12707 resultados encontrados com uma busca vazia
- Pessoas com comorbidades serão as próximas a receber vacina contra Covid-19 no RS
Assim que os municípios terminarem de vacinar idosos (pessoas com 60 anos ou mais) contra a Covid-19, poderão iniciar a imunização de adultos de 18 a 59 anos que têm alguma comorbidade. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, explica que a vacinação desse novo grupo depende do ritmo do recebimento de doses do Ministério da Saúde e do fluxo de aplicação nos municípios. De acordo com a diretora do Centro Estadual de Saúde, Cynthia Molina Bastos, comorbidades são doenças ou condições de saúde que aumentam o risco de condições mais graves. A estimativa no Rio Grande do Sul é de 1.150.997 pessoas com pelo menos alguma das seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial ou pulmonar, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática. “A tendência é que o Ministério da Saúde adote o mesmo sistema de organização por idade para as pessoas com comorbidades. Primeiro irão se vacinar as pessoas deste grupo que tenham 59 anos, depois 58, e assim por diante, em ordem decrescente”, diz a secretária. Para comprovar a doença, a pessoa deverá levar ao posto de saúde um documento médico (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.). Poderão ser utilizados os cadastros já existentes nas Unidades de Saúde. “É imprescindível que cada paciente leve um comprovante da doença crônica que possui. Os municípios têm um grande desafio pela frente, que é o monitoramento de quem efetivamente será vacinado”, falou o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), Maicon Lemos. “O Cosems está trabalhando e se articulando para definir a melhor metodologia para esse monitoramento”, acrescentou. “A ideia é favorecer a população e não burocratizar”, completou a diretora Cynthia. Plano Estadual de Vacinação e todos os grupos prioritários para a campanha de vacinação contra a Covid-19. Especificações de cada comorbidade: Fonte: Ascom SES
- Veículos que precisam de recall só serão licenciados se tiverem atendido a notificação do fabricante
Com a entrada em vigor da Lei Federal 14.071/2020, que alterou itens no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os proprietários serão obrigados a atender a recalls para terem seus veículos licenciados anualmente. Anteriormente, quem não atendia ao chamado das fábricas tinha a informação registrada no cadastro do veículo. Porém, como a informação não saía no documento, nem todos os proprietários levavam os veículos para a atualização solicitada pelo fabricante. O recall é o chamamento feito pelas montadoras para reparação de defeitos de fabricação de peças que possam ocasionar acidentes e colocar em risco a vidas de motoristas, passageiros e pedestres. A convocação normalmente era feita por meio de concessionárias e em mídias de grande alcance. A partir da nova lei, também será possível receber as notificações referentes ao veículo pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A partir de agora, em caso de recall, será necessário atender ao chamado e regularizar a situação do veículo. Caso contrário, após um ano da pendência de recall não atendido, não será possível atualizar o documento CRLV-e e licenciar o veículo até que ser feita a atualização. Fonte: Ascom DetranRS
- Jovem de 19 anos é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Getúlio Vargas
Durante a noite desta quarta-feira (14) por volta das 19h, durante patrulhamento de rotina da Brigada Militar de Getúlio Vargas, na Rua Luiz Bergamin, os policiais avistaram um homem saindo de um conhecido ponto de tráfico, efetuando sua abordagem. Em revista pessoal ao indivíduo, foram localizados dois tijolos de maconha e 40 unidades de maconha sintética, conhecida como K4. No ponto de tráfico, foram encontradas mais porções de maconha; um revólver calibre 32 com cinco munições intactas e uma deflagrada; uma espingarda calibre 36 e duas balanças de precisão. No total foram apreendidas 583g de maconha. O homem de 19 anos foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia, onde foi lavrado seu auto de prisão em flagrante. Ele foi ouvido e encaminhado ao Presídio Estadual de Getúlio Vargas, onde permanece à disposição da justiça.
- AMAU recebe testes rápidos para reforçar as ações contra covid-19
O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou a aquisição de testes de antígeno – o chamado ‘teste rápido’ – para serem distribuídos, a partir desta quarta-feira (14) a todos os município-alvo de monitoramento. O colegiado vem monitorando os 34 municípios da R16, através da Plataforma Regional de Monitoramento, que permite realizar várias avaliações e a tomada de decisões, a partir do levantamento dos indicadores, atualizados três vezes por semana. Fundo de Reserva Regional A compra foi viabilizada graças à constituição do Fundo de Reserva Regional de combate ao Coronavírus, mediante o repasse financeiro das comarcas de Erechim, Gaurama e São Valentim. Os valores, que foram depositados em contas específicas, possibilitaram a realização de um rol de ações como aquisição de testes rápidos, insumos, equipamentos de proteção individual, termômetros, repasse aos hospitais com alas covid, material informativo e a realização de companhas de sensibilização e conscientização da população. Agora, face ao novo cenário, foram adquiridos Testes Imunonocromatográfico Covid-19 Ag, com o propósito de agilizar o diagnóstico e, a partir da confirmação, adotar os protocolos recomendados, para evitar a disseminação do vírus. A compra segue a mesma metodologia de trabalho das aquisições anteriores, sendo repassados integralmente para os municípios da região e no sentido que a ação seja articulada, integrada e regionalizada, com respostas mais efetivas. Reforço na prevenção e enfrentamento Conforme o presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, os indicadores regionais apontam sinais de desaceleração da curva epidemiológica de casos ativos, mas é preciso manter e reforçar as ações de prevenção e enfrentamento à pandemia, e os testes adquiridos são fundamentais para isso. O membro do Comitê de Atenção ao Coronavírus da AMAU, Jackson Arpini, observa que os testes são mais um aliado dos serviços de saúde na elucidação diagnóstica, considerando que a região tem utilizado vários testes como rápidos, RT-PCR, antígeno e convênios com laboratórios. Saiba mais O teste rápido covid-19 antígeno deve ser realizado até o 7º dia do início dos sintomas da doença, preferencialmente até o 5º dia, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente por um médico.
- Os Monarcas realizam Live para lançar Web Série nesta quinta-feira (15)
Nesta quinta (15), às 20h, acontece a live de lançamento oficial da Web Série “Minha História nos Monarcas”, com um show do Grupo Os Monarcas, transmitido na página do projeto no Facebook (facebook.com/minhahistorianosmonarcas) e nos canais oficiais do grupo: (facebook.com/osmonarcasoficial) e youtube.com/channel/UC3MVNwSpswLnLyMgNjeBPng. Com 48 anos de carreira, pode-se dizer que a história do conjunto OS MONARCAS e a história da música regionalista gaúcha são fenômenos indissociáveis, chegando mesmo a se confundir. Pensando nesta história e nesta trajetória o grupo idealizou a Web Série “Minha História nos Monarcas” que estreia na próxima sexta-feira e terá 16 episódios exibidos semanalmente. A série buscou registrar memórias e histórias dos integrantes do grupo, que contarão suas vivências e suas histórias ao longo da carreira artística junto ao grupo “Os Monarcas”. Conforme Gildinho “Buscamos levar para o ambiente digital um registro da trajetória e do legado do nosso grupo dentro da música gaúcha, oferendo uma proposta diferente para a comunidade e para nossos fãs neste período de isolamento social, difundindo a nossa cultura e incentivando a formação do gosto pela música tradicionalista”. A live e os episódios contarão com intérprete de libras para garantir acessibilidade de conteúdo. O Projeto “Web Série “Minha História nos Monarcas” foi recomendada pelo Conselho Estadual de Cultura do RS em razão de seu mérito cultural. Conta com o patrocínio das Empresas: Ervateira Rei Verde, Plaxmetal e Zin Pão. O financiamento é do Pró-Cultura RS – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
- Integrantes do Grupo Amizade de Erebango retomam, gradualmente, às atividades presenciais
Os membros do Grupo Amizade, projeto desenvolvido pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) por meio da Secretaria de Assistência Social de Erebango, começaram a desenvolver novamente algumas atividades presenciais. Conforme a psicóloga Aline Marcon da Silva, o grupo contempla pessoas com deficiência que anteriormente à pandemia, se reuniram para desenvolver práticas semanais de estimulação cognitiva, pintura, espaço de conversa e apoio psicológico. “Devido a necessidade de seguir protocolos sanitários específicos para evitar o contágio pelo coronavírus, inicialmente encaminhamos atividades para que eles pudessem fazer em casa. A partir de agora, retomaremos, de forma gradual, os atendimentos individuais ou em dupla”, explica Aline, citando que a duração é de uma hora, nas dependências do Cras. A psicóloga comenta que o trabalho realizado à distância auxilia, porém, pode ser limitado, sendo que algumas pessoas tem dificuldades de desenvolvê-lo sem o suporte direto dos profissionais. “O modo presencial permite, ainda, que possamos acompanhar a rotina dos integrantes, ouvir as demandas de cada um e orientá-los de forma mais efetiva”, salienta Aline. A equipe do Cras reconhece a importância do grupo e reitera que, apesar do encontro estar sendo, nesse momento, de forma individualizada, o objetivo é prosseguir o projeto e contribuir no bem-estar de cada participante.
- Esta quinta-feira (15) é o último dia para pagar o IPTU com desconto em Estação
Quitação pode ser realizada via Pix ou cartão de débito Quinta-feira (15) é o prazo final para que o cidadão de Estação faça o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 5% em parcela única. O pagamento poderá ser feito, nesse caso, também via Pix, que é o método de pagamento instantâneo do Banco Central, e por cartão de débito. Para quem optar pelo pagamento parcelado, a primeira prestação também vence nesta quinta. O pagamento em cotas mensais não dá desconto para o cidadão, mas a quitação do imposto poderá ser feita em cinco vezes, conforme o calendário: Parcela única | desconto de 5% - 15 de abril; Primeira parcela - 15 de abril; Segunda parcela - 17 de maio; Terceira parcela - 15 de junho; Quarta parcela - 15 de julho; e Quinta parcela - 16 de agosto. As guias devem ser emitidas pela internet. Após acessar o link, o cidadão deve informar os dados: CPF ou CNPJ e Código do Imóvel (que pode ser encontrado nas guias anteriores de pagamento). Mais informações no Setor de Tributos com Fábio ou Rodrigo e pelo fone 3337-1166.
- Aplicação de segunda dose da vacina contra a Covid será realizada no sábado (17) em Getúlio Vargas
Aplicação é para pessoas que receberam a primeira dose em 20 de março Getúlio Vargas realizará mais uma etapa na campanha de vacinação contra a Covid-19. Com 4.407 doses aplicadas até agora, já foram aplicadas cerca de 90% das doses destinadas ao município. Neste sábado (17) é a vez de pessoas que foram vacinadas com a primeira dose em 20 de março, tomarem a segunda dose. A aplicação é de suma importância para completar a imunização contra a Covid-19. A campanha acontece no Acampamento Farroupilha, das 7h às 11h, no modelo drive-trhu. Para ser imunizado, deve-se levar alguns documentos: RG; CPF; Cartão SUS; Comprovante de residência; Carteira de vacinação.
- Mais uma morte é confirmada em Getúlio Vargas e número de vítimas fatais da Covid-19 chega a 26
Somente nos quatro primeiros meses de 2021, a cidade já confirmou 17 mortes. Número é quase o dobro do registrado em todo o ano passado Foi confirmada, na noite da última quarta-feira (14), mais um óbito por complicações causadas pelo coronavírus em Getúlio Vargas. Agora a cidade soma 26 mortes em decorrência da doença, o 17º em 2021. Segundo informações da secretaria de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas, trata-se de um paciente de 53 anos, que estava internado na UTI Covid-19 do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. O óbito ocorreu na terça-feira (13) às 22h15. Sentimos muito ter que noticiar mais um óbito em decorrência da Covid-19. Nossos sentimentos às famílias, amigos e pessoas próximas. Use máscara. Respeite os protocolos de saúde. Só saia de casa quando necessário. Se cuide. Fique vivo!
- Conmebol anuncia doação de 50 mil vacinas contra a Covid-19 para jogadores
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) disse que receberá 50 mil doses de vacinas contra covid-19 doadas pelo laboratório chinês Sinovac Biotech para imunizar jogadores de futebol profissionais que participam de torneios de primeira categoria. "Se trata de um apoio concreto por parte da empresa chinesa para a realização da Copa América e das demais competições do futebol sul-americano", disse a entidade em comunicado, no qual destacou a mediação do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, para fechar o acordo. A Conmebol se viu obrigada a adiar a quinta e a sexta rodadas das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 em março por causa das dificuldades de deslocamento dos jogadores, em meio às restrições impostas por causa da pandemia. A Copa América está programada para começar em junho e será pela primeira vez disputada em duas sedes - Argentina e Colômbia. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, disse dias atrás que a organização buscava vacinas para que o torneio pudesse ser disputado com público nos estádios. A Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana estão atualmente sendo disputadas. O comunicado afirma que a vacinação "estará concentrada nos elencos principais do futebol profissional sul-americano dos torneios de primeira categoria, masculinos e femininos", sem dar detalhes do procedimento. O anúncio acontece em um momento em que os governos dos países sul-americanos buscam adquirir a maior quantidade possível de doses de vacinas para imunizar suas populações, enquanto a covid-19 avança na região. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) disse na semana passada que a América do Sul era a região mais preocupante do mundo por causa do aumento dos contágios e do número de mortos. Disse também que não havia acesso equitativo às vacinas. Fonte: Agência Brasil
- Mais de 120 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no RS
O Ministério da Saúde divulgou na terça-feira (13) a lista dos estados com pessoas que estão em atraso para tomar a segunda dose de vacinas contra a covid-19. Hoje, o titular da pasta, Marcelo Queiroga, disse que há 1,5 milhão de brasileiros nessa situação, e alertou que essas pessoas precisam buscar os postos de vacinação. O estado com mais pessoas em atraso é São Paulo (343.925), seguido da Bahia (148.877), Rio de Janeiro (143.015), Rio Grande do Sul (123.514), Minas Gerais (89.122) e Paraná (71.857). Os estados com menos doses em atraso são Amapá (5.741), Tocantins (6.033), Acre (6.191), Alagoas (7.625) e Roraima (8.555). Segundo o ministro, mesmo quem perdeu o prazo previsto no cronograma de vacinação deve procurar uma unidade de saúde para regularizar a situação. A grande maioria dos atrasos está em doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No total, 1.514.340 doses do imunizante estão em atraso, sendo 287 da Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Fonte: Agência Brasil
- Governo federal inclui Correios em programa de privatizações
O governo federal decidiu incluir os Correios na lista de empresas estatais a serem privatizadas, integrantes do PND (Programa Nacional de Desestatização). Com a medida, podem ser continuados os estudos para a privatização dos Correios, oficialmente ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), além das diretrizes para o processo. Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que o setor público não tem conseguido suprir a demanda por investimentos necessária para o desenvolvimento dos serviços postais brasileiros. “A União deve concentrar os seus esforços nas atividades em que a presença do Estado seja fundamental para a consecução [obtenção] das prioridades nacionais”, diz o texto Em 23 de março, o Ministério da Economia já havia publicado no Diário Oficial da União resoluções que recomendavam a inclusão dos Correios no PND, além das estatais Eletrobras e EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Na ocasião, a pasta explicou que a primeira etapa dos estudos para a privatização dos Correios já havia sido concluída e que a segunda fase, dedicada à escolha do modelo de desestatização, deve ser concluída até agosto de 2021. A terceira fase, que trata da implementação do modelo escolhido, depende da aprovação do projeto de lei (PL) 591 no Congresso Nacional. O ministro da Economia, Paulo Guedes, é defensor da privatização dos Correios e trata os esforços do governo em direção à medida como sinais do compromisso do governo Jair Bolsonaro com a agenda de reformas econômicas e de redução do tamanho do estado brasileiro. PL 591 No fim de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso o PL 591, que permite a exploração dos serviços postais no Brasil por parte da iniciativa privada. O projeto, no entanto, estabelece limites a atuação de empresas no segmento, já que a Constituição Federal obriga a União a ter serviço postal e correio aéreo nacional. Assim, o governo manteria públicos alguns serviços de encomendas simples, telegramas e também cartas. Fonte: Agência Brasil
- Boletim de agrometeorologia prevê possibilidade de primeiras geadas no RS ainda em abril
Abril, maio e junho tendem a registrar incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocarão o declínio das temperaturas. Durante esse período, poderão ser observadas as primeiras formações de nevoeiros e geadas. A avaliação está no boletim do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs). As previsões apresentadas para o trimestre são resultado do Modelo Regional Climatológico implementado no Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet/UFPel) e do modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme a coordenadora do Copaaergs, Loana Cardoso, o prognóstico climático indica para abril e maio chuva um pouco abaixo da média em praticamente todo o Estado, exceto no Litoral, onde ficarão próximas da média. Para junho, a chuva também deverá ficar um pouco abaixo da média, exceto no extremo sul e noroeste, onde deverão apresentar índices próximos à média. “Em abril, as temperaturas deverão ficar acima da média. Para maio e junho, o prognóstico indica temperaturas abaixo da média, com incursões de massas de ar frio, mais intensas e frequentes”, destaca Loana. O boletim do Copaaergs é elaborado a cada três meses por especialistas em agrometeorologia de 14 entidades públicas estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima. O documento também lista uma série de orientações técnicas para as culturas do período. Confira as orientações técnicas para as diferentes culturas Culturas de verão em final de ciclo Colher e armazenar o grão assim que atingir a maturação (ponto de colheita). Arroz Antecipar a adequação das áreas destinadas às lavouras de arroz na próxima safra, principalmente atividades de sistematização e preparo do solo, para possibilitar a semeadura na época recomendada; Considerando os baixos níveis dos mananciais devido ao uso da água para irrigação das lavouras e que, para o próximo trimestre (abril-maio-junho), o prognóstico climático indica tendência de chuva abaixo da média, recomenda-se que os produtores fiquem atentos para a questão da captação e armazenamento de água para a próxima safra. Culturas de inverno Considerando o prognóstico de chuva abaixo da média no período de outono, fazer a semeadura quando as condições de umidade do solo estiverem adequadas; Escalonar a época de semeadura dentro do período indicado pelo zoneamento agrícola de risco climático; Nos cereais, utilizar, preferencialmente, cultivares resistentes a doenças. Hortaliças O prognóstico de precipitações abaixo da média requer atenção à necessidade de irrigação. Quando necessário irrigar, dar preferência ao sistema de gotejamento; Considerando o prognóstico de temperaturas abaixo da média em maio e junho, ficar atento à manutenção das condições térmicas em ambientes protegidos; Quando houver previsão de formação de geadas, indica-se o uso de irrigação por aspersão como método de combate à geada; Dar ênfase ao monitoramento de doenças, principalmente daquelas favorecidas pelo molhamento da parte aérea ou excesso de umidade no ar ou no solo. Fruticultura Manter a cobertura verde na área seja por meio de espécies espontâneas ou cultivadas, para conservação e armazenamento de água no solo; Nesta fase de pós-colheita de frutíferas de clima temperado, deve-se manter a sanidade das plantas para que ocorra acúmulo de reservas e ativação natural e plena do estado de dormência; Nas frutíferas de clima temperado, realizar os tratamentos de inverno para redução de fonte de inóculo de doenças e pragas; Considerando o histórico de restrição hídrica e perda de plantas em pomares e vinhedos principalmente em áreas de solos mais rasos e pedregosos, recomenda-se investir em ações de armazenamento de água no período de outono/inverno. Silvicultura Em povoamentos florestais, deve ser evitada a adubação mineral ou orgânica com elevadas concentrações de nitrogênio; Para a produção de mudas florestais em céu aberto, caso haja necessidade de aplicação de fertilizantes, recomenda-se aumentar a relação potássio/nitrogênio da formulação mais indicada para cada espécie e estágio. Pastagens Realizar o plantio de forrageiras de inverno, anuais ou perenes, assim que houver condições adequadas de umidade do solo; Reduzir a carga animal em pastagens naturais, tendo em vista o menor acúmulo de forragem no período de outono-inverno e do prognóstico de temperaturas do ar abaixo da média nos meses de maio e junho; Diferir potreiros com pastagens cultivadas de inverno e campo nativo melhorado com sobressemeadura de espécies hibernais, para permitir o reestabelecimento dessas espécies e acumular forragem para o período hibernal. Piscicultura Realizar as despescas dos peixes que já estiverem com tamanho comercial antes do início do inverno; O manejo alimentar deve obedecer a taxa de alimentação recomendada à espécie, tamanho e densidade dos animais, bem como deve levar em conta a temperatura da água e o consumo. Nesse período, é importante manter os animais bem nutridos para enfrentarem o início do frio, porém deve-se evitar a sobra de ração nos tanques; Para um novo povoamento, adquirir alevinos de qualidade de produtor de confiança, livres de doenças e adaptados às condições climáticas do Sul do país. Respeitar o período de quarentena e aclimatação. Fonte: Ascom Seapdr
- Produtores de queijo artesanal serrano podem aderir ao selo arte e vender o produto em todo o Brasil
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou a Instrução Normativa 3/2021, que viabiliza os produtores do queijo artesanal serrano a aderir ao selo arte nos seus produtos. A assinatura da IN foi feita pela secretária Silvana Covatti na segunda-feira (12/4) e é uma conquista para os produtores. "O selo arte reconhece a qualidade do nosso queijo serrano e possibilita ao produtor acessar novos mercados em todo o país. Na prática, abrimos as portas do Brasil e logo todos vão saber do sabor e da qualidade do queijo gaúcho", destaca a secretária. Definido pelo governo federal por meio da Portaria 9.918/2019, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o selo arte garante que o produto é artesanal, emprega mão de obra familiar e leva em conta o saber fazer, a tradição e a geografia local. O decreto do Mapa autoriza que o selo seja concedido automaticamente nos Estados onde existem leis específicas para produtos artesanais tradicionais regionais. E foi o caso do queijo artesanal serrano, que já tem lei estadual (14.973/2016), decreto que o regulamenta (54.199/2018) e instrução normativa específica (7/2014). O queijo artesanal serrano tem coloração amarelada e é elaborado a partir de leite cru, com sabor e aroma acentuados. Ele foi o primeiro queijo do Brasil a receber, em março de 2020, uma Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO). Receberam certificados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o nome IG Campos de Cima da Serra 16 municípios do Rio Grande do Sul e 18 de Santa Catarina. Todas as queijarias legalizadas nos Serviços de Inspeção Municipal (SIMs) junto aos 16 municípios da região dos Campos de Cima da Serra, região de abrangência conforme Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (Rtiq) do queijo artesanal serrano, poderão postular o selo arte se atenderem aos requisitos da legislação vigente. Os produtores interessados no selo arte devem encaminhar a documentação (ver IN abaixo) digitalmente para o Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Seapdr pelo email agroindustria@seapdr.rs.gov.br. Mais informações pelo telefone (51) 3218-3353. Os produtores poderão também procurar o escritório da Emater/RS nos seus municípios para encaminhar o pedido de adesão. Histórico Produto de reconhecida notoriedade, o queijo artesanal serrano é produzido desde o povoamento dos Campos de Cima da Serra pelos açorianos que subiram de Laguna (SC), pelos que vieram de Santo Antônio da Patrulha e por alguns tropeiros que por ali se estabeleceram, também de origem lusitana. O gado xucro (chimarrão), que ali fora deixado pelos padres jesuítas, foi amansado e começou a ser ordenhado para a confecção do queijo. Este saber-fazer trazido pelos povoadores que formaram as primeiras fazendas cruzou séculos, e a receita foi transmitida por meio das gerações, chegando aos atuais produtores, que têm grande orgulho em manter a tradição e a cultura. Hoje se estima que cerca de 3 mil produtores ainda elaboram estes queijos, embora nem todos estejam inseridos no mercado ou produzam apenas para consumo da família. Instrução Normativa Seapdr 3/2021. Fonte: Ascom Seapdr
- Acesso ao interior de Erebango é melhorado por meio de obras
Recentemente os profissionais da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Erebango realizaram novas ações em prol da melhoria de acesso às comunidades do interior. Em uma das imagens, a máquina estava no trecho que dá acesso às propriedades das famílias Becker e Tiburski, na Linha 6, fazendo a retirada de uma pedra que obstruía a passagem de equipamentos agrícolas. Já em outro ponto, na mesma localidade, foi construída uma ponte que irá beneficiar no mínimo três famílias que residem nas proximidades.
- Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul
A colheita da soja no Rio Grande do Sul avançou 12 pontos percentuais na semana que passou favorecida pelos dias ensolarados e a safra segue registrando boa produtividade, segundo dados da Emater/RS. Na região de Ijuí, as lavouras da oleaginosa estão em maturação e a colheita foi intensa entre os dias 30 de março e 04 de abril, chegando a 40% da área. As produtividades alcançadas são superiores às expectativas iniciais, estando em 3.780 quilos por hectare. Segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar, há grande variabilidade no peso final dos grãos entre as lavouras cultivadas com a mesma cultivar, reflexo da interação entre o nível de tecnologia adotado e o regime de chuvas durante o ciclo da cultura. Milho A colheita do milho grão chegou a 75% das lavouras. Aquelas colhidas mais recentemente têm boa produtividade, diferente das primeiras áreas colhidas no noroeste do estado, que tiveram perdas significativas devido à estiagem na primavera. Arroz Com condições climáticas favoráveis, a colheita do arroz avançou para 70% da área plantada no estado de 948 mil hectares, ou seja, 663 mil hectares já foram colhidos. Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda? Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. Fonte: Clima Tempo
- Empresa de ônibus urbano anuncia paralisação das atividades em Erechim
Em comunicado, Empresa de Transportes Gaurama disse que decisão se dá por conta do "agravamento da situação financeira" Na manhã desta quarta-feira (14), a Empresa de Transportes Gaurama, que atua no transporte coletivo de Erechim, divulgou um comunicado à imprensa anunciando a paralisação por tempo indeterminado das atividades. Confira o comunicado na íntegra “A Empresa de Transportes Gaurama LTDA (Urbano) comunica à população e as autoridades que, devido ao agravamento da situação financeira da empresa em decorrência da pandemia, e por absoluta impossibilidade operacional de manter as atividades, estará a partir do dia 19 de abril, segunda feira, paralisando as atividades por tempo indeterminado, mantendo apenas e tão somente o mínimo necessário para não deixar a população desatendida. A paralisação será feita de segunda feira à sábado. Nos domingos e feriados não haverá ônibus. Os usuários poderão acessar os horários que permanecerão pelo site da empresa, ou pelos telefones: 3321-3637 e 3522-6106”. Fonte: Atmosfera Online
- Taxa de licenciamento com valor reduzido estará disponível para pagamento nesta terça (13)
Quitação é feita diretamente em um dos bancos conveniados, inclusive pelos canais digitais, basta informar placa e Renavam A partir desta terça-feira (13/4), proprietários de veículos poderão pagar a taxa de licenciamento 2021 com o valor de R$ 66,70. O Projeto de Lei 36/2021 que altera algumas taxas do DetranRS, aprovado na Assembleia por unanimidade, foi sancionado pelo governador Eduardo Leite na tarde desta segunda (12/4). Antes da redução, a taxa de licenciamento tinha duas faixas de preços, conforme o ano de fabricação do veículo. Até o dia 31/1/2021, o valor era de R$ 90,84 para veículos de até 15 anos, e R$ 63,99 para veículos com mais de 15 anos. A partir de 1°/2/2021, esses valores foram automaticamente corrigidos pela UPF e passaram a R$ 94,69 e R$ 66,70, respectivamente. Unificada, em 2021 passa para R$ 66,70 também no caso de veículos com menos de 15 anos (68% da frota). Em 2022 será R$ 85,22 para todos os veículos, com valor corrigido pela Unidade Padrão Fiscal (UPF) nos anos subsequentes. Caso o valor não esteja atualizado no sistema do banco, a recomendação é para que o proprietário do veículo comunique o DetranRS por meio dos canais oficiais de atendimento (Disque DetranRS: 0800-905-5555; e Fale Conosco no site detran.rs.gov.br/fale-conosco) e aguarde até o dia seguinte. Como licenciar o veículo Será considerado licenciado para 2021 e apto a circular o veículo que tiver quitados todos os débitos de IPVA, taxa do DetranRS e eventuais multas vencidas. O valor do seguro DPVAT está zerado este ano. Os prazos para licenciamento são um pouco mais elásticos que os do IPVA, conforme o dígito final da placa: A quitação é feita diretamente por meio de um dos bancos conveniados: Banco do Brasil (só para clientes), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander, Sicredi ou nas lotéricas da Caixa. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, Whatsapp (Banco do Brasil), entre outros. Basta informar a placa e o código Renavam. E quem pagou a taxa de maior valor, antes da redução? Os proprietários de veículos que anteciparam o licenciamento 2021 e pagaram o valor maior da taxa terão a diferença de até R$ 27,99 disponibilizada automaticamente por meio de crédito para desconto no ano seguinte. Não é necessário fazer nenhum pedido de devolução. Depois de tudo pago, como ter acesso ao certificado de licenciamento? Por determinação federal, o documento impresso em papel-moeda foi extinto em todo o país e a taxa foi reduzida, excluídos os custos de impressão e envio. Agora o Certificado de Registro e Licenciamento é expedido digitalmente (CRLV-e) e o proprietário do veículo pode escolher se prefere utilizar a sua versão via aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou impressa em papel comum. A impressão pode ser feita a partir do Portal do Denatran. O passo a passo de ambos os casos está disponível no site do DetranRS. Quem não obtiver acesso ao documento por meio das plataformas digitais ainda tem a opção de realizar o serviço de impressão presencialmente em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou despachante do RS. Mudanças em outras taxas A partir de 1°/5/2021, a taxa de alteração de registro terá redução significativa de até 87% e isenção para motocicletas nos próximos dois anos. Antes com 10 faixas de preço que consideravam tipo de veículo, ano de fabricação e potência do motor, variando de R$ 51,87 (motos) a R$ 1.189,54 (ônibus), o valor passará a ter apenas uma alíquota de R$ 149,33 para todos e isenção para motocicletas. Em 2021, todas as motocicletas terão isenção, em 2022 só as de até 125 cilindradas. A isenção termina em 2023. Essa é uma das três tarifas pagas nos serviços de transferência de propriedade, juntamente com a de vistoria e a de processamento e geração da documentação digital. Além de equalizar o valor do serviço para todos os veículos, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a mudança busca incentivar a regularização da frota, especialmente de duas rodas. Com a isenção da taxa de alteração de registro, para transferir uma moto será necessário desembolsar um total de R$ 290,03. Fonte: Ascom Sefaz
- Colheita da soja avança 12 pontos percentuais no RS
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (08/04) pela Emater/RS-Ascar, instituição vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, a colheita da soja no Rio Grande do Sul avançou 12 pontos percentuais na semana que passou favorecida pelos dias ensolarados e a safra segue registrando boa produtividade. Na região de Ijuí, as lavouras da oleaginosa estão em maturação e a colheita foi intensa entre os dias 30 de março e 04 de abril, chegando a 40% da área. As produtividades alcançadas são superiores às expectativas iniciais, estando em 3.780 quilos por hectare. Segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar, há grande variabilidade no peso final dos grãos entre as lavouras cultivadas com a mesma cultivar, reflexo da interação entre o nível de tecnologia adotado e o regime de chuvas durante o ciclo da cultura. O levantamento semanal realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, identificou o preço médio da soja em elevação, passando de R$ 162,57 para R$ 164,55 a saca, um incremento de 1,22%. O mercado apresentou estabilidade nas cotações até meados da semana, mas tal fato mudou para uma alta na quinta-feira (01/04), devido à publicação do mais recente relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informando o não atingimento da previsão feita por analistas do setor para a área destinada à semeadura de soja no país da América do Norte, devendo impactar nos estoques e aumentando as cotações para contratos futuros. Na região de Santa Rosa, a cotação de subprodutos vendidos pela indústria ao produtor para alimentação de animais são: farelo de soja a granel a R$ 2.600,00 a tonelada e casca de soja a granel sendo comercializada a R$ 1.100,00 a tonelada. A colheita do milho grão chegou a 75% das lavouras. Aquelas colhidas mais recentemente têm boa produtividade, diferente das primeiras áreas colhidas no Noroeste do Estado, que tiveram perdas significativas devido à estiagem na primavera. Com condições climáticas favoráveis, a colheita do arroz avançou para 70% da área plantada no Estado de 948 mil hectares, ou seja, 663 mil hectares já foram colhidos. Fonte: Imprensa Emater
- Comitê regional da AMAU orienta a R-16 adotar a cogestão
O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou reunião extraordinária, nesta segunda-feira, 12, para avaliar os indicadores regionais e macrorregionais a fim de verificar a possibilidade ou não da adoção da ferramenta legal da cogestão – e definiu por orientar a R16 a adotar a cogestão. Saiba mais O Distanciamento Controlado/RS classificou todas as 21 regiões de saúde, sob a ótica da epidemia do coronavírus, em bandeira preta – altíssimo risco. Um dos fatores que levaram a essa classificação é o indicador da salvaguarda estadual, que funciona como uma válvula de segurança e que observa através de um escore os leitos de UTI livres versus leitos de UTI ocupados por Covid. Na avaliação estadual houve uma redução de 19% nas internações clínicas, 6% nas internações em leitos de UTI e 31% no número de óbitos, quando comparada a semana anterior à avaliação. Nos indicadores locais, oriundos da Plataforma Regional de Monitoramento, várias foram as avaliações feitas pelo Comitê, como a redução dos casos ativos – que diminuíram de 999 (01/03) para 408 (09/04) e a redução das taxas de ocupação dos leitos clínicos e de UTI. Com relação aos leitos clínicos houve uma redução expressiva – que apresentam taxa de 16,9% (11/04) e de 86,11% nos leitos de UTI, que já ultrapassaram o patamar de 100%. Menor média estadual Também foram alvo de avaliações comparativos com a macrorregião, média ponderada do próprio DC/RS, que ficou em 1,50, a menor média da avaliação estadual, redução dos indicadores, classificação das bandeiras por indicadores, sendo que a região recebeu dos onze indicadores alvo de monitoramento, sete bandeiras amarelas e quatro pretas, entre outros. Diante dos fatos, levantamentos e gráficos, o Comitê encaminhou aos prefeitos da região a orientação da adoção da cogestão, em consonância com o Decreto Estadual nº 55.240, ressaltando que a decisão é do ente municipal. Na sexta-feira (9), o Estado publicou o Decreto nº 55.837, de 9 de abril de 2021, que flexibilizou algumas atividades, em decorrência da melhora do quadro. Os membros do Comitê, contudo, chamam a atenção para o fato de que, apesar do cenário estar melhorando, não há espaço, nesse momento, para negligências nos protocolos preconizados. Para o presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, os esforços regionais, focados na saúde da população sem perder de vista avanços que beneficiam o setor produtivo, começam a surtir efeito, sendo determinante, porém, que as pessoas sigam se vacinando e respeitando as regras de distanciamento, uso da máscara e higiene sanitária. A opinião e reforçada pelo membro do Comitê, Jackson Arpini, que lembra a importância e o papel de cada um. “Mais do que nunca precisamos estar atentos, porque estamos migrando para um cenário positivo, em que pese os números ainda preocuparem. A ações individuais e coletivas passam a ser decisivas neste momento” pontua. Fonte: Imprensa AMAU



















