12695 resultados encontrados com uma busca vazia
- Secretarias municipais de Erebango voltam ao horário normal de atendimento
O turno único na prefeitura de Erebango encerrou na semana passada e nesta segunda-feira (1º), todas as repartições públicas do município retornaram ao horário normal de atendimento, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A saúde foi o único setor que havia mantido as atividades, mesmo no período de turno especial. O prefeito, Valmor José Tomelero, enaltece a importância do tempo integral na agilidade dos serviços e destaca que as atividades estão sendo intensificadas, com toda a equipe à disposição da comunidade. “O primeiro mês esteve direcionado à reorganização do trabalho no município. Nessa fase está sendo avaliado o processo de volta às aulas, priorizando os cuidados sanitários e as adequações das instalações. Do mesmo modo, prossegue a recuperação completa do parque de máquinas para posterior melhoria das estradas já pensando na safra agrícola que se aproxima”, ressalta. Nesses dias terá início, ainda, a limpeza e organização da área urbana.
- Conta de luz seguirá com bandeira amarela em fevereiro
A bandeira tarifária das contas de luz permanecerá na cor amarela em fevereiro, informou na sexta-feira (29) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o preço da energia fica em R$ 1,34 para cada 100 quilowatts consumidos por hora. O valor é o mesmo que havia sido estabelecido para janeiro. Segundo a agência, apesar de fevereiro ser um mês tipicamente mais chuvoso, os reservatórios das hidrelétricas seguem em recuperação lenta, o que demanda maior contenção do consumo. "A combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica sinaliza patamar desfavorável de produção de energia pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)", informou a Aneel. O sistema de bandeiras é utilizado para gerir o valor cobrado aos consumidores a partir das condições de geração de energia. Quando o quadro piora, a bandeira pode ser alterada em uma escala que vai de verde (sem taxa extra) para amarela (taxa extra de R$ 1,34 por 100 Kw/h) e, no pior cenário, para a vermelha (R$ 6,2 por 100 Kw/h). Fonte: Agência Brasil
- Segunda remessa de CoronaVac será distribuída às coordenadorias regionais na segunda, dia 1°
As outras 170,8 mil doses da primeira remessa, para a segunda aplicação, também serão repassadas no mesmo dia O destino da terceira remessa de vacinas contra o coronavírus, recebida em 25 de janeiro, foi definido. O lote de 53,4 mil doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, será enviado aos municípios nesta segunda-feira (1°/2). Na ocasião, também haverá entrega de outras 170,8 mil doses de CoronaVac recebidas na primeira remessa, reservadas para a segunda dose. Os critérios para a aplicação desses imunizantes foram debatidos entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e equipe técnica, durante reunião virtual com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), nesta sexta-feira (29/1). Inicialmente, a segunda remessa de Coronavac destinava-se à continuidade da vacinação de trabalhadores da saúde que atuam diretamente na linha de frente de combate à Covid-19. No entanto, a Secretaria da Saúde (SES) optou por utilizar parte das doses para fazer algumas correções. As doses restantes serão encaminhadas a esses profissionais ainda não imunizados. Isso significa que todas as 53,4 mil doses da Coronavac serão utilizadas para a aplicação da primeira dose. A Secretaria da Saúde se baseou em dados da base apresentada pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, que toma por base as campanhas de influenza cuja vacinação inclui pessoas de 18 a 59 anos. A vacinação contra a Covid-19, porém, inclui trabalhadores da saúde de idade superior a 59 anos, o que fez com que o cálculo inicialmente utilizado para a distribuição de vacinas precisasse de ajustes. O CNES informou uma estimativa de 361 mil trabalhadores da saúde e, com as correções, o valor de referência passa a ser 407 mil. Além disso, algumas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) não estavam cadastradas no CNES, o que fez com que o número real de idosos institucionalizados fosse subestimado. O objetivo é que, com esse quantitativo, todos os municípios atinjam 100% de vacinação dos grupos prioritários de indígenas aldeados, população de 60 anos ou mais institucionalizada e pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas. As demais doses serão destinadas para garantir a continuidade da imunização da primeira dose dos profissionais de saúde de linha de frente que ainda não foram vacinados. Dessa forma, cidades que ainda não receberam o total correspondente a esses de profissionais receberão um volume de doses que vai assegurar que nenhum município tenha recebido menos do que 66% das doses previstas para essa população, também prioritária nesta fase da campanha. A logística de distribuição será a mesma utilizada nas outras duas distribuições, com apoio aéreo e terrestre. Essa é a terceira remessa de vacinas recebida pelo Estado. O primeiro lote, com 341,8 mil vacinas CoronaVac, chegou em 18 de janeiro. Somado às 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca, recebidos em 24 de janeiro, o Rio Grande do Sul recebeu, até agora, um total de 511,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Fonte: Imprensa Governo do RS
- Em novo decreto, governo do RS restringe aglomerações em celebrações em qualquer nível de bandeira
Com a proximidade das celebrações em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes e à Iemanjá e a necessidade de evitar a propagação de coronavírus, o governo do Estado publicou neste sábado (30/1) atualização do Decreto 55.736, que estabelece os protocolos do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. Entre as novas medidas estão a proibição de aglomerações com mais de 10 pessoas em todas as celebrações religiosas para qualquer bandeira a partir de agora e, visando exclusivamente o próximo feriado, todas as praias do litoral e as águas internas (rios e lagoas) do Estado devem ser interditadas das 18h de segunda-feira (1°/2) até as 8h de terça (2/2). As medidas foram discutidas entre o governador Eduardo Leite e líderes de diferentes credos na manhã de sexta. Além das regras sujeitas à fiscalização, entidades representantes de religiões de matriz africana e católica definiram agir juntos, no sentido de conscientizar os fiéis a seguirem os protocolos e, antes de mais nada, protegerem a si mesmos e aos outros, principalmente os mais idosos, que são a maioria em muitas das celebrações religiosas. “Todas as manifestações religiosas merecem, têm e seguirão tendo o nosso respeito. Mas, a partir do momento em que geram aglomerações e que isso pode significar a disseminação do vírus, mais pessoas contaminadas e perdermos pessoas queridas, isso se torna uma responsabilidade coletiva”, afirmou o governador durante reunião realizada no Palácio Piratini na sexta-feira (29). Como os líderes religiosos já haviam cancelado procissões e excursões em grupo e optado por realizar carretas em homenagem à Iemanjá e Navegantes, o decreto também estabelece regras para esse tipo de atividade, permitindo que as pessoas fiquem exclusivamente dentro dos veículos. Missas e serviços religiosos seguem permitidos desde que obedeçam ao limite de 50% de público na bandeira amarela, 30% na bandeira laranja e 20% ou máximo 30 pessoas na vermelha. Em todos níveis, a ocupação de assentos deve ser intercalada, respeitando distanciamento mínimo de um metro entre pessoas e/ou grupos de coabitantes, e o uso de máscaras é obrigatório. Entenda as principais medidas: TODOS OS FESTEJOS RELIGIOSOS: Estão proibidas festas, festejos e procissões religiosas ou similares, em ambiente público ou privado, aberto ou fechado. São permitidas manifestações individuais ou em grupo de no máximo 10 pessoas, com uso obrigatório de máscara e distanciamento interpessoal de no mínimo um metro. Carreatas serão permitidas, mas com permanência das pessoas exclusivamente no interior dos veículos. As aglomerações com mais de 10 pessoas ficam sujeitas à fiscalização e dispersão por parte das autoridades competentes. PARA NAVEGANTES E IEMANJÁ: Determina a interdição de todas as praias do litoral e das águas internas do Estado, das 18h do dia 1°/2 às 8h do dia 2 de fevereiro de 2021. Clique aqui e acesse o Decreto 55.746, publicado no Diário Oficial do Estado de 30 e janeiro de 2021. Fonte: Imprensa Governo do RS
- Pe. Giovani Momo acolhido na Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas
Na manhã do dia 24 de janeiro, Domingo da Palavra, em missa na sede paroquial Imaculada Conceição de Getúlio Vargas, seu Pároco, Pe. Valtuir Bolzan, apresentou e acolheu o novo vigário paroquial, Pe. Giovani Momo, que atuava no Seminário N. Sra. de Fátima de Erechim e que era o promotor vocacional e coordenador do Lar Sacerdotal. Na celebração, a Paróquia também agradeceu ao Pe. Edegar Passaglia por seus 11 meses de trabalho pastoral na mesma, designado vigário paroquial na Paróquia N. Sra. da Salette, Bairro Três Vendas de Erechim. Participaram da celebração os diáconos João Baideck, daquela comunidade, e Jacir Lechinski, da Paróquia São Cristóvão de Erechim, diversos ministros, membros do Conselho Pastoral e Econômico, expressiva representação da comunidade e os familiares do Pe. Giovani e do Pe. Edegar.
- Guerrero já corre no campo e tem esperança de retornar ao Inter em março
Guerrero já realiza corridas no campo do CT Parque Gigante. O jogador se recupera de uma ruptura nos ligamentos do joelho direito ocorrida em agosto do ano passado. A previsão de regresso aos jogos pelo Inter aponta para entre o fim de fevereiro e início de março. Além dos trabalhos de campo, que avançam paulatinamente, Guerrero também utilizou uma esteira com tecnologia desenvolvida pela NASA no processo de recuperação. O jogador ainda não faz treinamentos com bola e segue com esperança de voltar a atuar entre o fim de fevereiro e o início de março, que marcam a abertura da próxima temporada. Com 37 anos, o peruano está na seleção sul-americana da década segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. No ano passado, em razão da lesão, ele conseguiu atuar apenas em 15 jogos, e marcou 10 gols. Na temporada anterior foram 20 gols em 41 partidas. Fonte: UOL
- Adesão à greve dos caminhoneiros divide categoria no RS
Paralisação convocada pelo Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas está prevista para 1º de fevereiro A greve dos caminhoneiros no Brasil, convocada pelo Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) para a próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, divide a categoria no Rio Grande do Sul. A classe concorda nos motivos da mobilização, que inclui o aumento no preço dos combustíveis e uma série de reivindicações não atendidas após a paralisação de 2018. Mas há divergências sobre o momento para um ato desta proporção. Os organizadores preveem a participação de cerca de 2 milhões de caminhoneiros, entre trabalhadores autônomos e com carteira assinada, em pelo menos 18 estados. Na última terça, o movimento ganhou a adesão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), que orientou 800 mil motoristas a integrarem o ato. A falta de avanços na legislação para a criação de um piso mínimo de frete é fator preponderante para uma eventual nova greve. O porta-voz da CNTTL, o caminhoneiro autônomo Carlos Alberto Litti Dahmer, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí diz que a agenda de reivindicações está parada desde a paralisação de três anos atrás. Segundo Liti, a categoria não aguenta mais “tanta exploração e a insensibilidade do governo Bolsonaro e do Supremo Tribunal Federal (STF)” e lamenta o mais recente reajuste da Tabela do Piso Mínimo de Frete, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Tivemos um reajuste de 2,51% que é ínfimo. Só para se ter ideia o preço do pneu teve aumento nos últimos três meses de mais de 60%, seja nacional ou importado. Até hoje não tivemos o julgamento do Piso pelo STF. Não podemos suportar essa situação. Hoje temos um piso mínimo da fome. Para nós inconstitucional é a fome e a exploração. Vamos dar um basta nisso. Vamos cruzar os braços no dia 1º de fevereiro”, destaca Litti. O movimento também terá a adesão de outra forte entidade do setor, a Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANTB). Por outro lado, a Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (Conftac) definiu ser contrária a uma greve neste momento. Em nota, após reunião com diversas entidades, incluindo a Federação dos Caminhoneiros do Rio Grande do Sul (Fecam/RS), anunciou que, apesar de “a categoria sofrer com os altos preços do combustível, decorrentes de uma carga tributária abusiva e descabida, dos baixos preços dos fretes ofertados e descumprimento do Piso Mínimo de Fretes”, não reconhece a CNTRC como representante dos caminhoneiros autônomos, “pois não existe de fato nem de direito”. Atual vice-presidente da Conftac, o presidente da Fecam-RS, André Costa, afirmou à reportagem do Correio do Povo que a entidade não recebeu documento oficial de nenhum sindicato que possa ter feito uma assembleia e tenha decidido por uma greve. “Esta é a maneira legal disso acontecer. Esse movimento está sendo divulgado por um autodenominado conselho nacional que sequer CNPJ ou endereço possui”, reitera. Costa não acredita em desunião na categoria. “O autônomo, aquele que é proprietário do caminhão e dirige, já está muito sacrificado e precisa trabalhar. Iniciamos a safra, e embora os custos estejam altos, queremos aproveitar para tentar colocar um pouco das contas em dia e sobreviver até que a situação do país melhore”, ponderou. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos no país deliberaram pelo apoio à paralisação dos caminhoneiros. O Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro/RS) fará uma atividade em Esteio, a partir das 16 horas de segunda-feira. “Não é um movimento combinado com os caminhoneiros, não temos um diálogo muito aproximado até porque são uma categoria muito dividida. Mas, assim como já fizemos em ações anteriores, vamos subsidiar uma parcela do custo do botijão de gás. Serão cerca de cem clientes”, adiantou o presidente do Sindipetro/RS, Fernando Maia. Jair Bolsonaro fez um apelo aos caminhoneiros para demoverem a ideia da greve, mas a CNTRC, que afirma ter 40 mil afiliados em 22 estados, confirmou a paralisação, caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas. O governo federal pretende anunciar, em breve, a redução do PIS/Cofins que incide sobre o óleo diesel, como um aceno ao setor. A ideia do Palácio do Planalto é anunciar a medida antes da eleição para as presidências da Câmara e do Senado, marcada para a mesma segunda-feira, dia 1º. Fonte: Correio do Povo
- Em jogo atrasado, Flamengo vence Grêmio e vira vice-líder do Brasileirão
Quatro times entraram em campo nesta quinta-feira (28) para duas partidas do Campeonato Brasileiro atrasadas em razão das adaptações no calendário pela pandemia da Covid-19. Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o Flamengo venceu o tricolor gaúcho por 4 a 2 e se tornou o novo vice-líder da competição. O rubro-negro tem os mesmos 58 pontos do São Paulo, mas acumula uma vitória a mais. Na outra partida, em Salvador, o Bahia conquistou uma importante vitória sobre o Corinthians. O placar terminou em 2 a 1 para o tricolor baiano, que deixou a zona de rebaixamento para a Série B. O Bahia agora é o 16º colocado, com 35 pontos. Quem entrou na faixa do descenso é o Fortaleza, que tem a mesma pontuação do Bahia, mas menos vitórias. Goiás (29), Coritiba (27) e Botafogo (23) seriam os outros três times rebaixados caso o campeonato acabasse hoje. A partir de agora, todos os 20 times que disputam a competição disputaram os mesmos 32 jogos. Fonte: CNN Brasil
- Polícia investiga jovem que foi vacinado no lugar de idoso morto em asilo de Passo Fundo
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga caso de adolescente vacinado contra a Covid-19 em um asilo em Passo Fundo. A possível fraude foi identificada pela prefeitura do município passo-fundense, por meio de um cruzamento de dados. Conforme o poder municipal, no momento da aplicação das doses um Residencial Geriátrico forneceu a Vigilância em Saúde o CPF de um idoso que já morreu. A gravidade da situação ficou ainda maior porque a Polícia descobriu que a pessoa vacinada foi um adolescente de 12 anos. Menores de idade não estão incluídos no Plano Nacional de Vacinação dos imunizantes contra a Covid-19, porque não foram realizados testes neste público. "Todo fato está sendo investigado. Pode ter sido falta por conta do asilo, do adolescente e do serviço público", explicou o delegado Venicios Demartini responsável pelo caso. Em nota, a instituição de longa permanência para idosos (ILPI), alegou que o nome do menino foi incluído na lista enviada para a Secretaria Municipal de Saúde, porque ele é residente do local. Ainda de acordo com o documento, não houve nenhuma simulação por parte do jovem, que usava uniforme igual aos dos colaboradores no momento da imunização e, portanto, ele não recebeu a vacina direcionada ao idoso. A nota completa: "Quanto a constar o nome do idoso já falecido, cumpre informar que quando do envio da lista a Secretaria de saúde do Município de Passo Fundo, na data de 15.01.2021, o idoso fazia parte do quadro de residentes, vindo a falecer na data de 21.01.2021, portanto, após o envio da referida lista e ainda foi confirmado pela equipe de saúde a sobra de "3" (três) doses destinadas ao residencial". A utilização do CPF errado teria ocorrido por um erro gráfico, mas sem intenção. Já a Prefeitura de Passo Fundo disse que vai aguardar o resultado da apuração policial, para se posicionar sobre o fato de um servidor da administração pública ter dado a vacina em uma pessoa com menos de 18 anos. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, o risco de evento é raríssimo, porque se conhece o tipo de imunizante, mas o profissional não poderia ter aplicado. O delegado investiga crimes contra a saúde pública, contra a administração, falsidade ideológica e estelionato. Fonte: CNN Brasil
- URI planeja retomada do ano letivo de forma presencial
Depois de passar todo o ano de 2020 com aulas síncronas, a URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) começa a se planejar para a volta das aulas presenciais em todos os níveis de ensino, desde a Escola de Educação Básica até a pós-graduação. A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade informou a todos os campi sobre a iniciativa. A comunicação foi repassada às direções gerais, acadêmicas e administrativas, bem como às direções das Escolas de Educação Básica. A decisão, conforme a nota, foi tomada pelas Câmaras de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e de Administração, que decidiram pelo retorno com as atividades de forma presencial neste primeiro semestre. A Universidade, através de suas unidades, já começa a se organizar para comunicar aos alunos sobre a metodologia que será utilizada para o desenvolvimento das disciplinas. A Instituição informa, ainda, que seguirá todos os procedimentos preconizados na legislação vigente, além dos protocolos específicos do Governo Estadual e dos Municípios onde estão as sedes dos campi . As aulas na Escola de Educação Básica serão retomadas no dia 17 de fevereiro. Na graduação, no entanto, as aulas estão previstas para iniciarem no dia 1º de março, apenas para os calouros. Os demais acadêmicos iniciam no dia 02 de março.
- Prefeito de Erechim, Paulo Polis, é eleito o novo presidente da AMAU
Ele sucede o ex-prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Luiz Ceron. Prefeito de Estação, Geverson Zimmermann, é suplente do Conselho Fiscal Em Assembleia Geral, a AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai elegeu a nova diretoria e o conselho fiscal para o exercício de 2021, na tarde de quinta-feira (28). O prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, foi escolhido presidente. Como vice-presidente foi indicado o prefeito de Jacutinga, Carlos Alberto Bordin, e o segundo vice, o prefeito de Centenário, Genoir Marcos Florek. A eleição ocorreu na tarde desta quinta-feira, 28, na URI Erechim e contou com a participação dos prefeitos da região. A abertura da reunião, a eleição e a posse da nova diretoria foram conduzidas pelo ex-prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Luiz Ceron, que destacou os trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2020, sendo um ano atípico principalmente no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Quero desejar a nova diretoria um bom trabalho e aos prefeitos sucesso em sua gestão”, concluiu Mario Ceron. Diretoria da AMAU 2021 Presidente: Paulo Alfredo Polis (MDB) – Erechim 1º Vice-presidente: Genoir Marcos Florek (PL) – Centenário 2º Vice-presidente: Carlos Alberto Bordin (Progressistas) – Jacutinga Conselho Fiscal Gilberto Luiz Hendges (PSD) – Aratiba Josiel Fernando Griseli (PT) – Ponte Preta Vannei Mafissoni (MDB) – Marcelino Ramos Conselho Fiscal Suplente Claiton dos Santos Brum (PTB) – Viadutos Geverson Zimmermann (PSDB) – Estação Giovan Poganski (Progressistas) – Quatro Irmãos A Associação de Municípios do Alto Uruguai conta com 32 municípios associados e assim discriminados: ARATIBA, ÁUREA, BARÃO DE COTEGIPE, BARRA DO RIO AZUL, BANJAMIN CONSTANT DO SUL, CAMPINAS DO SUL, CARLOS GOMES, CENTENÁRIO, CHARRUA, CRUZALTENSE, ENTRE RIOS DO SUL, EREBANGO, ERECHIM, ERVAL GRANDE, ESTAÇÃO, FAXINALZINHO, FLORIANO PEIXOTO, GAURAMA, GETÚLIO VARGAS, IPIRANGA DO SUL, ITATIBA DO SUL, JACUTINGA, MARCELINO RAMOS, MARIANO MORO, PAULO BENTO, PONTE PRETA, QUATRO IRMÃOS, SÃO VALENTIM, SERTÃO, SEVERIANO DE ALMEIDA, TRÊS ARROIOS E VIADUTOS.
- Anatel divulga balanço de reclamações em 2020
Com 2,96 milhões de reclamações, nível se mantém estável desde 2018, mas crescem as queixas sobre banda larga fixa e celular pré-pago durante a pandemia de Covid-19 A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu 2,96 milhões de reclamações em 2020. Esse número é 0,5% menor que o de 2019. O nível se mantém estável desde 2018, quando foram registradas 2,94 milhões de demandas. Os valores são bem inferiores ao pico de 2015, quando foram registradas 4,09 milhões de queixas. Quando as reclamações são comparadas à base de acessos em serviço – o número de contratos ativos – verifica-se ligeiro aumento: o Índice de Reclamações (IR) médio do setor de telecomunicações em 2020 foi de 0,80 contra 0,79 em 2019. Mesmo assim, encontra-se bem abaixo do pico de 2016, quando atingiu 0,96. Esse índice mede a quantidade de reclamações registradas a cada mês para um grupo de mil acessos em serviço. Apesar da estabilidade verificada nos três últimos anos, as reclamações relativas ao serviço de banda larga fixa cresceram de maneira significativa: foram 764 mil queixas em 2020 – 31,6% a mais em relação a 2019. No biênio anterior (2018-2019), esse serviço também teve aumento de reclamações. A banda larga fixa teve, em 2020, IR de 1,87 – tornando-se pela primeira vez o serviço mais reclamado proporcionalmente ao número de acessos. Tipo de reclamação. O item Qualidade e Funcionamento puxou o desempenho negativo da banda larga fixa no período – especialmente após o início das medidas de isolamento social associadas à pandemia de Covid-19, entre março e abril do ano passado. A partir de maio, as reclamações sobre qualidade e funcionamento passaram a cair, mas encerraram 2020 ainda em patamares superiores ao do ano de 2019. O maior impacto ocorreu na Claro e nas prestadoras de pequeno porte (PPPs), conforme dados disponíveis no Panorama de Reclamações 2020. Em 2020 também foi registrado crescimento de reclamações na telefonia móvel pré-paga (crescimento de 16,2%). Tal crescimento está associado ao aumento do número de reclamações sobre Bloqueio, Suspensão e Cancelamento no período entre o início das medidas de isolamento social, em março, e o mês de outubro. Nos demais serviços, verificou-se queda no número de reclamações: -7,6% na telefonia móvel pós-paga; -16% na telefonia fixa e -23% na TV por assinatura, como aponta a tabela abaixo. Canais de atendimento Os consumidores podem registrar reclamações contra prestadoras de telecomunicações no Sistema Anatel Consumidor; no aplicativo gratuito para celulares Anatel Consumidor; e na Central de Atendimento Telefônico, disponível, gratuitamente, das 8 às 20 horas nos dias úteis, por meio do número 1331. Saiba mais no Panorama de Reclamações 2020. Além disso, os dados sobre reclamações registradas na Agência podem ser acessados em anatel.gov.br/paineis/consumidor/reclamacoes. Fonte: gov.br
- Prefeitura de Estação divulga calendário de pagamento do IPTU 2021
A Prefeitura de Estação divulgou o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021. Os cidadãos que optarem por realizar o pagamento em parcela única, e o fizer até o dia 15 de abril, terá 5% de desconto. A dedução está autorizada pela Lei Nº 1551, de 19 de janeiro de 2021. O calendário de vencimento das parcelas relativas ao IPTU exercício de 2021 fica assim estabelecido: PARCELA ÚNICA (com desconto de 5%) – 15 de abril de 2021 1ª PARCELA – 15 de abril de 2021 2ª PARCELA – 17 de maio de 2021 3ª PARCELA – 15 de junho de 2021 4ª PARCELA – 15 de julho de 2021 5ª PARCELA – 16 de agosto de 2021 Para acessar a guia de pagamento, basta acessar o link. Dúvidas ou mais informações no Setor de Tributos com Fábio ou Rodrigo e pelo fone 3337-1166.
- Bolsonaro apela para que caminhoneiros não façam greve
Governo estuda medidas para reduzir preço do diesel, diz presidente O presidente Jair Bolsonaro apelou na última quarta-feira (27) aos caminhoneiros para que não façam greve. "Reconhecemos o valor dos caminhoneiros para a economia do Brasil. Apelamos para eles que não façam greve porque todos nós vamos perder, todos, sem exceção. Agora, a solução não é fácil, estamos buscando uma maneira de não ter mais este reajuste", disse, após reunião no Ministério da Economia. Na terça (26), a Petrobras reajustou o preço médio do diesel nas refinarias em 4,4% e há especulações sobre uma greve de caminhoneiros que aconteceria na próxima segunda-feira (1º). “A Petrobras segue uma planilha, tem a ver com preço do petróleo lá fora, tem a ver com variação do dólar. Ontem foi boa notícia, o dólar baixou R$ 0,20. Estamos estudando medidas, agora, não tenho como dar uma resposta de como diminuir impacto, que, na verdade, foram nove centavos no preço do diesel”, disse, ressaltando que não interfere na política de preços da empresa. De acordo com o presidente, está em estudo a diminuição do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), impostos federais que incidem sobre os combustíveis. O impacto da renúncia aos cofres da União, segundo ele, é de R$ 800 milhões por cada centavo reduzido. Para Bolsonaro, é importante que os governadores também reduzam o ICMS, imposto estadual. “Para cada centavo do preço do diesel, aproveitando nós queremos diminuir no caso PIS/Cofins, equivale a buscarmos em outro local R$ 800 milhões. Então, não é uma conta fácil de ser feita. Agora, o diesel está num preço razoável nas refinarias, mas até sair da refinaria e chegar na bomba de combustível tem ICMS, imposto que é o mais caro que tem sobre o combustível no Brasil, tem a margem de lucro, tem transportadores, tem muito monopólio no meio disso. Estamos buscando alternativas mas não são fáceis”, disse. Bares e restaurantes Bolsonaro foi ao Ministério da Economia acompanhado do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrsel), Paulo Solmucci, para tratar de medidas de socorro ao setor, que foi fortemente impactado pelas restrições impostas durante a pandemia de covid-19. De acordo com Solmucci, uma das demandas apresentadas ao governo foi a prorrogação da carência para pagar os empréstimos no âmbito do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), criado em meio à pandemia. Além disso, os micro e pequenos empresários, enquadrado o Simples Nacional, querem ajuda para pagar os impostos, sob o risco de serem desenquadrados do regime. Outro pedido da Abrasel é a revisão do Benefício Emergencial (BEM), também criado durante a pandemia, que permite reduzir jornada e suspender contrato de trabalho sem funcionários sem perder o vínculo empregatício. Segundo o presidente Bolsonaro, as demandas serão estudadas e anunciadas em até 15 dias. Fonte: Agência Brasil
- 2020 registra recorde de liberação de agrotóxicos para uso na agricultura brasileira
A quantidade de registros dessas substâncias cresceu pelo quinto ano seguido O ano de 2020 bateu um novo recorde de liberação de agrotóxicos e de componentes industriais para uso na agricultura brasileira. Foram liberados 493 novos pesticidas e componentes – maior número da série histórica. A quantidade cresceu pelo quinto ano seguido. O Ministério da Agricultura afirmou que só nove são ingredientes ativos novos e que a maioria é de genéricos, que contém na fórmula substâncias que já existiam no mercado brasileiro. Pelo menos dois agrotóxicos aprovados agora estão proibidos na União Europeia desde 2009. “Velhas substâncias perigosas continuam sendo autorizadas e novas substâncias perigosas, que jamais haviam sido registradas no Brasil, foram agora. O fato de ser genérico não alivia a carga de toxicidade dessas substâncias”, disse a pesquisadora da USP Larissa Bombardi. “Substâncias bastante problemáticas do ponto de vista toxicológico, muitas que já estão banidas ou proibidas em outros países e que já deveriam estar em reavaliação e retirada do mercado no Brasil. Então, nós vimos um aumento dessas substâncias, e não de substâncias que incorporavam novas tecnologias, mais seguras, mais protetivas à saúde e ao meio ambiente”, afirmou o pesquisador da ENSP/Fiocruz Luiz Cláudio Meirelles. Fonte: O Sul
- Brasil é o país que pior lidou com pandemia e Nova Zelândia o melhor, aponta estudo australiano
Lowy Institute de Sydney analisou quase 100 países de acordo com seis critérios, como casos confirmados, mortes e capacidade de detecção A gestão pública brasileira da pandemia da Covid-19 é a pior do mundo, enquanto a da Nova Zelândia é a melhor, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira (28) por um grupo de reflexão na Austrália. O Lowy Institute de Sydney analisou quase 100 países de acordo com seis critérios, como casos confirmados, mortes e capacidade de detecção. "Coletivamente, esses indicadores indicam quão bem ou mal os países administraram a pandemia", de acordo com a análise desta instituição independente. Além da Nova Zelândia – que praticamente erradicou o vírus com fechamentos de fronteira "precoces e drásticos", bloqueios e testes de diagnóstico – Vietnã, Taiwan, Tailândia, Chipre, Ruanda, Islândia, Austrália, Letônia e Sri Lanka estão entre os 10 principais países na resposta à pandemia. No final da lista estão Brasil, México, Colômbia, Irã e Estados Unidos. O Brasil registra mais de 220 mil mortes por coronavírus, o país com mais mortes atrás dos Estados Unidos. Os dois países mais populosos do continente americano tiveram em comum governos de líderes populistas nacionalistas - Jair Bolsonaro e Donald Trump- que minimizaram ativamente a ameaça da covid-19, ridicularizaram o uso de máscaras, opuseram-se a confinamentos e fechamentos, mas que foram infectados pelo vírus. A China – onde o vírus surgiu no final de 2019 – não está incluída na lista por falta de dados de diagnóstico disponíveis ao público, segundo os autores. De acordo com os autores do estudo, Pequim tentou agressivamente manipular a percepção pública de como estava lidando com a epidemia para provar que seu sistema autoritário é superior a governos democráticos, muitos dos quais fracassaram na crise. O Lowy Institute afirma que não há um vencedor claro quando se trata de saber qual sistema político administrou melhor a pandemia, porque, em praticamente todos os países analisados, a resposta foi bastante medíocre. "Alguns países administraram a pandemia melhor do que outros, mas a maioria deles se destacou apenas por seu desempenho insatisfatório", observa o estudo. Países pequenos, com populações abaixo de 10 milhões de pessoas, mostraram ter algumas vantagens. "Em geral, os países com menos populações, sociedades mais coesas e instituições bem treinadas têm uma vantagem comparativa quando se trata de lidar com crises globais como a pandemia", revela o estudo. Mais de 100 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus e 2,2 milhões morreram desde dezembro de 2019. Fonte: AFP via Correio do Povo
- Getúlio Vargas: 54% das doses recebidas da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas
Entre os imunizantes, estão 150 doses da Coronavac e 130 da AstraZeneca A vacinação contra a Covid-19 segue sendo o assunto mais comentado em todo o mundo. Aqui no Brasil, duas vacinas foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para uso emergencial. São elas a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac; e a vacina da Oxford/AstraZeneca. Getúlio Vargas, até o dia 27 de janeiro, recebeu 280 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 150 da Coronavac e 130 da AstraZeneca. Dessas, 150 foram aplicadas, sendo que 114 foram destinadas a profissionais da área da saúde e 31 para ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos). A Secretaria da Saúde (SES) disponibilizou a lista da distribuição de doses por município da primeira remessa da vacina Oxford/AstraZeneca. As 116 mil doses chegaram no domingo (24/1) e foram repassadas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) na segunda-feira (25/1). Até o momento, apenas quatro coordenadorias ainda não terminaram de entregar as doses aos municípios. As entregas devem ser concluídas nesta quinta-feira (28/1). Os dados sobre as doses distribuídas para cada cidade foram inseridos no Sistema de Dispensação de Insumos Estratégicos (Sies) pelas próprias coordenadorias. As 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca serão aplicadas em sua totalidade em trabalhadores da saúde, uma vez que a aplicação da segunda dose está prevista para ocorrer somente 12 semanas após a primeira. Até lá, o Estado já terá recebido nova remessa do imunizante. A partir da chegada ao Estado, as doses seguem para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES, em Porto Alegre. São registradas e distribuídas entre as 18 CRS, que enviam o lote aos municípios, de acordo com os critérios de ordenamento dos grupos prioritários. Confira as doses recebidas nos municípios da região: Município Coronavac AstraZeneca Total Getúlio Vargas 150 130 280 Erebango 230 20 250 Estação 37 40 77 Floriano Peixoto 11 10 21 Ipiranga do Sul 12 10 22 Quatro Irmãos 12 10 22 Sertão 83 40 123 Confira a lista com as doses da vacina distribuídas nos demais municípios do RS clicando no link.
- Governo do RS divulga ordem prioritária de vacinação em profissionais de saúde
Governo do RS divulga ordem prioritária de vacinação em profissionais de saúde O governo do Rio Grande do Sul divulgou, na terça-feira (26), a ordem prioritária de vacinação para profissionais da saúde que serão imunizados com a vacina de Oxford/AstraZeneca no estado. Foram recebidas 116 mil doses no último domingo (24). Os lotes já foram distribuídos às 18 Coordenadorias Regionais da Saúde. Veja a ordem: Equipes de vacinadores volantes: Profissionais de saúde responsáveis pela vacinação de ILPI ou indígenas – ou ainda os primeiros profissionais de saúde; UTI e CTI Covid-19: Considerar área fechada, ou seja todos os profissionais de nível superior, técnico, higienização, segurança, administrativo ou qualquer outro trabalhador da área da UTI e CTI; Rede de Urgência e Emergência: Inclui Unidades de Pronto Atendimento, Serviço de Pronto Atendimento, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, inclui todos os motoristas que atuem em pronto atendimentos ou transporte de pacientes de demanda espontânea, área de higienização, segurança, administrativo, profissionais de nível superior, técnico ou médio; Unidade de internação clínica para Covid-19: Inclui unidade de internação hospitalar clínica dos diferentes portes exclusivas para Covid-19. Todos os trabalhadores de saúde envolvidos: profissionais de saúde, trabalhadores das equipes de higienização, administrativo, segurança e transporte; Ambulatórios exclusivo Covid-19 (ou preferencialmente Covid-19): Trabalhadores de saúde que atuam em atendimento ambulatorial ou atendimento domiciliar para pacientes com Covid-19 ou com sintomas de Covid-19, quer sejam ambulatórios de especialidades clínicas específicas ou ambulatórios primários como Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde e equipe de atendimento domiciliar ou reabilitação para pacientes com Covid-19 ou com demanda preferencial de síndrome gripal ou sintomas respiratórios. Devem ser vacinados todos os trabalhadores do setor: todos os profissionais de diferentes categorias, nível superior, técnico e médio, administrativo, higienização, segurança e transporte. Priorizar unidades de saúde que atendam preferencialmente Covid-19 ou profissionais que realizem preferencialmente atendimento a Covid-19. Ou, ainda, profissionais que atuem em unidades de referência ou coleta de exames – swab nasofaríngeo e orofaríngeo - para casos suspeitos de Covid; Coletadores de Swab nasofaringe e orofaríngeo: Coletadores de Swab nasofaringe e orofaríngeo alocados em Centros de atendimento Covid-19, Unidades Básicas de Saúde e ambulatórios com sala de coleta da rede assistencial; Ambulatório de demanda espontânea ou Atenção Primária/Atenção Básica: Ambulatórios e unidades de saúde com atendimento ou avaliação de "sintomáticos respiratórios", Atenção Primária/Atenção Básica que realizem atendimento de demanda espontânea, Unidades Básica de Saúde, Postos de Saúde. Considerar área fechada, ou seja todos os profissionais de nível superior, técnico, higienização, segurança, transporte, administrativo ou qualquer outro trabalhador da unidade de saúde. Incluindo unidades de saúde prisional; Serviços ou ambulatórios que prestam atendimento a pacientes imunossupressos: Clínicas de Hemodiálise, Quimioterapia ou Radioterapia, Cuidados Paliativos, Oncologia entre outros serviços que realizem assistência direta a pacientes com imunossupressão, quer seja em ambulatórios ou equipes de atendimento domiciliar; Áreas não Covid-19 de hospitais e demais hospitais (não Covid-19); Demais Ambulatórios e Pronto Atendimento não Covid-19 – incluindo a totalidade da Atenção Primária/Atenção Básica – ou seja todos as unidades e postos de saúde. Considerar área fechada, ou seja todos os profissionais de nível superior, técnico, higienização, segurança, transporte, administrativo ou qualquer outro trabalhador da unidade de saúde; Consultórios, laboratórios e farmácias de instituições privadas: profissionais de saúde que realizam coleta de swab, e demais profissionais de saúde que realizam atendimentos eletivos ou assistência ao público em geral. As doses de vacinas só serão destinadas aos estabelecimentos privados descritos nesse item, após a vacinação dos profissionais de saúde da rede de assistência à saúde correspondente ao SUS ser concluída; Demais profissionais de saúde: Profissionais de saúde liberais, estabelecimentos comerciais de saúde e outros locais que não tenham atividade assistencial direta a pacientes com Covid-19 ou suspeitos de Covid-19 serão vacinados, mas a circulação de pessoas não é um critério isolado para justificar a vacinação antes dos outros trabalhadores da saúde. As 116 mil doses recebidas vão ser aplicadas neste momento. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse dessa vacina por parte do Ministério da Saúde. CoronaVac O Ministério da Saúde repassou ao RS 341,8 mil doses da CoronaVac, na primeira remessa, e 53,4 mil na segunda, totalizando 395,2 mil. Porém, a Secretaria Estadual da Saúde disponibilizou 170,8 mil unidades aos municípios referentes à primeira dose, medida feita para garantir que todos os imunizados recebam as duas doses da mesma vacina dentro do período de 28 dias. O restante é considerado reserva técnica. Fonte: G1 RS
- Secretaria de Saúde de Estação recebe mais 40 doses da vacina contra a Covid-19
Imunizantes foram entregues nesta terça-feira (26) Estação recebeu mais 40 doses da vacina contra Covid-19 na tarde desta terça-feira (26). As vacinas recebidas foram da AstraZeneca e seguindo as orientações do Estado, essa segunda remessa continua sendo destinada à imunização dos profissionais da saúde que trabalham diretamente na linha de frente contra a Covid-19. Até o momento, o município já recebeu 77 doses, sendo que na primeira remessa foram vacinados 34 profissionais da UBS e 3 médicos do hospital. Até a última terça (26), 48 pessoas já foram imunizadas. No total são aproximadamente 100 profissionais que trabalham servindo o município na área da saúde – UBSs, hospital e laboratórios – e neste momento recebem a imunização. A meta agora é aguardar mais doses para finalizar a vacinação desses profissionais e seguir as orientações do estado para os demais grupos prioritários.



















