensino essenciais à conclusão do curso, à pesquisa e a estágio curricular obrigatório. Atividades em laboratórios e plantão individualizado sob agendamento; Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50). Bandeira vermelha e preta Teto de operação: 25% do alunado, restrito a atividades de laboratório essenciais à manutenção de seres vivos, sob agendamento; Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50). Cursos livres Bandeira amarela e laranja Teto de operação: 50% do alunado (50/50 escala ou revezamento); Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50). Bandeira vermelha e preta Fechado Observação: as etapas 3, 4 e 5 ainda serão definidas pelo governo do Estado Etapa 3 – anúncio em 15 de junho para retomada em 1º de julho; Etapa 4 – anúncio em 1º de julho para retomada em 3 de agosto; Etapa 5 – anúncio em 3 de agosto para retomada em 1º de setembro.
- CRAS de Getúlio Vargas receberá 75 cestas básicas de campanha das lojas Quero-Quero
Campanha Desafio do Bem reuniu doações para auxiliar municípios em meio à pandemia do novo coronavírus A campanha de arrecadação de donativos Desafio do Bem, organizada pelo fundo de investimentos Advent International, pela Lojas Quero-Quero e que contou com a participação ativa de seus mais de seis mil colaboradores, além de centenas de comunidades da Região Sul, terminou oficialmente no dia 2 de maio com um número expressivo de doações. Através do valor arrecadado, mais de 26.000 cestas básicas estão sendo distribuídas para os municípios nos quais a rede está presente, motivo de grande alegria e satisfação para todos os envolvidos na ação. A iniciativa partiu do pensamento de ambas empresas de que, num momento tão delicado como o que vivemos, o mais importante é estar ao lado das milhares de famílias afetadas pela crise, fazendo a diferença na vida destas pessoas como forma de minimizar os impactos da pandemia. Foi assim que, em pouco mais de uma semana, a campanha Desafio do Bem tomou forma, mobilizando milhares de cidadãos em prol daqueles que mais precisam. Mais do que uma oportunidade de ajudar o próximo, o Desafio do Bem mostrou a todos que é possível fazer e se sentir parte de algo maior com pequenos gestos e atitudes. A arrecadação das doações aconteceu durante 10 dias (30/04 a 10/05) no site da Lojas Quero-Quero, no aplicativo VerdeCard e também nas lojasfísicas da rede. No momento da doação, os participantes tiveram a oportunidade de escolher a cidade para a qual gostariam de destinar sua contribuição. Somente com o valor arrecadado para Getúlio Vargas, 75 cestas básicas serão doadas para ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A entrega dos alimentos 25/05/2020 realizada a partir de 26/05/2020, com o apoio do Banco de Alimentos, instituição que combate a fome no Brasil há mais de duas décadas. A Lojas Quero-Quero e a Advent International agradecem cada uma das pessoas que fizeram parte desta demonstração de solidariedade, assim como pelo engajamento de todas as comunidades em torno de uma causa tão importante.
- Começa asfaltamento de cerca de 3 km de ruas em Estação
A empresa contratada por meio de licitação iniciou as obras de melhorias na mobilidade urbana no município de Estação. Serão mais de 3 mil metros de asfalto em nossa cidade, aproximadamente 28 quadras. Desses 3 mil metros, aproximadamente 2 mil serão realizados com recursos via Badesul e o restante com recursos próprios, empenho da Administração para que nossos munícipes tenham maior comodidade nos acessos dentro da cidade. Administração pede a colaboração e compreensão dos moradores das ruas citadas, para cuidar a retirada de materiais que ficam nas ruas, assim como a entrada e saída dos veículos nos dias de obras. Ruas em obras Rua Josino Monteiro - entre Rua Paulo Maass e Avenida Santana; Rua Luiz Ribeiro da Silva - nº 105 extensão até Rua Ernesto Luiz Marchetto; Rua Simão Flores – da Avenida Lido Tagliari até a Rua Antônio Tagliari.
- Ministério Público recomenda que Prefeitura notifique todos os casos de síndrome gripal
Também recomenda a adoção das medidas contidas na Portaria SES nº 318/2020 A Promotoria de Justiça de Getúlio Vargas emitiu uma recomendação ao prefeito Mauricio Soligo para que sejam notificados obrigatoriamente todos os casos de Síndrome Gripal (SG), de parte dos serviços de saúde da rede pública e privada, assim como de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados e de óbitos por SRAG; e o cumprimento do que está determinado na Portaria SES nº 318/2020, de 15 de maio de 2020, que normatiza a notificação, monitoramento e encerramento dos casos suspeitos e confirmados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente COVID-19, no Estado do Rio Grande do Sul. Também faz recomendações quanto ao monitoramento de pacientes notificados e à busca ativa de contactantes, para fins de orientação acerca das medidas preventivas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e quanto à medida de isolamento, que deve partir de Prescrição Médica ou por recomendação da Vigilância Epidemiológica Local/Secretaria da Saúde. Além disso, o MP recomenda, ainda que eventual descumprimento das medidas de isolamento seja comunicado o incidente à autoridade policial e ao Ministério Público, para as providências legais cabíveis (arts. 7º e 8º da Portaria Interministerial nº 05/2020). Conforme o texto, o Ministério Público recomenda à Prefeitura a adoção das seguintes medidas especificamente quanto aos Profissionais de Saúde: “a) SINTOMÁTICOS: a.1) afastamento imediato do trabalho e isolamento por 14 dias após início dos sintomas, bem como seus contatos domiciliares; a.2) diagnóstico Positivo (RT-PCR ou teste rápido): permanece em isolamento até completar o período de 14 dias; também seus contatos domiciliares; a.3) resultado Negativo por RT-PCR: avaliação clínica prévia para retorno ao trabalho; contatos domiciliares podem retomar suas atividades; a.4) resultado : retorno imediato Negativo por testagem rápida às atividades, com uso de máscara até completar 14 dias; b) ASSINTOMÁTICOS E CONTACTANTES: b.1) contato com colega de trabalho confirmado: permanece trabalhando, com uso de máscara e se submete a testagem rápida - resultando positivo: isolamento por 14 dias do início dos sintomas do contato confirmado; resultando negativo, continua trabalhando; b.2) contato com caso domiciliar positivo ou suspeito: Se o contato resultar positivo: profissional permanece em isolamento por 14 dias (após início dos sintomas do contato confirmado) e realiza teste rápido. Se o caso domiciliar testar negativo: o profissional retorna de imediato ao trabalho, com uso de máscara, dispensando teste rápido sorológico.” Em resposta à Promotoria, o Governo Municipal informa que as recomendações do Promotor de Justiça Dr. Gustavo Burgos de Oliveira estão todas elencadas no Plano de Contingência e Ação do Município de Getúlio Vargas para Infecção Humana Covid – 19, que já está sem sua quarta versão, atualizada em 12 de maio de 2020. Anexo estão todas as recomendações do Ministério Público de Getúlio Vargas.
- [ÁUDIO] Prefeitura de Getúlio Vargas divulga plano de contingência à Covid-19
Prefeito de Getúlio Vargas e secretária da Saúde e Assistência Social explicam documento Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, o prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo (PP), e a secretária da Saúde e Assistência Social do Município, Gracieli Possenti, explicaram, com detalhes, todos os pontos do Plano de Contingência Contingência e Ação do Município de Getúlio Vargas para Infecção Humana Covid – 19. O documento foi elaborado pelo Plano Municipal de Contingência ao coronavírus, que é composto pelas seguintes pessoas: Graciele Débora Possenti - Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social; Tatiana Novelli de Oliveira - Diretora de Ações e Serviços em Saúde; Andressa Vedovatto - Coordenadora Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador; e Centro de Operações Emergenciais (COE). Clique aqui e ouça a entrevista.
- Getúlio Vargas tem 10 casos confirmados de Covid-19
Destes, nove estão recuperados A secretaria da Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, divulgou mais um boletim informativo sobre o coronavírus na cidade. Até a noite da última quarta-feira (27), Getúlio Vargas tinha 10 casos confirmados da doença. Porém, destes, apenas um está ativo. Ou seja, nove pessoas já estão recuperadas da doença. Ainda, 28 pessoas estão em isolamento preventivo e 40 testes deram negativo para Covid-19. Região Estação - 12 casos confirmados (10 recuperados); Ipiranga do Sul - nenhum caso; Sertão - 6 casos (4 recuperados); Floriano Peixoto - 11 casos (11 recuperados); Erebango - 5 casos.













![[ÁUDIO] Dois indivíduos são presos em Getúlio Vargas por tráfico e associação ao tráfico de drogas](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_90843fd0421746778c935c11ec4fdb58~mv2.jpg/v1/fit/w_176,h_124,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/1077ee_90843fd0421746778c935c11ec4fdb58~mv2.jpg)




![[ÁUDIO] Prefeitura de Getúlio Vargas divulga plano de contingência à Covid-19](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_162ef95bdcef4c4ea5b5285858615324~mv2.jpg/v1/fit/w_176,h_124,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/1077ee_162ef95bdcef4c4ea5b5285858615324~mv2.jpg)
