12709 resultados encontrados com uma busca vazia
- Nesta sexta (6) tem vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social informa que nesta sexta-feira, 6 de agosto, terá continuidade a aplicação da primeira dose da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, portadores de comorbidades que compõem um grupo populacional com risco grave para COVI-19. A imunização será na UBS Central, das 13 às 16h. Foram incluídos no público prioritário adolescentes com obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, hemoglobinopatia grave, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, diabete mellitus e imunodeprimidos. Para poder receber a vacina, a pessoa precisa levar um documento de identificação e uma comprovação da condição de saúde. São aceitos receitas, laudos de exame, laudos ou relatórios médicos. Caso algum jovem não tenha conseguido ainda esse laudo, basta ir à UBS Central, neste mesmo dia e horário, que haverá um médico para avaliar e emitir o atestado, caso comprove a comorbidade. Os jovens devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
- Com transmissão do Grupo Sideral, VIII Fórum Norte Gaúcho da Soja já está com sua programação pronta
A Comissão Organizadora do VIII Fórum Norte Gaúcho da Soja, que acontecerá mais uma vez no formato on-line, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, a partir das 19h30min, já está com a programação pronta. As palestras serão transmitidas no canal do YouTube e pelo facebook do Fórum Norte Gaúcho. O evento tem como objetivo levar informações estratégicas para os produtores rurais sobre a soja, considerada a mais importante cultura agrícola do país, com grande representatividade na produção e exportação brasileira do agronegócio. Uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira, 4, no Auditório do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, respeitando todos os protocolos sanitários, definiu a programação final do evento. A coordenação do encontro foi do presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva. A Comissão Organizadora do Fórum Norte Gaúcho da Soja é integrada pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS), Prefeitura de Ipiranga do Sul, Emater/RS Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas e Centro Universitário Ideau. O evento tem como patrocinador Diamante a Olfar; patrocinadores Ouro a Pioneer e o Senar; e como patrocinadores Bronze a Cotrijal, Bayer, Roundup, Intacta RR2 Pro, Sicredi, Adubos Coxilha e Banco do Brasil. PROGRAMAÇÃO Dia 25/08: Palestra: “Doenças da soja: Análise da Safra 2021 e projeção para 2022 Palestrantes: Engenheiro Agrônomo e Doutor em Fitopatologia Carlos Alberto Forcelini e o Engenheiro Agrônomo, Pesquisador e Consultor Especialista no combate do Mofo Branco, Ricardo Brustolin Dia 26/08 Palestra: Novos Desafios no Manejo de Plantas Daninhas na Cultura da Soja Palestrante: Engenheiro Agrônomo e Doutor em Fitotecnia, Mauro Rizzardi Palestra: Lucratividade atrelada à escolha da Cultivar Palestrante: Engenheira Agrônoma na Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl Dia 27/08 Palestra: Análise e Perspectivas para o mercado de Soja Palestrante: Economista Chefe da Farsul, Doutor em Economia Antônio da Luz Palestra: Um novo episódio de La Nina poderá ocorrer até o verão? Palestrante: Meteorologista com Mestrado na área de tempestades Estael Sias O evento terá transmissão do Grupo Sideral de Rádios, por meio da Estação FM 103.1; e Sideral FM 93.1.
- Restrição é retirada e lotação do transporte rodoviário passa a ser de 100% no RS
O Gabinete de Crise do governo estadual deliberou, nesta quarta-feira (04), a utilização da capacidade máxima de 100% no transporte rodoviário (fretado, metropolitano executivo, intermunicipal e interestadual). Até então, a lotação era de 75% da capacidade. Na mesma reunião, o grupo também definiu a ampliação de 60% para 90% da ocupação no transporte coletivo. A medida vale para veículos de rota municipal, metropolitano, comum, ferroviário e aquaviário. O governo alerta que as mudanças requerem o respeito aos protocolos obrigatórios que seguem em vigor, como uso de máscara e ventilação para a renovação do ar. No início da noite desta quarta-feira, o Gabinete de Crise também emitiu alertas de Avisos – primeiro estágio no Sistema 3As de Monitoramento da pandemia – para 17 das 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul. De acordo com a equipe técnica, as regiões apresentaram aumento no índice de hospitalizações. Fonte: Correio do Povo
- R-16 recebe 'Aviso' no Sistema 3As de monitoramento da situação da Covid-19 no RS
O Gabinete de Crise decidiu emitir 17 Avisos às regiões Covid, na tarde desta quarta-feira (4/8), acatando recomendação do GT Saúde. O aviso é o primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul. A reunião foi coordenada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Os novos Avisos decorrem da constatação de que houve um aumento de novas hospitalizações, identificadas pelo sistema Sivep Gripe. Das 21 regiões Covid, apenas Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Santa Rosa e Taquara não receberam nenhuma notificação do Estado. As regiões que receberam Avisos são Santa Maria, Uruguaiana, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. No acumulado da semana, o Rio Grande do Sul registrou um aumento de 102,7% no número de hospitalizações. Em 24 de julho, o Estado apresentava 7,3 novas hospitalizações acumuladas em 7 dias para cada 100 mil habitantes, e na terça-feira (3/8) esse número estava em 14,8. As quatro regiões que não receberam nem Avisos nem Alertas foram as únicas sem aumento no número de novas internações. Acesse todos os dados e históricos das regiões Covid. Na mesma reunião, o Gabinete de Crise deliberou sobre a capacidade de ocupação nos transportes coletivo e rodoviário. Para o coletivo (municipal, metropolitano, comum, ferroviário e aquaviário), a ocupação máxima passou de 60% para 90%. Já para o transporte rodoviário (fretado, metropolitano executivo, intermunicipal e interestadual) a lotação passou de 75% para 100%. A mudança requer o respeito aos protocolos obrigatórios, como uso de máscara e ventilação para a renovação do ar. O grupo também aprofundou a discussão a respeito de um parecer favorável da semana passada, quanto à redução da distância em sala de aula para 1 metro entre pessoas, desde que respeitados e reforçados os demais protocolos sanitários. Essa mudança vai implicar em alterações de portarias e decretos, o que deve acontecer nos próximos dias. O novo distanciamento entre alunos só será possível depois da publicação dessas alterações. Sobre as solicitações de alteração nos protocolos de eventos, o Gabinete de Crise seguirá monitorando os indicadores de internações, para que as mudanças aconteçam em momento oportuno e com segurança para trabalhadores e população em geral. Fonte: Imprensa Governo do RS
- RS antecipa calendário de vacinação e prevê toda a população maior de 18 anos vacinada em agosto
O governo do Estado revisou as previsões de vacinação da população gaúcha e, considerando o ritmo de imunização dos municípios e o anúncio de envio de doses pelo Ministério da Saúde, acredita ser possível imunizar toda a população a partir de 18 anos ainda durante o mês de agosto – a expectativa anterior era até 7 de setembro. A nova projeção resulta de estudos técnicos realizados pela Secretaria da Saúde (SES) e foi validada durante reunião do Gabinete de Crise na tarde desta quarta-feira (4/8). Em agosto, o Rio Grande do Sul projeta receber do Ministério da Saúde 1.703.000 doses de imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac para primeira e segunda doses. Esse quantitativo é suficiente para destinar primeiras doses para toda a população de até 18 anos, de acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri. “Há uma excelência na vacinação no Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde divulgou um informe técnico que nos coloca na segunda posição [atrás do Acre] com o menor percentual ainda não vacinado de primeira dose no país, com 34%. Com a D2, o Rio Grande do Sul é o Estado que mais vacinou”, informa a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Nesta quarta-feira (4/8), da população vacinável acima de 18 anos no Estado (8.958.689), 73,8% receberam ao menos uma dose ou a dose única da Janssen. Entre os residentes, 6.378.377 pessoas já receberam a primeira dose ou a dose única. Ainda falta vacinar 882.091 pessoas da faixa etária entre 18 e 39 anos. Para que seja possível atingir a imunidade coletiva no Estado, Tani alerta que é necessário vacinar, no mínimo, 70% da população com as duas doses ou dose única, mas de forma homogênea entre municípios e idades. “O ideal é que o Estado atinja 90% de cobertura vacinal”, completa. A secretária Arita reforça a necessidade de as gestões municipais realizarem busca ativa das pessoas que deixaram de se vacinar quando chegou sua vez. “Há uma disparidade grande na aplicação das vacinas entre os municípios, porque alguns evoluem por grupo etário sem que toda a população vacinável daquela faixa tenha sido imunizada. Não adianta acelerar até 18 anos se parte da população ficou para trás. É preciso olhar para frente de olho no retrovisor”, salienta. Fonte: Ascom SES
- Presidente diz não a projeto de suspensão de despejo por aluguel atrasado
O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta quarta-feira (04) o projeto de lei previa suspender até o fim do ano ações de despejo em virtude do não pagamento de aluguel de imóveis comerciais e residenciais de baixo valor. Segundo o Palácio do Planalto, o projeto aprovado no Congresso Nacional “contraria o interesse público”. O entendimento da assessoria técnica do presidente, que embasou a decisão, é a que a medida estimula práticas de má-fé de ocupantes irregulares de imóveis. Em nota, o Planalto alegou que, embora a matéria seja “meritória”, a suspensão de atos de decisões judiciais, extrajudiciais e autotutela de posse que impliquem em desocupação de imóveis públicos no prazo previsto serve de “salvo conduto para os ocupantes irregulares de imóveis públicos, frequentemente, com caráter de má fé”. Conforme os defensores do projeto, dos deputados André Janones (Avante-MG), Natália Bonavides (PT-RN) e Professora Rosa Neide (PT-MT), a ideia é proteger apenas as famílias mais vulneráveis, aquelas que perderam, em virtude da pandemia, parte da pouca renda que tinham. O projeto prevê que os imóveis incluídos no projeto se limitem àqueles cujo aluguel custa, no máximo, R$ 600. Além disso, não impede despejos quando ficar comprovado que o dinheiro do aluguel é a única fonte de renda para o proprietário. O Planalto argumentou, ainda, na justificativa do veto, que o texto pode “consolidar ocupações existentes, assim como ensejar danos patrimoniais insuscetíveis de reparação, como engorda de praias, construções de muros de contenção, edificações, calçadões ou espigões nas áreas de bens de uso comum do povo, ou danos ambientais graves”. O veto presidencial vai agora ser analisado pelo Congresso Nacional. Fonte: O Sul
- Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 55 milhões
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.396 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa quarta-feira (4) no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. De acordo com a estimativa da Caixa, o prêmio acumulado para o próximo sorteio, no sábado (7), é de R$ 55 milhões. As dezenas sorteadas foram: 02 - 03 - 25 - 39 - 42 - 49. A quina registrou 49 apostas ganhadoras. Cada uma vai pagar R$ 81.665,84. A quadra teve 5.934 apostas vencedoras. Cada apostador receberá R$ 963,36. As apostas para o concurso 2.397 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo país ou pela internet. O volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. Fonte: Agência Brasil
- Vôlei: Brasil perde para Comitê Russo e se despede da briga pelo ouro
A seleção brasileira de vôlei masculino deu adeus ao sonho do ouro olímpico nos Jogos de Tóquio (Japão). Os brasileiros foram derrotados de virada na madrugada desta quinta-feira (5) para o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) por 3 sets a 1, com parciais de 18/25, 25/21, 26/24 e 25/23. A partida foi realizada na Arena de Ariake, na capital Tóquio. Desde os Jogos Olímpicos de Sidney (2000) o Brasil não fica de fora de uma final da competição. À época, o país foi eliminado nas quartas de final em confronto com a Argentina. Depois disso, foram quatro decisões consecutivas, tendo levado duas medalhas de ouro (Atenas 2004 e Rio 2016) e duas de prata (Pequim 2008 e Londres 2012). Apesar de não avançar à final, o levantador Bruninho diz que o time tem que se manter firme para buscar a medalha de bronze. "Por mais difícil que seja, temos que apagar isso [a derrota de virada para a Rússia]. O bronze conta muito pra gente. Sabemos o quanto a gente merece, quanto a gente trabalha, se dedica. Então, vamos entrar com a faca nos dentes como se fosse o ouro. Não temos tempo para lamentar", disse Bruninho, campeão olímpico na Rio 2016, em depoimento ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). A luta pelo bronze será à 1h30 (horário de Brasília) deste sábado (7). O adversário será o perdedor do confronto entre França e Argentina, às 9h desta quinta (5). Fonte: Agência Brasil
- Brasil ultrapassa marca de 66% da população vacinada com a primeira dose contra Covid-19
Já a taxa cai para 28% quando falamos em segunda dose O Brasil ultrapassou a marca de 66% da população vacinada contra Covid-19, nesta quarta-feira (04). A vacinação da primeira dose (D1) atingiu 101 milhões de pessoas e a segunda dose (D2) foi aplicada em 41 milhões de brasileiros. Os dados são do Ministério da Saúde. A cidade de São Paulo (SP) lidera o ranking da vacinação contra Covid-19 entre as capitais do País, com mais de 10,3 milhões de pessoas protegidas. A D1 foi aplicada em mais de 7,3 milhões de pessoas e a D2, em 2,7 milhões de paulistanos. Rio de Janeiro (RJ) aplicou 5,7 milhões de vacinas contra Covid-19. Durante a D1, a capital fluminense imunizou 3,9 milhões de pessoas e a D2 protegeu 1,6 milhão de cariocas. Fortaleza (CE) registra 2,3 milhões de pessoas vacinadas, enquanto Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) vacinaram cerca de 2 milhões, cada. Por sua vez, Palmas (TO), com 115 mil doses aplicadas; Boa Vista (RR), 208 mil; Rio Branco (AC), 264 mil; e Vitória, com 368 mil, foram as capitais que menos vacinaram contra Covid-19. Entre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas (SP) tem o melhor desempenho na vacinação contra Covid-19, com registro de mais de 953 mil doses aplicadas. Guarulhos (SP) tem pouco mais de 900 mil vacinas aplicadas e São Gonçalo (RJ) imunizou 586 mil. Segunda dose Até esta quarta-feira (04), o País já tinha aplicado 142,5 milhões de doses contra Covid-19, com a D1 sendo usada em mais de 101 milhões de pessoas e a D2, em apenas 28% da D1. Ou seja, entre as pessoas imunizadas com a D1, 72% ainda não voltaram às Unidades Básicas de Saúde para a D2. “Quando você toma a primeira dose, a possibilidade de não ter desenvolvido a quantidade adequada de anticorpos é alta. Então, se na bula, nos estudos, há recomendação de duas doses, é porque foi evidenciado que com duas doses você vai ter articulação de anticorpos capaz de te proteger”, explica Joana Gonçalves, infectologista do Hospital Regional da Asa Norte, de Brasília-DF. Nessa semana, a média móvel de casos e mortes por Covid-19 registrou o menor índice desde o início do ano. De 25 de junho a 25 de julho, a média móvel de casos de infecção teve queda de 40%. Já quanto ao número de óbitos, a redução foi ainda maior, de 42%. Nos últimos quatro meses, houve uma queda 46% na média móvel de casos e de 65% na de óbitos pela Covid-19. Recentemente, o Ministério da Saúde lançou campanha de conscientização da população para a necessidade da segunda dose da vacina contra Covid-19. Na oportunidade, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, enfatizou a importância da D2 para a proteção das pessoas. “Todos os imunizantes, com exceção de um deles, que é de dose única, necessitam de duas doses e, independente da vacina que tomou, todas elas são importantes. Devemos procurar a segunda dose da vacina”, alertou o ministro. Confira os dados de vacinação no Estado do RS.
- Fiocruz confirma mais quatro casos da variante delta do coronavírus no RS
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, nesta quarta-feira (4/8), mais quatro casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul. Um deles, de um residente de Gramado, já era considerado confirmado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), pois apresentou resultado positivo em sequenciamento genético parcial realizado no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), somado ao vínculo epidemiológico com um caso confirmado por sequenciamento genético completo da Fiocruz. Ambos se referem aos dois primeiros casos confirmados no Rio Grande do Sul em 19 de julho. O segundo caso confirmado também é contactante do primeiro paciente confirmado em Gramado. Os outros dois casos confirmados nesta quarta-feira são de residentes de Esteio e Sapucaia do Sul. Todos os pacientes já estão recuperados e liberados de isolamento. No total, o Rio Grande do Sul tem até agora 11 casos confirmados com a variante delta e 34 identificados por sequenciamento parcial aguardando o resultado da análise da Fiocruz. De acordo com o especialista em saúde do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), Richard Steiner Salvato, os casos de delta já correspondem a 15% das amostras sequenciadas pelo Cevs na última semana, “demonstrando a rápida disseminação no Estado dessa variante de preocupação”. O Cevs tem analisado por volta de 200 amostras semanalmente. O Cevs realiza, por meio do Lacen/RS e do CDCT, testes preliminares para a identificação desses casos suspeitos, incluindo sequenciamento parcial. As análises determinam se a amostra é uma provável variante de preocupação a partir da identificação de mutações específicas que são diferentes entre os tipos de vírus. Ao serem enviadas para a Fiocruz, as amostras passam por um sequenciamento genômico completo, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra. A delta, primeiramente identificada na Índia, é uma das chamadas “variantes de preocupação” (VOC, variants of concern na sigla em inglês), pois são variações que trazem alguma mudança no comportamento do vírus. A característica mais marcante, já comprovada cientificamente, é a maior transmissibilidade. Quanto à gravidade, ainda não há evidências de que a delta provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens. Municípios onde há casos confirmados: Canoas, Esteio, Gramado, Nova Bassano, Sapucaia do Sul e Santana do Livramento Municípios onde há casos identificados por sequenciamento parcial e aguardam confirmação da Fiocruz: Alvorada, Canoas, Capão da Canoa, Caxias Do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão. Acompanhe as informações sobre o registro de variantes do coronavírus no painel de vigilância genômica da Secretaria da Saúde (SES). Fonte: SES/RS
- Erechim tem voo direto a Porto Alegre desde esta quarta-feira (04)
Na manhã desta quarta-feira (4) a cidade de Erechim viveu um momento histórico com a retomada dos voos comerciais no município. A solenidade do voo inaugural aconteceu no Aeroporto Comandante Kraemer e contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais. Entre elas, o prefeito de Erechim e presidente da Associação de Municipios do Alto Uruguai (AMAU), Paulo Polis; o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello; o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini; o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional da Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes (PP), deputado estadual, Paparico Bacchi (PL); vice-presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, vereador Juares Bernardi (PSB); diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras; demais autoridades civis, militares e imprensa. Conforme explica o prefeito Paulo Polis, a partir de hoje Erechim vai contar com voo direto a Porto Alegre três vezes por semana, na quarta, sábado e domingo. A partir dos próximos meses, a Azul Linhas Aéreas projeta voos na segunda, quarta e sexta-feira. “Após negociações entre Azul, governo do Estado, deputados e prefeitos, desde fevereiro, enfim temos a volta dos voos entre Erechim e Porto Alegre. Isso, sem dúvida, é um avanço para Erechim e Região do Alto Uruguai Gaúcho”, disse o prefeito Polis. Para o prefeito de Erechim é estratégica essa retomada dos voos no município. “Estamos reestabelecendo a conexão aérea com outras cidades e isso, além de melhorar a conectividade, traz pujança, crescimento, desenvolvimento e capacidade produtiva para a nossa região. Hoje temos o nosso aeroporto bem estruturado para dar andamento a essa demanda e a nossa comunidade só tem a ganhar. Nesta data histórica temos a certeza de que estamos fortalecendo o nosso desenvolvimento”, destaca Paulo Polis, agradecendo por Erechim e pelo Alto Uruguai Gaúcho. Terminal Jairo Castro No último dia 27 de julho, o governador Eduardo Leite sancionou a lei que denomina o terminal de embarque e desembarque do Aeroporto Comandante Kraemer como “Terminal Jairo Castro”, conhecido como um dos pioneiros da aviação no Alto Uruguai Gaúcho. O autor da lei é o deputado estadual Paparico Bacchi que fez uma homenagem ao membro da primeira turma de pilotos privados do Aeroclube de Erechim. Batismo da aeronave Uma tradicional atividade integrou o protocolo da solenidade, configurando-se no batismo da aeronave no momento em que a mesma pousou na pista, passando debaixo de um arco d’água. Essa tradição, que nasceu na indústria naval e em 1990, foi incorporada a aviação para celebrar a chegada de uma nova companhia ou início de atividades comerciais de aviação. A ação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar e por uma equipe da empresa Triel HT. “Neste dia histórico, a Prefeitura de Erechim tem a honra de abrir as portas do Aeroporto Comandante Kraemer, para a solenidade do voo inaugural da Linha Erechim – Porto Alegre, ligando a principal cidade do Alto Uruguai Gaúcho, polo comercial, cultural, industrial, de educação, saúde e emprego, a Capital do Estado, em três voos semanais que terão duração de menos de uma hora. A rota operada pela Azul Linhas Aéreas é um marco para o fortalecimento do desenvolvimento regional e da capacidade produtiva de Erechim e também dos municípios da região”, conclui o prefeito Polis. Fonte: Imprensa Prefeitura de Erechim
- Inter aguarda inscrição de Mercado no BID e terá que deixar dois gringos de fora a cada rodada
O Inter aguarda a inscrição de Gabriel Mercado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para que ele seja alternativa para o confronto contra o Flamengo, no próximo domingo, no Maracanã. Caso o zagueiro seja regularizado, como é esperado, o técnico Diego Aguirre terá que deixar dois estrangeiros fora da lista de relacionados a cada rodada. Com a contratação do argentino, o Colorado chegou a sete gringos no elenco. Somam-se a ele Saravia e Víctor Cuesta (Argentina), Bruno Méndez (Uruguai), Carlos Palacios (Chile), Paolo Guerrero (Peru) e Juan Manuel Cuesta (Colômbia). Como em competições nacionais a legislação permite que apenas cinco estrangeiros sejam relacionados por partida, pelo menos dois vão sobrar a cada rodada. Juan Manuel Cuesta, o Cuestinha, provavelmente é um deles. O atacante de 19 anos ainda oscila entre o grupo principal e o time sub-20. Resta ver como serão as escolhas de Aguirre pelo outro. Atualmente, Saravia, Méndez e Cuesta são titulares da equipe. O uruguaio, inclusive, fez o sistema defensivo, antes principal problema da equipe, subir de produção. Nas sete partidas em que atuou, o Inter tomou apenas quatro gols. Os gringos do Inter Saravia - Argentina Mercado - Argentina Víctor Cuesta - Argentina Bruno Méndez - Uruguai Palacios - Chile Guerrero - Peru Juan Manuel Cuesta - Colômbia Paolo Guerrero voltou a atuar pelo Inter no empate em 0 a 0 com o Cuiabá no último sábado, após dois meses fora de ação. O centroavante se recuperou de artroscopia no joelho direito. Ficou em campo no primeiro tempo, mas não conseguiu repetir desempenhos anteriores. Mesmo que só tenha um gol na temporada em oito partidas, o peruano é esperança em um momento que o time apresenta problemas no setor ofensivo. Sua experiência e qualidade são valorizadas por Aguirre, mas a condição física faz dele outro forte candidato a sobrar. Pesa contra o camisa 9 também os retornos de Yuri Alberto e Galhardo, que cumpriram suspensão no final de semana. Os dois são as principais opções para o comando do ataque. Yuri tem oito gols na temporada, enquanto o camisa 17 é o goleador, com 11. Palacios foi contratado no início da temporada. O atacante chegou chancelado por Miguel Ángel Ramírez, mas ainda não deslanchou. Não soma gol, sequer assistência e já participou de 19 jogos. O chileno disputa posição com Caio Vidal, Patrick, Taison e Boschilia do atual grupo à disposição, já que Mauricio sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e será baixa por até um mês. Aguirre tem até sábado, quando a delegação viaja ao Rio de Janeiro, para definir qual será o quinteto estrangeiro que apostará. No domingo, às 18h15, o Inter tenta reencontrar o caminho das vitórias diante do Flamengo no Maracanã. Fonte: ge
- Grêmio vence o Vitória e avança para quartas de final da Copa do Brasil
O Grêmio garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil após derrotar o Vitória por 1 a 0, na noite desta terça-feira (3) em Porto Alegre, na partida de volta das oitavas de final da competição. O Tricolor chegou ao confronto com uma posição muito confortável, após superar o Leão da Barra no confronto de ida por 3 a 0 no estádio do Barradão. O único gol da partida saiu aos 46 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti do meia Jean Pyerre. Após garantir a classificação na Copa do Brasil, o Grêmio se volta para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta a Chapecoense na próxima segunda-feira (9) em Porto Alegre. Fonte: Agência Brasil
- Sisu abre inscrições para vagas em universidades públicas
Quem participou da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ficar atento, porque as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas. O Sisu seleciona candidatos, por meio da classificação do Enem, para vagas em universidades e faculdades públicas de todo país. As inscrições começaram nesta terça-feira (03) e seguem abertas até a próxima sexta (06), para os estudantes que tiveram notas maiores que zero na redação do Enem. O candidato poderá escolher até duas opções de curso e o resultado será divulgado no dia 10 de agosto. As matrículas serão abertas no dia 11 e seguem até o dia 16. As vagas remanescentes serão liberadas a partir do dia 10. Interessados podem se inscrever pela internet, no endereço sisu.mec.gov.br.
- Rio Grande do Sul recebe mais 176,5 mil doses de vacina contra o coronavírus nesta quarta-feira (04)
O Rio Grande do Sul recebe nesta quarta-feira (04) mais 176,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, 51,4 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, chegarão ao Aeroporto Salgado Filho, às 9h. Já a partir das 18h35min, o terminal recebe mais 125.190 doses da Pfizer. Nesta terça-feira (03), a Secretaria de Segurança Pública distribuiu vacinas contra a Covid-19 para as dez Coordenadorias Regionais de Saúde mais distantes de Porto Alegre. Das 469.845 doses do imunizante transportadas, 228.645 foram destinadas à primeira aplicação e 241.200 para a segunda. Na remessa, havia vacinas da Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac. Fonte: O Sul
- Empresa Gaúcha de Rodovias altera cálculo das tarifas de pedágio
Motoristas de veículos de passeio pagarão 10% a menos na tarifa. Porém, ela é válida somente em 12 praças e Coxilha, na ERS-135, não está entre elas A partir de quinta-feira (5/8), veículos de passeio pagarão 10% menos no valor do pedágio em oito das 12 praças da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A medida integra um alinhamento tarifário promovido pelo órgão público para padronizar a cobrança conforme o modelo adotado em todo o país. O desconto entrará em vigor nas praças com tarifa básica atual a partir de R$ 7 e contempla cerca de 80% dos usuários que passam pelas cancelas da EGR. A mudança se aplica aos pedágios de Boa Vista do Sul e Cruzeiro do Sul (ambos na RSC-453), Flores da Cunha (ERS-122), Gramado (ERS-235), Santo Antônio da Patrulha (ERS-474), São Francisco de Paula (ERS-020), Três Coroas (ERS-115) e Viamão (ERS-040). Segundo o diretor-presidente da EGR, Marcelo Gazen, o objetivo é aderir ao sistema já praticado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Assim, caminhões pagarão o valor da tarifa básica multiplicado pelo número de eixos do veículo. "São alterações necessárias para termos critérios bem definidos de cobrança e, ao mesmo tempo, equilibrarmos os valores pagos pelos condutores de veículos de passeio", explicou Gazen. "Dessa forma corrigiremos distorções, e nossas praças de pedágio irão obedecer ao modelo tarifário aplicado em todo o Brasil." Como ficarão as novas tarifas:
- Agosto é o mês dourado, em referência à importância do aleitamento materno
Neste mês é celebrado o ‘Agosto Dourado’ como forma de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Em Erebango, a fonoaudióloga, Eliane Scariot, que atua na Unidade Básica de Saúde, ressalta que a cor dourada é em razão do chamado padrão ouro do leite da mãe. “É considerado o alimento mais completo para o bebê, inclusive com os líquidos que ele precisa ingerir, pois tem a quantidade de água necessária”, salienta. Cuidados essenciais Segundo Eliane, com relação a questão da pega da mama, é muito importante que a mãe e o bebê sejam bem orientados sobre a postura, sendo que ela deve ficar bem confortável e o bebê, mais sentado. “Tudo isso para que não haja escape de líquidos para a tuba auditiva, evitando assim, as infecções de ouvido de repetição, sendo que essas são as alterações mais expressivas e que podem levar à perda auditiva no primeiro ano de vida do bebê”, alerta. Do mesmo modo, a boca do bebê deve alcançar todo o mamilo da mãe e não somente a ponta, pois pode machucar o seio e ele pode deglutir de forma errada. Fique atento! A fonoaudióloga ressalta que, algumas alterações podem prejudicar o aleitamento materno, como por exemplo, a língua presa. “Nesses casos, as crianças têm dificuldade de elevar a língua da forma correta e pode não ocorrer uma boa pega – por isso é muito importante que seja feito o teste da linguinha para ver se o bebê possui todas as estruturas funcionais adequadas”, comenta. Bebês prematuros Muitas vezes quando o bebê é prematuro, o sistema estomatognático - que realiza funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração – não está bem preparado para executar essas funções e, desse modo, muitas vezes o bebê não consegue desenvolver essas habilidades nos primeiros momentos. “As equipes de Enfermagem e Fonoaudiologia sempre orientam a mãe para que ela consiga uma pega adequada”, reforça Eliane. Benefícios para a mãe e o bebê A fonoaudióloga que atua na UBS de Erebango reitera, ainda, que o aleitamento materno, além de ser gratuito, está sempre na temperatura ideal e possui todos os nutrientes que o bebê precisa, faz bem para ele e também para a mãe, fortalecendo o vínculo afetivo entre mãe e filho”, enaltece. Por outro lado, Eliane frisa que muitas mães, por diferentes motivos, não conseguem efetivar o aleitamento materno, e elas não devem se sentir culpadas. “Não devemos julgar ou fazer comentários incabíveis a quem não conseguiu promover o aleitamento materno. O respeito deve prevalecer, sempre”, acrescenta. Texto: Imprensa/Prefeitura de Erebango
- AMAU acompanha lançamento de programa do Estado que distribuirá incentivos hospitalares
O presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o diretor do Hospital Santa Terezinha, Jackson Arpini, acompanharam nesta terça-feira, 3, o lançamento, por parte do executivo gaúcho, do Programa Assistir, que visa promover mudança no conceito de repasse de recursos estaduais às instituições hospitalares vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no RS. Durante a conferência online, o governador Eduardo Leite explicou que o objetivo do programa é distribuir incentivos financeiros de forma equânime e transparente a todos os hospitais, independentemente do tipo de gestão (estadual ou municipal), de maneira proporcional aos serviços entregues à população, observando a regionalização da saúde e a capacidade cada instituição. “O Assistir é uma marca na relação do Estado com o sistema hospitalar gaúcho, por uma série de motivos. Principalmente porque o Assistir se encaixa em alguns princípios da nossa gestão: o da transparência, que buscamos em todas as nossas políticas; o da justiça, pois somos incansáveis na busca pela distribuição equânime dos recursos, a partir de critérios que sejam técnicos e da prestação efetiva de serviços; e o do controle, pois entendemos que políticas públicas eficientes dependem de sistemas de monitoramento capazes de acompanhar o uso de cada centavo do dinheiro público”, destacou o governador. Os recursos do Tesouro estadual utilizados para suplementar serviços prestados por hospitais financiados com verbas federais foram analisados desde o início do atual governo pelo Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE), da secretaria da Saúde (SES), com a participação de diversas entidades. A partir de novos critérios técnicos, os incentivos hospitalares passarão a ser distribuídos seguindo a metodologia desenvolvida pelo Estado e que leva em conta tipos de serviços prioritários à população, elencados a partir da análise de indicadores epidemiológicos das regiões. No Rio Grande do Sul, dos 218 hospitais aptos a receberem incentivos estaduais por se enquadrarem nos critérios estabelecidos pelo Assistir, 162 terão acréscimo nos recursos com o novo programa. Além disso, passam a integrar o sistema mais 12 hospitais localizados nas macrorregiões Norte, Serra Missioneira, Metropolitana e Centro-Oeste, que não recebiam nenhum incentivo estadual. Os hospitais estão sendo comunicados oficialmente dos ajustes programados pelo novo programa. Na avaliação do presidente Polis, a alteração na metodologia é bem-vinda, pois deve privilegiar as instituições de saúde que mais produzem no RS, como é o caso do Santa Terezinha. Não há, contudo, confirmação dos valores que serão repassados ao hospital regional. Saiba mais O novo método de distribuição dos incentivos estabeleceu que os hospitais contratualizados pelo Programa Assistir deverão prestar pelo SUS os seguintes serviços: porta de entrada (urgência e emergência), maternidade, maternidade de alto risco, ambulatório de gestação de alto risco, ambulatório de egressos de UTI neonatal, ambulatórios de especialidades, de doenças crônicas, de idosos e de feridas, leitos de saúde mental e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), procedimentos e exames em oncologia, leitos de hospitais de pequeno porte e leitos de saúde prisional. O total de incentivos a serem disponibilizados para custeio do programa até o momento é de R$ 744.513.906,00 que fazem parte dos recursos orçamentários estaduais disponíveis, que são de R$ 810.975.000,00. A diferença será utilizada futuramente em novos serviços. Transição De acordo com o diretor do Santa, Jackson Arpini, haverá um período de transição entre o pagamento dos repasses a partir da definição atual até a adoção total dos critérios previstos pelo programa Assistir. A aplicação começa com a competência de setembro de 2021 (pagamento em outubro/2021) e se encerrará na competência de junho de 2022 (pagamento em julho/2022), quando já estará implantado o programa na totalidade. Os valores custeados atualmente pela Política de Incentivo Estadual à Qualificação da Atenção Secundária e Terciária em Saúde (Pies-AST) e os demais incentivos hospitalares serão substituídos pelos atos formais que normatizam as transferências mediante contratos com a rede hospitalar do SUS.
- Getúlio Vargas receberá 228 doses de vacina da Pfizer em nova remessa para primeira aplicação
A Secretaria da Saúde distribuirá, na terça-feira (3/8), um total de 469.845 doses de vacina contra a Covid-19 às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Nesta remessa há imunizantes da Astrazeneca, Pfizer e Coronavac. Foram destinadas 228.645 doses para primeira aplicação e 241.200 doses para segunda. A distribuição já está levando em consideração o novo cálculo de rateio de vacinas, no intuito de corrigir eventuais distorções causadas por estimativas populacionais que não condizem com a realidade ou casos de municípios que vacinaram mais pessoas não residentes, entre outras situações. A partir do início da tarde, estarão disponíveis para retirada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) as cargas das 1ª (Porto Alegre), 3ª (Pelotas), 8ª (Cachoeira do Sul), 10ª (Alegrete), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado) e 18ª (Osório) CRSs, mais as da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. A 5ª CRS (Caxias do Sul) receberá as vacinas por via terrestre, levadas por um caminhão da Ceadi. Por via aérea, um helicóptero da Polícia Civil levará as doses até a 4ª CRS (Santa Maria). Um avião da Brigada Militar transportará as doses da 7ª CRS (Bagé), em Bagé; da 6ª (Passo Fundo) e da 11ª (Erechim), em Erechim; da 2ª (Frederico Westphalen) e da 15ª (Palmeira das Missões), em Palmeira das Missões; e da 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí), em Santo Ângelo. Getúlio Vargas vai receber 228 doses de vacinas da Pfizer, destinadas à Dose 1; 265 doses da AstraZeneca referente à segundas doses da 21ª remessa; 100 doses da AstraZeneca por meio do consórcio covax, para Dose 2, referente a 21ª remessa; e seis doses da Pfizer para D2, referentes a 20ª remessa. Clique aqui e veja a lista de doses por municípios (duas abas). Fonte: SES/RS
- Concluída recuperação do acesso a Severiano de Almeida
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) concluiu as obras de recuperação do acesso a Severiano de Almeida, a cerca de 65km de Getúlio Vargas. Iniciadas em junho, as melhorias nas condições de trafegabilidade da ERS-426 abrangem 5,2 quilômetros até o entroncamento com a BR-153, próximo a Erechim. “Cumprimos mais um dos compromissos estabelecidos no Plano de Obras 2021-2022, anunciado em junho pelo governo do Estado. Com um aporte de R$ 1,8 milhão para a rodovia, finalizamos com qualidade e rapidez o trabalho nesse que é um dos 28 trechos a serem recuperados na região”, destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Para eliminar as imperfeições da pista, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, explica que foi necessário executar reparos localizados e recomposição do pavimento, além de pintura do eixo central e das laterais da pista. “Esse trabalho possibilita que a população conte com uma rodovia em condições adequadas de deslocamento”, aponta Faustino. “Estamos mobilizados para transformar o cenário das estradas gaúchas e impulsionar o desenvolvimento econômico.” Fonte: Ascom Daer



















