12709 resultados encontrados com uma busca vazia
- MEC disponibilizará internet a alunos de universidades federais
O Ministério da Educação (MEC) informou que vai disponibilizar acesso à internet para alunos de universidades e de institutos federais em situação de vulnerabilidade social, para que possam acompanhar as aulas durante o período de isolamento social adotado para evitar a disseminação do novo coronavírus. A princípio serão beneficiados 400 mil alunos com renda familiar inferior a meio salário-mínimo, mas a ideia é que esse número chegue a 900 mil alunos cuja renda familiar seja de até 1,5 salário-mínimo. A medida foi anunciada na última segunda-feira (17) em coletiva de imprensa online. De acordo com o MEC, a expectativa é de que a benefício abranja 797 municípios com campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Institutos Federais (IF). Aos 400 mil alunos com renda familiar de até meio salário-mínimo serão disponibilizados bônus de dados móveis que serão gerenciados pela instituição de ensino. Eles terão validade de 90 dias e os créditos serão de 10 gigabytes a 40 gigabytes. Há também a possibilidade de fornecimento de pacotes de dados móveis por meio de chips pré-pagos, que terão validade de 30 dias e créditos de dados que variam de 5 gigabytes a 40 gigabytes. Fonte: Agência Brasil
- Ipiranga do Sul realiza mais uma blitz em combate à Covid-19
Município registrou apenas um caso confirmado A Secretaria de Saúde de Ipiranga do Sul realizou mais uma blitz na rua onde os profissionais de saúde verificam a temperatura e orientam as pessoas sobre os cuidados necessários de prevenção à pandemia. Ipiranga do Sul, que integra a região Alto Uruguai, apresenta o menor índice de contaminação conforme último mapa da Amau (12). Até agora o município registrou apenas um caso positivo. A região Alto Uruguai tem 212 casos ativos e 33 óbitos registrados.
- Chuva da última semana ajudou RS a melhorar índice de isolamento social
Região de Erechim (R16) ficou com média de isolamento social de 38,9% nos dias de semana e 43,1% no fim de semana A instabilidade do tempo é um dos fatores que influenciam o comportamento da população. Períodos nos quais a chuva registra precipitação média acima de 10 mm, como ocorreu em alguns dias da semana passada, cresce a média de quem evita aglomerações ou sair de casa sem necessidade, se assemelhando aos finais de semana. É o que mostra o mais recente estudo do índice de isolamento social, divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Comitê de Dados do governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. No último período de sete dias do monitoramento, o índice ficou em 40,1%. O resultado medido entre os domingos 9 e 16 de agosto recoloca o Rio Grande do Sul entre os Estados melhores posicionados no ranking nacional, agora no quarto lugar geral e acima da média do país, que segue estabilizada na faixa dos 38%. Na semana anterior, marcada pela reabertura das atividades do comercio não essencial, o RS havia despencado para 13ª posição do país, com 38,6% de índice de isolamento, o menor desde o mês de março. Para auxiliar no combate ao contágio pelo novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%. O comportamento dos gaúchos segue à frente dos Estados vizinhos. Santa Catarina (38,3%) e Paraná (38%) se mantêm próximos da média nacional e na segunda metade da tabela. O RS fica atrás apenas de Acre (42%), Piauí (41,4%) e Ceará (40%). Confira aqui o documento divulgado pelo Comitê de Dados.
- Conta de luz e aluguel impactam em cerca de 50% nas contas das famílias com renda de até R$ 1.534
Apontamento foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) O Indicador de Inflação por Faixa de Renda, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), revela que, em julho, houve aceleração inflacionária para todas as classes de renda pelo segundo mês consecutivo. A variação para família com renda até R$ 1.534 foi de 0,38%, percentual acima da inflação observada para família com renda de R$ 15.345, que foi de 0,27%. Segundo o Ipea, os reajustes de 2,6% na tarifa de energia e de 0,53% no aluguel foram os dois fatores que mais elevaram a inflação para as famílias mais pobres, correspondendo a 50% da variação. Variações do preço de carnes e leites, a alta do grupo transportes também influenciaram no quadro inflacionário. Para a classe de renda mais alta, o preço do combustível foi responsável por quase 65% de toda a inflação registrada em julho. No acumulado do 2020, a inflação continua mais amena para as classes mais altas (0,03%), em comparação aos segmentos de renda mais baixa (1,2%).
- Regiões gaúchas habilitam protocolos específicos de combate à pandemia
Novo Hamburgo, Taquara e Canoas foram as primeiras regiões gaúchas a habilitarem protocolos regionais dentro do prazo de 48 horas após a apresentação do Plano de Prevenção e de Enfrentamento à Pandemia. Até esse domingo (16), cinco regiões tinham apresentado os planos específicos, previstos na gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado desde o dia 11 de agosto, previsto em decreto estadual. A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam) recebeu também os planos das regiões de Pelotas e Norte-Passo Fundo. Algumas regiões, segundo a Secretaria, ainda estão sob análise ou não tiveram os protocolos habilitados. Para a elaboração de um protocolo específico, é preciso criar comitês científicos regionais de combate à covid-19. Além disso, é necessária a aprovação por maioria absoluta, ou seja, 2/3 dos prefeitos de cada região covid. Os municípios que quiserem aderir à cogestão devem informar o conteúdo do plano, os protocolos, os pareceres técnicos e uma planilha comparativa com os protocolos do estado e publicados no site da prefeitura 24 horas antes de entrarem em vigor. Segundo o governo, o plano regional só será válido se houver medidas de proteção à saúde pública com embasamento científico, com critérios epidemiológicos e sanitários e deve ser assinado por responsável técnico, médico ou profissional da vigilância em saúde, com mais de dois anos de atuação.
- TCU identifica 90 mil beneficiários irregulares do auxílio emergencial de preservação do emprego
De acordo com uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), mais de 90 mil pessoas podem ter recebido o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) de forma irregular. As fraudes podem somar mais de R$ 150 milhões em pagamentos duplicados ou para pessoas que não se encaixam nos requisitos do programa. Com base nesses dados, o TCU identificou pessoas que chegaram a solicitar o benefícios mais de quatro vezes. Também foi identificado pagamento para trabalhadores que já morreram e servidores públicos. Na avaliação do ministro de contas Bruno Dantas, causa perplexidade que o governo use bases de dados desatualizadas para validar os pedidos. O tribunal demandou que o governo reveja as bases de dados para corrigir os problemas. Já são 12 milhões de trabalhadores que tiveram seus empregos mantidos por meio do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Instituído pelo Ministério da Economia por meio da Medida Provisória 936, o programa permite a redução da jornada de trabalho e de salário ou suspensão de contratos. Para que o sustento dos trabalhadores não seja comprometido, o governo paga o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), calculado com base no seguro desemprego que o trabalhador receberia se fosse demitido. De acordo com a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), até o fim de julho foram firmados 13,4 milhões de acordos de trabalho. 92,9% deles foram habilitados pelo governo. O governo também pagou R$ 18,6 bilhões ao conjunto de trabalhadores que podem receber o BEm. O valor representa a menos de 40% do que foi liberado em créditos extraordinários. O tipo de acordo que se destacou foi o de suspensão do contrato, que representou 54,4% do total. 44,4% dos acordos pediam redução da jornada de trabalho e do salário. O valor médio das parcelas do BEm é de R$ 863 reais.
- Agências da Caixa terão novo horário de atendimento a partir desta terça-feira (18)
O atendimento ao público será feito das 8h às 13h A partir desta terça-feira (18), as agências da CAIXA passarão a funcionar em novo horário, das 8h às 13h, para o atendimento a serviços essenciais. O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas, pois todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento serão atendidas. Os recursos do Saque Emergencial do FGTS e do Auxílio Emergencial podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem. Os usuários que precisam atualizar o cadastro no aplicativo, podem enviar a documentação pelo próprio App. Pagamentos em espécie Nesta terça-feira, começa o saque em espécie do Auxílio Emergencial para os beneficiários do Bolsa Família com NIS final 1. Já no Saque Emergencial do FGTS, atualmente, podem realizar saque em espécie os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Os pagamentos do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS seguem os calendários já divulgados. Confira nos links abaixo: http://www.caixa.gov.br/auxilio http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/saque-FGTS Canais digitais A CAIXA orienta os clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais. Consulte abaixo os serviços disponíveis no Internet Banking CAIXA – Internet e celular: Estão disponíveis ainda os serviços em aplicativos para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação. Últimos números Até o momento, o banco já pagou R$ 156,8 bilhões para 66,2 milhões de pessoas. Foram 223,5 milhões de pagamentos. O site auxilio.caixa.gov.br recebeu 1,62 bilhão de visitas e a central exclusiva 111 registra mais de 441 milhões de ligações. O aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial teve 112,7 milhões de downloads e o aplicativo CAIXA Tem, para movimentação da poupança digital, ultrapassa 202 milhões de downloads.
- Getúlio Vargas registra mais um óbito e mortes por Covid-19 chegam a três
Getúlio Vargas registrou, na última sexta-feira (14) às 17h, o terceiro óbito por Covid-19. Trata-se de um homem de 67 anos, que estava internado no Hospital São Roque desde o dia 12 de agosto. A morte foi causada por insuficiência respiratória aguda e uma parada cardiorrespiratória, por consequência da Covid-19. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, que lamenta o ocorrido e se solidariza com a família enlutada.
- Começa nesta segunda (17)prazo para entrega da declaração de propriedade rural
Desde às 8h desta segunda-feira (17), os proprietários rurais de todo o país começam a enviar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2020. O prazo de entrega vai até as 23h59min59s de 30 de setembro. A Receita Federal espera receber 5,9 milhões de declarações este ano, cerca de 104,5 mil a mais que as 5.795.480 enviadas em 2019. A declaração só pode ser preenchida por meio do programa gerador da declaração, que pode ser baixado na página do órgão na internet a partir desta segunda-feira. Devem apresentar a declaração pessoas físicas e jurídicas proprietárias, titulares do domínio útil ou que detenham qualquer título do imóvel rural. Apenas os contribuintes imunes ou isentos estão dispensados de entregar o documento. O produtor que perdeu ou transferiu a posse ou o direito de propriedade da terra desde 1º de janeiro também está obrigado a apresentar a declaração. A DITR deve ser preenchida no computador, por meio do programa gerador. O documento pode ser transmitido pela internet ou entregue em pendrive (mídia removível acessível por porta USB) em qualquer unidade da Receita Federal. Quem perder o prazo pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 50. O contribuinte que identificar erros nas informações pode enviar uma declaração retificadora, antes de o Fisco iniciar o lançamento de ofício, sem interromper o pagamento do imposto apurado na declaração original. O Imposto sobre Propriedade Territorial Rural pode ser pago em até quatro parcelas mensais, mas nenhuma quota pode ser inferior a R$ 50. O imposto inferior a R$ 100 deve ser pago à vista até 30 de setembro, último dia de entrega da declaração. O pagamento pode ser feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) em qualquer banco ou por transferência eletrônica de instituições financeiras autorizadas pela Receita. Fonte: Agência Brasil
- Mapa preliminar da 15ª rodada do Distanciamento Controlado recebe 28 pedidos de reconsideração
O mapa preliminar da 15ª rodada do Distanciamento Controlado recebeu, nas últimas 36 horas, 28 pedidos de reconsideração por parte de municípios e associações regionais. Divulgado na sexta-feira (14), o levantamento aponta 16 regiões com bandeira vermelha (alto risco) e cinco com laranja (risco médio). Não houve pedido de bandeira laranja para amarela – todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja. Do total, nove vieram dos municípios e 19 das associações regionais. No domingo passado (9), o Estado recebeu 25 recursos, o menor número desde que a instância recursiva foi adotada. Na 13ª rodada (2), o mapa preliminar recebeu 34 recursos sobre as também 12 regiões em bandeira vermelha. No dia 26/7, foram 49 pedidos de reconsideração. Na 11ª rodada, 59 recursos; na 10ª rodada, 63; na nona, 37; na oitava houve o maior número até agora: 67; e na sétima rodada, primeira vez que o governo abriu a instância recursal, foram 30. As 16 regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus são Uruguaiana, Guaíba, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Caxias do Sul, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo e Pelotas. Veja como ficou o mapa preliminar no site distanciamentocontrolado.rs.gov.br.
- Voz do Brasil terá novas regras de transmissão no rádio
Rádios comerciais vão poder retransmitir o programa oficial de informações dos poderes da República entre 19h e 21h Em decreto publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro determinou novas regras para a retransmissão de a “A voz do Brasil”, programa oficial de informações dos Poderes da República pelas emissoras de rádio. De acordo com o decreto, as rádios comerciais vão poder transmitir a Voz do Brasil entre 19h e 21h, exceto aos sábados, domingos e feriados. Para as emissoras de radiodifusão educativas e aquelas vinculadas aos Poderes Legislativos federal, estaduais, distrital e municipais, o programa deverá começar às 19h. O decreto estabelece que as emissores de rádio ficam obrigadas a veicular, todos os dias, às 19h, exceto aos sábados, domingos e feriados, inserção que informe sobre o horário de transmissão de a Voz do Brasil. O texto também prevê que o Ministério das Comunicações vai poder flexibilizar ou dispensar, por tempo determinado, a retransmissão do programa. A flexibilização permitiria a transmissão do programa no mesmo dia, mas em horários diversos. Já a dispensa, desobrigaria a retransmissão do programa em qualquer horário em determinado dia. A Voz do Brasil completou 85 anos no mês passado e é o programa de rádio mais antigo do país.
- Eleições 2020: agentes públicos estão proibidos de fazer publicidade a partir deste sábado (15)
Medida vale para prefeitos, vereadores e todos os agentes públicos; objetivo é garantir isonomia do pleito A partir deste sábado (15), agentes públicos de todo o país estão proibidos de fazer publicidade, propaganda ou pronunciamento em rádio e televisão. As restrições são parte de diversas condutas vedadas no período que antecede às eleições municipais, cujo primeiro turno ocorre no dia 15 de novembro. O objetivo, segundo a lei, é garantir que todos os candidatos tenham igualdade de oportunidades no pleito. No entanto, de acordo com Emenda Constitucional Nº. 107, aprovada em julho, há uma exceção para as eleições deste ano: publicidade e divulgação de ações de enfrentamento e orientação à população em torno da pandemia estão permitidas. É consenso entre os especialistas que os candidatos não poderão associar sua imagem pessoal a medidas de combate à Covid-19 e que a publicidade institucional de atos e campanhas destinados ao enfrentamento da pandemia e à orientação da população devem ter caráter “educativo e informativo”, apenas. Gustavo Dantas, advogado especialista em Direito Eleitoral, afirma que os gestores municipais devem ficar atentos ao que vão falar na hora das entrevistas e da divulgação de dados sobre a Covid-19. “Ele não pode vincular o seu nome à determinada conquista que houve nesse período do coronavírus. Tem que ser uma propaganda impessoal e com fins eminentemente educacionais”, orienta. O que diz a lei De acordo com a Lei nº 9.504, conhecida como Lei da Eleições, os agentes públicos (inclusos aqui os prefeitos, vereadores, parlamentares e outros) não podem praticar uma série de condutas que lhes dê vantagem na corrida eleitoral contra outros candidatos. Duas das proibições passam a valer três meses antes do primeiro turno do pleito. Em primeiro lugar, os agentes públicos não podem autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral. A pandemia da Covid-19 se encaixa em uma dessas exceções. Gustavo Dantas exemplifica o que seria considerado ilegal para a Justiça Eleitoral. “O candidato não pode participar de inauguração de obras públicas e nem aquele ocupante de cargo na administração pode usar da propaganda para se promover. Um vereador, por exemplo, não pode se vincular a uma obra pública dizendo que, em razão dele, determinada ação foi feita”, aponta. Além disso, os gestores não podem fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito. Mais uma vez, há uma ressalva: quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria “urgente, relevante e característica das funções de governo”. Punições Para aqueles que divulgarem publicidade ou propaganda fora das regras estabelecidas em lei, há uma série de punições. Gustavo Dantas afirma que a Justiça Eleitoral avalia “caso a caso”. As sanções levam em conta, também, a influência que as irregularidades podem ter sobre o resultado nas urnas, mas, segundo ele, não há passe livre para pequenos abusos. Rodrigo Garrido elenca as possíveis sanções que prefeitos, vereadores e demais agentes públicos podem sofrer caso desrespeitem as regras. “As punições podem ir da multa, cassação do registro do diploma até mesmo a responsabilização por ato de improbidade administrativa com a perda do cargo e suspensão dos direitos políticos”. Eleições 2020 Previstas para outubro, as eleições municipais deste ano foram adiadas para novembro, por causa da pandemia da Covid-19. O primeiro turno está marcado para o dia 15. Já o segundo, para o dia 29 do mesmo mês. Na emenda à Constituição que os parlamentares aprovaram há a possibilidade de eleições suplementares nas cidades que não apresentarem condições sanitárias seguras para realizar o pleito. Na prática, o texto permite que as regiões que estiverem com alta propagação da Covid-19 na época das eleições possam adiar a votação, após aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Congresso Nacional.
- Estação: penúltima parcela do IPTU vence na próxima segunda (17)
A Secretaria da Fazenda do Município de Estação informa aos senhores contribuintes que a 4ª parcela do IPTU 2020 vence dia 17 de agosto e a última parcela no dia 15 de setembro. Para emissão online acesse http://sistema.pmestacao.com.br:8090/sys530/publico/tributos/iptu.xhtml Feito esses passos, os dados que são solicitados são os seguintes: CPF/CNPJ, Código do Imóvel (encontra-se nas guias de anos anteriores em dados do imóvel). Para finalizar clicar em EMITIR. Em caso de maiores informações fale com Fábio ou Rodrigo, pelo fone 3337-1166 até às 13h30min.
- Primeiro semestre de 2020 registra menor número de mortes no trânsito do RS em 14 anos
Com menor circulação de pessoas e veículos nas ruas em função da pandemia, o Rio Grande do Sul registrou, no primeiro semestre, o menor número de mortes no trânsito desde 2007, quando o DetranRS adotou a metodologia atual de acompanhamento dos feridos em até 30 dias depois do acidente. Foram 696 mortes em acidentes de trânsito de janeiro a junho de 2020, número 14% menor do que o verificado nos primeiros seis meses do ano passado. A redução semestral é a maior desde 2016, quando as mortes haviam caído 15% em relação ao mesmo semestre do ano anterior. O balanço da acidentalidade 2020 foi divulgado na quinta-feira (13). Comparando-se ao primeiro semestre de 2019, verificou-se a redução da acidentalidade em todos os tipos de usuários (motoristas, pedestres, ciclistas etc.), exceto entre os motociclistas. Apesar da pandemia, o número de condutores de duas rodas mortos no semestre foi exatamente o mesmo do ano passado: 200 vidas perdidas. Segundo o diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci, há uma preocupação com esses condutores, muitos deles profissionais que seguiram trabalhando durante o período de isolamento social com o aumento da demanda por entregas. “Eles merecem uma atenção especial do Estado, assim como os profissionais da saúde, já que estão mais expostos, não somente ao vírus, mas também às ocorrências de trânsito, como nos mostram as estatísticas”, avaliou. Alguns municípios destacam-se na redução da acidentalidade. Analisando-se os que registraram mais de 20 mortes na soma dos primeiros semestres de 2019 e 2020, Caxias do Sul, Pelotas e Gravataí tiveram as maiores reduções: 68%, 61% e 50%, respectivamente, representando 58 vidas preservadas no semestre somente nessas três cidades. O registro de acidentes com morte também teve uma queda histórica. Foram 638 acidentes que resultaram em uma ou mais mortes no semestre. O número é o mais baixo da série histórica e 14% menor que no mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 740 acidentes com mortes nas ruas e rodovias gaúchas. Texto: Ascom DetranRS
- Floriano Peixoto: famílias recebem cestas básicas vindas do reconhecimento de situação de emergência
O município de Floriano Peixoto recebeu o repasse de R$ 25.041,60 da União, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Regional e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para a aquisição de cestas básicas que foram distribuídas a população atingida pela estiagem. A entrega das mesmas aconteceu direto nas propriedades dos munícipes, com um trabalho conjunto do Escritório Municipal da ASCAR-EMATER, da primeira Dama Ivana Salvador Giaretta, da Secretaria Municipal de Assistência Social,Secretaria de Obras e dos representantes da Defesa Civil do município.
- Governo do Estado do RS paga R$ 84 milhões a hospitais
Cerca de 200 hospitais do Rio Grande do Sul que prestam serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) receberam do governo do Estado nesta quinta-feira (13) um pagamento de R$ 84 milhões. Desse montante, proveniente do Tesouro do Estado, R$ 68 milhões se referem aos incentivos estaduais pela oferta de serviços como porta de entrada para urgência e emergência, plantões presenciais em algumas especialidades prioritárias, atendimento a gestantes de alto risco e rede de atenção ao parto e complementação de diárias de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), entre outros. Os R$ 16 milhões restantes são um complemento estadual dos valores repassados pelo Ministério da Saúde às instituições hospitalares, que servem para custear procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade (complemento do Teto MAC). Com este pagamento, o governo mantém a regularidade dos repasses na área da saúde, uma das prioridades desde o início da gestão atual. Fonte: Ascom SES
- Estação: retornam atendimentos na UBS Navegantes
No último dia 12, pela manhã, iniciaram os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Navegantes. Ela estava desativada há alguns anos e, após pesquisa, constatou-se a viabilidade de retorno das atividades para abranger os moradores das comunidades de Navegantes e Vista Alegre, agilizando assim o atendimento e liberando o fluxo das unidades da cidade. O espaço ganhou sala de espera, sala de triagem, um consultório médico e um consultório odontológico. Os profissionais da saúde estarão na unidade nas segundas e últimas quartas-feiras de cada mês, pela manhã, das 8h30min às 11h30min e os agendamentos estão sendo realizados pela fone 3337-2320, na UBS central. Com mais este espaço o município visa a melhoria aos atendimentos dos usuários do Sistema de Saúde.
- Finalizada obra de reforma na quadra coberta do Bairro São José, em Estação
Foi entregue, em ato simbólico, à comunidade estaçonense, na última semana, a reforma da quadra coberta do Bairro São José. A reforma era de extrema importância, pois o espaço era aberto e não possibilitava a utilização em dias frios e chuvosos. Com o novo projeto os usuários terão um ambiente próprio, com banheiros novos e adaptados, portas de segurança, prezando o bem estar, tudo para proporcionar o incentivo e a melhor qualidade na prática de esportes. O mesmo também poderá ser utilizado para a realização de eventos em geral. A Secretária de Educação, Simone Galafassi e sua equipe, juntamente com o presidente da comunidade e a direção da Escola Aurélio Casteli, agradecem e parabenizam todos por mais esta conquista.
- Prefeitura de Getúlio Vargas utilizará meios eletrônicos somente para atualizações sobre a Covid-19
A partir desta sexta-feira (14) com o início do período eleitoral, a prefeitura de Getúlio Vargas manterá, no site e na página do Facebook, apenas as atualizações e informações referentes à Pandemia do Coronavírus. O espaço para comentários destes canais estará desabilitado. Mas se você tiver dúvidas ou precisar de outras informações, pode entrar em contato com a Prefeitura pela Ouvidoria.
- Operação Rajada II desarticula organização criminosa em Getúlio Vargas
Na manhã desta sexta-feira (14), a Polícia Civil deflagrou a Operação Rajada II, nos municípios de Getúlio Vargas, Sertão, Bagé e Erechim. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisões preventivas. Na ação 14 pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido, além disso foram apreendidos 28 celulares, sete armas de fogo,dois veículos, duas lunetas, maconha, cocaína, R$7.214,00 e duas balanças de precisão, além de outros objetos relacionados a investigação. A operação é resultado de aproximadamente quatro meses de investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, e objetivou desarticular uma quadrilha envolvida no tráfico de entorpecentes e no envio de veículos furtados/roubados para outros estados e, até mesmo, para outros países. Este mesmo grupo planejava ainda executar pelo menos três roubos a banco na região norte do Estado, que foram evitados a partir de ações da Polícia Civil, desenvolvidas entre os meses de maio e junho deste ano. A operação RAJADA teve início em 26 de maio de 2020, com a prisão de dois indivíduos, sendo que um deles era um conhecido assaltante de bancos, o qual se encontrava foragido do sistema prisional. Com a prisão destes criminosos, novos suspeitos passaram a ser investigados até que desencadeou-se a primeira fase da Operação Rajada, em 04 de junho de 2020, que culminou com a apreensão de armas, dentre as quais, uma submetralhadora. A partir da primeira fase da Operação Rajada, verificou-se a existência de uma rede de criminosos, que possuíam como vínculo comum o tráfico de entorpecentes. Este grupo seria o responsável por grande parte do tráfico de drogas em Getúlio Vargas, porém atuaria em toda a região norte. Uma das formas de financiar o tráfico e manter a estrutura financeira do grupo era através do cometimento de roubos e receptação de veículos furtados/roubados. Tais veículos obtidos criminosamente eram destinados para fornecedores de entorpecentes de outros estados e países. Com a intensiva da Polícia Civil, em Junho deste ano, as lideranças da organização criminosa fugiram de Getúlio Vargas, vindo a se esconder em Erechim e São Gabriel. Após um contínuo trabalho de investigação, aliado aos serviços de inteligência policial disponíveis, o principal líder da quadrilha foi localizado em Erechim, hoje, durante a operação, onde permanecia escondido das autoridades policiais. Outro membro da organização criminosa, teria fugido para São Gabriel, onde foi preso hoje, também durante a operação, por policiais civis daquele município. A ação de hoje contou com a participação de 139 policiais civis, das regiões de Erechim, Passo Fundo, Vacaria, Soledade, Carazinho, Bagé e Cruz Alta. Maiores informações podem ser obtidas com o delegado Jorge Fracaro Pierezan, titular da DP de Getúlio Vargas. Confira a coletiva de imprensa, transmitida ao vivo no Facebook do Grupo Sideral de Rádios: Fonte: Imprensa Polícia Civil



















