top of page

12710 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Famurs lança campanha sobre volta às aulas com o tema “A vida é feita de recomeços”

    Com o slogan “A vida é feita de recomeços. Nada substitui a presença do aluno e seu professor em sala de aula”, a Famurs lança nesta quinta-feira (12/8) uma campanha para retorno presencial das aulas em todos os municípios do Rio Grande do Sul. A ação institucional tem o objetivo de valorizar a presença de alunos e professores em sala de aula e mostrar a importância do ambiente escolar. Com o avanço da vacinação na população gaúcha, especialmente em pais, avós, professores e adolescentes com comorbidades, a Famurs entende que existe segurança suficiente para o retorno completo das aulas presenciais na rede municipal de ensino. Além disso, embora crianças possam ser infectadas com coronavírus, evidências científicas apontam que elas não são vetores relevantes da covid-19. “Precisamos priorizar o acesso à educação de qualidade”, afirmou o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto. “Pesquisas têm revelado que o nível de aprendizagem dos alunos regrediu com o ensino apenas em casa. Quanto mais tempo nossas crianças e jovens ficam longe da escola, mais retrocesso haverá para o processo educacional, sem contar o distanciamento social que já existe. Com isso, podemos observar que a escola presencial é um ambiente insubstituível e que lugar de aluno e do professor é dentro da sala de aula”, destacou. O presidente da Famurs ainda destacou que todo o cuidado com prevenção, distanciamento e cumprimento dos protocolos deverão ser respeitados, para que a volta às aulas seja feita com responsabilidade e segurança. O impacto da pandemia na educação Estudos realizados por pesquisadores, tanto nacionais quanto internacionais, apontam que períodos longos sem aulas ou atividades pedagógicas prejudicam o aprendizado, especialmente de crianças de famílias vulneráveis. Dados da Unesco e Unicef também destacam que há um maior risco de abandono e evasão escolar, especialmente dos estudantes mais vulneráveis, e há prejuízos a saúde mental, levando a um aumento de 18% os sintomas depressivos, fazendo com que estudantes se mostrarem mais irritados, ansiosos ou tristes. Não bastasse o efeito clínico, a covid-19 tem impactado indiretamente crianças e adolescentes. O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontou em estudo que as consequências da pandemia sobre a saúde de crianças e adolescentes no Brasil, assim como em outros países na América Latina, tem potencial muito mais negativo do que vem sendo relatado em países da Europa e América do Norte. A pesquisa do instituto mostra que há prejuízos no ensino, na socialização e no desenvolvimento, visto que os ambientes de ensino tiveram que ser fechados. Outros pontos também foram levantados, como o afastamento do convívio com familiares, amigos e toda rede de apoio; estresse, gerando um claro aumento de sintomas de depressão e ansiedade; aumento de violência contra crianças e adolescentes; queda nas coberturas de vacinação; aumento de sedentarismo e obesidade, entre outros pontos. Na área educacional, uma das maiores pesquisas no Brasil para medir o impacto da pandemia de covid-19 sobre a aprendizagem dos estudantes, realizada pelo governo do Estado de São Paulo, apontou que as crianças em processo de alfabetização foram as mais prejudicadas no período de ausência de aulas na escola. O levantamento mostra que crianças do 5º ano fundamental sabem menos do que aprenderam no 3º ano, em 2019. As restrições da pandemia também apontaram uma queda na adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e um aumento na preocupação com o desempenho na prova. A pesquisa “Juventudes e a Pandemia”, feita pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) com 68 mil jovens de 15 a 29 anos, indicou que 7 em cada 10 jovens (74%) afirmaram que se sentem despreparados para fazer o Enem, um percentual maior que no ano anterior (56%). Os dados também indicam que quase 6 em cada 10 (57%) dizem que já pensaram em desistir da prova. A pesquisa também apresenta que o percentual de jovens que já pensaram em desistir de estudar durante a pandemia cresceu de 28%, em 2020, para 43% em 2021. A maioria se concentra na faixa etária de 18 a 24 anos (49%). Entre os motivos, 21% afirmaram que pararam por questões financeiras e 14% por dificuldade no acesso ao ensino remoto. Ainda, uma pesquisa recente da Fundação Lemann e do Instituto Natura, “Onde e como estão as crianças e adolescentes enquanto as escolas estão fechadas?”, descobriu que 75% de jovens de 10 a 15 anos sentem falta das aulas presenciais ou de algum professor e 60% sentem falta do convívio social e dos amigos. Sobre o ensino na pandemia, a pesquisa mostrou que 62% das crianças fora da escola têm entre 4 e 6 anos. Além disso, de acordo com pais e responsáveis, 94% das crianças ou adolescentes tiveram alguma mudança de comportamento durante a pandemia. A maioria ganhou peso no período (56%); 44% se sentiram tristes; 38% ficaram com mais medo; e 34% perderam o interesse pela escola. Entre os que ficam sozinhos em casa, são mais altos os índices dos que passaram a dormir mais, ficaram mais quietos ou têm mais dificuldades para dormir. Fonte: Imprensa Famurs

  • Prefeitura de Erebango realiza Mutirão da limpeza e coleta de resíduos na próxima semana

    A Prefeitura de Erebango promove na terça-feira (17), a partir das 8h, a campanha ‘Lixo Zero: mutirão da limpeza’. Por isso, fica o pedido à comunidade para que, durante o fim de semana, sejam intensificados os trabalhos de limpeza nos terrenos e que os resíduos sejam colocados em frente às casas, que, na próxima semana, serão recolhidos pelos servidores. Uma equipe envolvendo profissionais da Emater, Secretaria de Meio Ambiente, Escola 11 de Abril e Colégio Irineu Evangelista de Souza, estará mobilizada no trabalho. “A ideia é que toda comunidade permaneça unida para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti. O perigo aumentou e a responsabilidade de todos, também”, destaca a secretária de Saúde, Claura Araldi. Atenção aos cuidados essenciais Elimine todos os recipientes com água parada! Limpe seu terreno! Proteja a sua vida e de toda a família!

  • Edenilson recupera protagonismo no Inter, mas mantém desejo de ser negociado pelo clube

    Um dos jogadores mais cobrados pelos torcedores após a eliminação para o Olimpia, Edenilson foi um dos protagonistas da goleada do Inter sobre o Flamengo. Após a queda da equipe na Libertadores, o meio-campista soma um gol e duas assistências nas três partidas disputadas desde o jogo contra os paraguaios. O camisa 8 segue como destaque do time, mas isso não muda em nada seu desejo de deixar o Beira-Rio o buscar novos ares. Após formar dupla com Rodrigo Dourado, Edenilson jogou um pouco mais adiantado contra o Flamengo. O jogador completou a linha de meias, mais aberto pelo lado direito, e foi muito importante no auxílio da marcação do lado esquerdo de ataque da equipe de Renato Portaluppi. E quando se soltou ao ataque, encontrou duas assistências para Yuri Alberto marcar. A negociação com o Al Shabab, da Arábia Saudita, esfriou, mas Edenilson mantém firme a sua posição de que o melhor para a sua carreira é deixar o Inter nesta janela de transferências. O atleta é um dos líderes do vestiário, tem boa relação com todos do clube, mas entende que seja o melhor caminho até mesmo para que o Colorado tenha algum retorno financeiro em um período de dificuldades. As posições do jogador não mudaram com o bom momento da equipe, ele acredita que seu ciclo já está encerrado e gostaria de buscar outras oportunidades. Os episódios de agressões a seus familiares em redes sociais também não foram esquecidos. No momento, não há nenhuma oferta oficial pelo meio-campista. O jogador tem contato com o Inter até o final de 2023 e, recentemente, não aceitou uma oferta de aumento após o clube recusar uma proposta do Al Shabab. Artilheiro do Inter no Brasileirão, com seis gols marcados, Edenílson segue à disposição do técnico Diego Aguirre, que no próximo domingo recebe o Fluminense no Beira-Rio. A partida, válida pela 16ª rodada, está marcada para as 20h. Fonte: ge

  • Profissionais da educação de Floriano Peixoto recebem jalecos

    A Administração Municipal e SMECD fizeram a entrega de jalecos para todos os profissionais das escolas municipais. No dia 02 de agosto, todos os servidores que trabalham nas Escolas Municipais Anita Garibaldi e Floriano Peixoto, ganharam jalecos para uso no ambiente escolar: professores, monitores, estagiárias, vigia, cozinheira e zeladoras. Estes jalecos serão de grande utilidade para estes profissionais e também servem de uniforme para os mesmos. Conforme Viviane Paula Giaretta, secretária municipal de Educação, o objetivo desta entrega é melhorar ainda mais a qualidade no atendimento de nossas crianças e estudantes. Conforme diz Paulo Freire: “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”

  • Oficial: Grêmio comunica transações de Matheus Henrique e Ruan para time italiano

    O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vem a público comunicar a celebração, junto a Unione Sportiva Sassuolo Calcio, de: empréstimo, até 30/06/22, com obrigação de compra de 100% dos direitos econômicos do atleta Matheus Henrique e; venda de 100% dos direitos econômicos do atleta Ruan Tressoldi, que permanece vinculado ao Grêmio sob a forma de empréstimo, até 31/12/2021. Em ambos os casos, o Clube manterá o direito ao recebimento de mais-valia equivalente a 10% de uma futura transação.

  • IX Conferência Municipal de Assistência Social acontece no fim de agosto em Estação

    A Prefeitura de Estação convida a população em geral para participar da 9ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no dia 27 de agosto de 2021, com início às 13h30min, no Centro Esportivo Municipal André Luis da Silva. O tema do evento é “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

  • AMAU é a região do Estado com menor taxa de letalidade por covid-19

    Marcada pela união entre prefeitos, comitê técnico, lideranças da saúde e comunidade, a Região 16, composta pelos municípios da AMAU + Nonoai e Rio dos Índios, está entre aquelas que melhor têm respondido aos enfrentamentos da covid-19, o que tem colaborado para salvar vidas e manter, dentro do possível, o funcionamento das atividades produtivas. Hoje, a R16, conforme o ‘Sistema 3 As de Monitoramento’ do governo do Estado, é a região com a menor taxa de letalidade aparente por covid-19, com índice de 1,49%. O percentual é calculado a partir do total de óbitos divido pelos casos confirmados. Para se ter uma ideia, a R10, que engloba Porto Alegre, apresenta a maior taxa de letalidade com 3,39%. A média estadual é de 2,43%. Outro ponto positivo da AMAU diz respeito à vacinação. Até quarta-feira, dia 11, 34,15% da população já havia completado seu esquema vacinal, enquanto 66,33% encontrava-se parcialmente imunizada, segundo melhor desempenho do RS, atrás apenas da R11, correspondente a Santo Ângelo, com 69%. Vale destacar, ainda, que o mês de agosto tem registrado, conforme os boletins de avaliação do comitê da AMAU, um número estável, e sob controle, de casos ativos; que saíram de 1.076, em 11 de junho, para 222, nesta quarta-feira, 11 (quase cinco vezes menor do que há dois meses). No total, nove municípios não têm nenhum caso ativo no momento. Com isso, as internações hospitalares também se encontram em patamares baixos. A ocupação dos leitos clínicos é de 10,3% e de UTIs, 37%. A taxa geral de recuperados na R16 é de 97,7%. No sistema 3 As do Estado, a região está classificada em ‘Aviso’, o mais brando dos indicadores emitidos pelo executivo gaúcho. União para agir – e reagir – com velocidade De acordo com o presidente da AMAU, Paulo Polis, os prefeitos do Alto Uruguai têm feito o dever de casa na luta contra a doença, contando, para tanto, com a colaboração das secretarias de Saúde, hospitais, profissionais da linha de frente e comunidade. Entre as principais ações tomadas pela Associação, Polis cita a criação do Comitê de Atenção ao Coronavírus, responsável por aproximar os municípios, promovendo interlocução permanente e monitoramento constante dos números. Com dados atualizados diariamente, a AMAU liderou campanhas preventivas, apresentou recursos ao governo do Estado – equilibrando critérios sanitários e econômicos, além de promover ações buscando conter eventuais avanços da pandemia. “O mundo foi pego de surpresa pela força destrutiva do vírus, no início de 2020. De pronto, a AMAU se mobilizou, estruturou um comitê técnico e, desde então, tem agido de forma responsável e pró ativa. Neste processo, a união da região tem sido determinante. Graças a isso, tivemos a capacidade de agir e reagir rapidamente em diferentes situações – como quando, em menos de duas semanas, duplicamos o número de leitos covid nos hospitais, garantindo atendimento à população”, destaca o presidente, que completa: “Devemos agradecer aos membros do comitê pelo empenho e, também, ao Poder Judiciário e empresários que, cientes da gravidade da situação, participaram doando recursos para a compra de máscaras, testes rápidos, termômetros Infravermelhos, álcool gel e etílico, entre outros insumos entregues às secretarias de saúde da região”. Imunização e prevenção O trabalho da AMAU, contudo, está longe de chegar ao fim, alerta Paulo Polis. Segundo ele, a variante Delta, que começa a se espalhar pelo RS e Oeste de SC, gera preocupação – e mantém o sinal de alerta ligado. “Precisamos seguir atuantes, estimulando a vacinação e obedecendo às medidas preventivas, como o uso de máscara”, frisa. Para tanto, o presidente antecipa que o Comitê manterá o acompanhamento dos indicadores e, em parceria com os hospitais, será garantida reserva técnica de leitos, caso necessários. Fonte: Imprensa AMAU

  • Governo do RS altera protocolos obrigatórios e variáveis no setor de eventos

    Após reunião do Gabinete de Crise na tarde desta quarta-feira (11/8), o governo do Estado emitiu Avisos para quatro regiões Covid. Primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento, o Aviso foi determinado pelo GT Saúde às regiões de Canoas, Guaíba, Porto Alegre e Santo Ângelo com base em aumentos recentes de internações hospitalares. As quatro regiões estão entre as 17 que receberam Aviso na semana passada por conta do crescimento do número de novas hospitalizações identificadas pelo sistema Sivep Gripe. Segundo o GT Saúde, essas internações repercutiram em um aumento de pacientes em leitos clínicos e de UTI, tanto de casos confirmados quanto suspeitos de Covid, levando à decisão desses quatro novos Avisos nesta quarta-feira (11). Nas demais regiões, não foi identificada variação que exigisse novos comunicados do Sistema 3As. Também não houve emissão de Alerta, que é o segundo nível do sistema, nem de Ação, que deve ocorrer quando uma região recebe Alerta. A reunião coordenada pelo governador Eduardo Leite ainda discutiu solicitações recebidas para alterar alguns dos protocolos obrigatórios e variáveis exigidos no Rio Grande do Sul. Entre os pedidos atendidos, está o do setor de eventos sociais, de entretenimento e corporativos, que solicitava a ampliação do limite máximo de pessoas. Considerando que a ocupação hospitalar está em níveis mais baixos e que o segmento foi bastante impactado desde o início da pandemia, o Gabinete de Crise entendeu que é possível adequar as regras nestes casos, tanto nos protocolos obrigatórios (seguidos em todos os municípios), quanto nos protocolos variáveis (podem ser adequados pelas regiões de acordo com a realidade local). Veja, ao final do texto, o que muda. As novas regras deliberadas para o setor de eventos só poderão ser aplicadas depois de publicadas no Diário Oficial do Estado, o que deve ocorrer nos próximos dias. Além disso, nos protocolos do setor de Educação e Cursos Livres haverá uma adequação de texto para deixar clara a obrigatoriedade quanto ao distanciamento físico mínimo de 1 metro entre as pessoas, desde que sejam garantidos uso obrigatório de máscara e ventilação natural cruzada. Por fim, a equipe de governo reforçou a necessidade de manter os cuidados e as medidas de prevenção para impedir a propagação da doença e para diminuir os riscos de novas curvas de crescimento de casos e internações por Covid no Estado, ainda mais com confirmações de casos locais da variante delta. O QUE MUDA PARA O SETOR DE EVENTOS Eventos infantis, sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, restaurantes, bares e similares Ampliação do limite máximo de pessoas, que é estabelecido pelos protocolos de atividade obrigatórios, de 150 para 350 pessoas (incluindo trabalhadores e público). As regiões não podem ultrapassar esses números nos protocolos próprios regionais, apenas determinar limite menor. Ampliação do limite máximo de pessoas, que é estabelecido pelos protocolos de atividade variáveis, de 70 para 150 pessoas (trabalhadores e público). É o protocolo estabelecido pelo Estado, mas os municípios podem adotar protocolos variáveis próprios. Feiras e exposições corporativas, convenções, congressos e similares Nos protocolos de atividade variáveis: Redução na metragem mínima por pessoa nos ambientes de circulação em pé de 8 metros quadrados para 6 metros quadrados. Adequação redacional na definição de distanciamento nos ambientes com público sentado. Redução no distanciamento mínimo entre módulos de estandes, bancas ou similares, quando não houver barreiras físicas ou divisórias, de 3 metros para 1,5 metro. Feiras e exposições corporativas, convenções, congressos e similares, cinemas, teatros, auditórios, circos, casas de espetáculo, casas de shows e similares Nos protocolos de atividade obrigatórios: Novo regramento para autorização de eventos conforme faixas de pessoas presentes (trabalhadores e público) ao mesmo tempo: até 400 pessoas: sem necessidade de autorização; de 401 a 1.200 pessoas: autorização do município sede; de 1.201 a 2.500 pessoas: autorização do município sede e autorização regional (aprovação de no mínimo de 2/3 dos municípios da Região Covid ou do Gabinete de Crise da Região Covid correspondente); acima de 2.501 pessoas: autorização do município sede; autorização regional (aprovação de no mínimo de 2/3 dos municípios da Região Covid ou do Gabinete de Crise da Região Covid correspondente) e autorização do Gabinete de Crise do Governo Estadual, encaminhada pela respectiva prefeitura municipal. Fonte: Imprensa Governo do Estado do RS

  • ACCIAS abre nova turma para curso de Boas Práticas de Fabricação - Setor Mesa ou Distribuição

    A ACCIAS de Getúlo Vargas oferece a formação Boas Práticas de Fabricação - Setor Mesa ou Distribuição, em parceria com o Sebrae. O curso fornece formação exigida pelo Centro Estadual de Vigilância e Saúde, tendo validade de três anos. A certificação através do curso é pré-requisito para a liberação dos Alvarás, tendo como público alvo membros das diretorias dos bairros e comunidades do interior que possuem clubes recreativos, além de proprietários de bares, restaurantes, padarias, mercados e afins. Os conteúdos abordados no curso serão os seguintes: Contaminantes alimentares: grupos de microrganismos importantes em alimentos, parâmetros que influenciam a multiplicação dos microrganismos em alimentos; Doenças transmitidas por alimentos; Manipulação higiênica dos alimentos: preparo, porcionamento, sobras, coleta e guarda de amostras; Boas práticas: requisitos, estrutura física, controle de água, controle de pragas, controle da saúde do manipulador, higiene e comportamento pessoal, uniformes, comportamento no trabalho, higienização de superfícies, lixo, regra para visitantes, controle de fornecedores e pré-preparo. As aulas ocorrerão do nos dias 13,14, 15 e 17 de Setembro, às 19h, no auditório da ACCIAS. As inscrições devem ser realizadas na ACCIAS e as vagas são limitadas.

  • Núcleo de Comércio de Floriano Peixoto realizou sorteio da “Campanha do Dia dos Pais 2021”

    O Núcleo de Comércio de Floriano Peixoto, juntamente com a ACCIAS, finalizou com sucesso mais uma campanha com sorteio de prêmios alusivo ao Dia dos Pais. Concorreram aos prêmios, os consumidores que efetuaram as compras nas empresas participantes, ganhando um cupom a cada R$ 50,00 (cinquenta reais) em compras. O sorteio foi realizado na noite do dia 09 de agosto, através de live, na página do Facebook da ACCIAS. Estiveram presentes integrantes das empresas participantes do Núcleo, representando o poder Público Municipal, o Prefeito Orlei Giaretta, representando a Câmara de Vereadores, Denilson Pauletti, Presidente da ACCIAS, Alceu Enricone, Gerente da Agência do Sicredi de Floriano Peixoto, Ricardo Mroczkoski e a Chefe de Gabinete da prefeitura municipal, Silvana Konecheff Seminotti que coordenou o sorteio. Confira os ganhadores: 1⁰ prêmio: Disco com Tampa e Suporte – Danilo Webber (Retirada do Prêmio na empresa Super Econômico) 2⁰ prêmio: Kit Churrasco – Ademar Menegon (Retirada do Prêmio na empresa Super Econômico) 3⁰ prêmio: Vale Combustível no valor de R$ 150,00 – Arcildo Meert (Retirada do Prêmio na empresa Giaretta Comércio de Materiais de Construção Ltda.) 4⁰ prêmio: Caixa Térmica – Silvino Zorzeto (Retirada do Prêmio na empresa Giaretta Comércio de Materiais de Construção Ltda.) 5⁰ prêmio: Kit Chimarrão – Selso Polasso (Retirada do Prêmio na empresa Giaretta Agronegócios) As empresas nucleadas participantes do sorteio foram: Karpinski bar e Grill, Ki Gelo, Agroindústria GG, Giaretta Agronegócios, Loja Variedades, Maxi Posto, Mercado Super Econômico, Comercial Agrícola Vitali e Giaretta Materiais de Construção Ltda. As campanhas impulsionam as compras dos consumidores locais e estimulam a economia do município e das empresas que cada vez mais fidelizam seus clientes. O intuito da campanha é fomentar o desenvolvimento do comércio local, com o apoio da ACCIAS em parceria com a Prefeitura Municipal de Floriano Peixoto e Sicredi. Em breve será lançada a “Campanha de Natal 2021”.

  • Brasil tem menor ocupação de leitos de UTI desde outubro de 2020

    A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou, nesta quarta-feira (11), um boletim especial do Observatório Covid-19 em que aponta que, pela primeira vez desde outubro de 2020, nenhum dos 26 Estados e Distrito Federal apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI para covid-19 para adultos no SUS (Sistema Único de Saúde) iguais ou superiores a 80%. Outro dado importante na comparação ao mês referido, é que existem menos Estados na situação de atenção do que no ano passado. São cinco estados na zona de alerta intermediária (com taxas entre 60% e 80%), sendo que dois deles se devem pela redução de leitos destinados à covid-19. Os dados, obtidos na segunda-feira (9), indicam que se trata do melhor cenário desde que o Observatório passou a acompanhar esse índice, em julho de 2020. Os pesquisadores da Fiocruz associam o cenário ao avanço da vacinação no Brasil, mas a atenção deve ser mantida, já que os números de novos casos e de mortes continuam altos. "Considerando que ainda são altos os níveis de transmissão de casos e óbitos, a vacinação deve ser ampliada e acelerada, além de combinada com o uso de máscaras e distanciamento físico, para manutenção e avanços nos resultados", apontou o documento. Mato Grosso e de Goiás registraram as maiores taxas de ocupação, com 79% e 78% dos leitos de UTI para adultos destinados à covid-19 ocupados, respectivamente. Enquanto 14 Estados apresentam taxas inferiores a 50%. O Rio de Janeiro, que concentra o maior número de casos da variante Delta no país, apresentou crescimento do indicador nas últimas duas semana e tem 67% dos leitos ocupados. Em relação às capitais, a cidade do Rio de Janeiro (97%) e Goiânia (92%) são as mais preocupantes, mantendo taxas muito críticas há semanas. O relatório observa, ainda, que a melhora nas taxas de ocupação de leitos acontece ao mesmo tempo de uma redução significativa dos leitos de covid-19 no Distrito Federal e em muitos Estados. "Apesar de menos leitos estarem disponíveis, as taxas de ocupação seguem em declínio”, explicam os cientistas. Além da queda de internações, foi constatado que o número de mortes sofreu queda de 1,1% em relação à semana anterior. A incidência de novos casos diminuiu 0,8% por dia. A diferença entre a velocidade na queda da mortalidade e a incidência de casos é atribuída à vacinação, com a infecção produzindo menor impacto sobre hospitalizações e óbitos. Como consequência, de acordo com o estudo, foi observada uma pequena redução da letalidade, agora em 2,7%. O boletim ressalta, mais uma vez, a importância de ampliar a vacinação, com esquema vacinal completo, combinado com vigilância em saúde, uso de máscaras e medidas de distanciamento físico e social. “Ampliar a vacinação completa para todos os elegíveis torna-se fundamental neste momento, incluindo campanhas e busca ativa para os que ainda não tomaram a segunda dose das vacinas que envolvem duas doses, como a Coronavac, a AstraZeneca e a Pfizer”, destacam os pesquisadores. “Embora as vacinas venham claramente contribuindo para a redução de casos graves, internações e óbitos no país, o surgimento e crescimento da presença de novas variantes de preocupação, como a Delta, deve manter os serviços de vigilância em saúde em alerta, com amplo uso de testes, detecção de casos, isolamento e quarentena”, recomendam. A média de número de novos casos é 33.400 por dia e de óbitos, 910 por dia. Ambos marcadores são considerados elevados. Outro fator de atenção é que a taxa de positividade dos testes segue alta, o que mostra a intensa circulação do vírus. Fonte: R7

  • Agroindústrias do Alto Uruguai recebem selos e embalagens

    Um projeto executado em parceria entre a Emater/RS-Ascar e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) campus de Erechim, entre outras entidades parceiras, resultou na produção de selos e embalagens, oportunizando um material de divulgação mais moderno às agroindústrias da região do Alto Uruguai e mais atrativo para os consumidores. Na segunda etapa do projeto foram selecionadas oito agroindústrias de derivados de cana-de-açúcar e mandioca. Os rótulos foram elaborados pelo IFRS, com orientação das professoras Andreia Mesacasa e Alessandra Incerti, do curso de Design e Moda, e entregues na sexta-feira (06/08) a seis agroindústrias pelo extensionsita rural e engenheiro agrônomo Carlos Angonese, responsável pela área das agroindústrias na região administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim. Em Marcelino Ramos, o ato de entrega aconteceu na Câmara de Vereadores, às agroindústrias KL Alimentos (produção de mandioca descascada), LK Sabores do Sul (produz processados de mandioca) e para a agroindústria Roabert (produção voltada para açúcar mascavo). O ato contou com a presença do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello, do secretário da Agricultura e vereador, Sergio Beal, dos extensionistas rurais, Antonio Pandolfo e Dalva Sallete da Costa. Os empreendedores Marcos Kruze e Inês Lermer Kramer agradeceram as parcerias e destacaram a importância deste trabalho. “Vamos colher frutos deste material”, disse Marcos, representando a KL Alimentos. A produtora Inês Kramer também agradeceu as parcerias que vão contribuir neste material para atrair mais a atenção do consumidor. “Embalagem bonita com produtos de qualidade, este conjunto define, disse, ao agradecer em nome da Sabores do Sul. A professoras Andreia Mesacasa explicou as diversas etapas do processo de design, que envolveu pesquisas de criação dos selos e de embalagens que valorizam o produto. Segundo ela, os temas voltados às etnias italiana, alemã e polonesa expressam as tendências modernas de design. Ela agradeceu as parcerias em nome do Instinto Federal e às agroindústrias. “Buscamos como inspiração as etnias de cada agroindústria envolvida. Estamos ajudando a melhorar as comunidades e o desenvolvimento regional”, disse. Tonello parabenizou as famílias e agradeceu a parceria com o Instituto Federal e a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, integrada por Antonio Pandolfo e Dalva Salette da Costa. “Este é um momento importante para nossas agroindústrias, que agregam valor aos produtos e têm importância fundamental para o desenvolvimento regional”. O secretário de Agricultura Sergio Beal também cumprimentou as parcerias e o Poder Público. “Nossa ideia é trazer o Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte) para fortalecer este segmento e desenvolver ainda mais o município de Marcelino Ramos”, ressaltou. O extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Angonese, observou que o município de Marcelino Ramos, com suas 12 agroindústrias, é o maior polo agroindustrial da região do Alto Uruguai. “Na região, as canas de açúcar são melhoradas geneticamente, com práticas de manejo adequadas, resultando em produtos de alta qualidade”, avalia. Em Carlos Gomes recebeu o selo a agroindústria Dom Polski (de açúcar mascavo). A entrega foi realizada à produtora Daiane Sikovski no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, juntamente com a equipe de extensionistas Laura Mocfa Glaner e Edgar Copatti. Em Aratiba, receberam os selos as agroindústrias Libero (produção de mandioca) e Schmidt (cana de açúcar). O trabalho de agroindústrias é executado pela Emater/RS-Ascar parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

  • Núcleo de Comércio de Ipiranga do Sul realizou sorteio da “Campanha do Dia dos Pais 2021”

    O Núcleo de Comércio de Ipiranga do Sul, juntamente com a ACCIAS, finalizou mais uma campanha com sorteio de prêmios alusivo ao Dia dos Pais. Concorreram aos prêmios, os consumidores que efetuaram as compras nas empresas participantes, ganhando um cupom a cada R$ 50,00 (cinquenta reais) em compras. O sorteio foi realizado na noite do dia 10 de agosto, através de live, na página do Facebook da ACCIAS. Estiveram presentes integrantes das empresas participantes do Núcleo, representando o poder Público Municipal, o Secretário de Finanças Dinamar Rogério Folle e o Vice-prefeito, Fabiano Klein, Executiva da ACCIAS, Aline Perussolo e a Consultora de Núcleos da ACCIAS, Analita Piana Martins que coordenou o sorteio. Confira os ganhadores: 1⁰ prêmio: Disco com Tampa e Suporte – Julia Viegas (Retirada do Prêmio na loja Life Style Modas) 2⁰ prêmio: Kit Churrasco – Valdomiro Pinheiro (Retirada do Prêmio na loja Life Style Modas) 3⁰ prêmio: Vale Combustível no valor de R$ 150,00 – Volmir Rizzon (Retirada do Prêmio na empresa Exclusiva Materiais de Construção) 4⁰ prêmio: Roupão Masculino – Daiane Chechi (Retirada do Prêmio no Supermercado Ipiranga) 5⁰ prêmio: Kit Chimarrão – Iolanda Tonial (Retirada do Prêmio no Supermercado Ipiranga) As empresas nucleadas participantes do sorteio foram: Mercado Ipiranga, Farmácia Avenida, CJC Materiais de Construção, Posto Ipiranga, Exclusiva Materiais de Construção e Loja Life Style Modas. As campanhas impulsionam as compras dos consumidores locais e estimulam a economia do município e das empresas que cada vez mais fidelizam seus clientes. O intuito da campanha é fomentar o desenvolvimento do comércio local, com o apoio da ACCIAS em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Sul e Sicredi. Em breve será lançada a “Campanha de Natal 2021”.

  • RS recebeu cerca de 100 mil doses de vacina contra Covid nesta quarta-feira (11)

    O Rio Grande do Sul recebeu nesta quarta-feira (11/8) 107.710 doses de vacinas contra a Covid-19, das fabricantes Pfizer (44.460) e Astrazeneca (63.250). O lote da Pfizer, vindo do aeroporto de Guarulhos (SP), chegou a Porto Alegre às 18h35. Às 23h55, chegou a remessa de Astrazeneca, cujo avião decolará do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A definição sobre destinação e rateio das doses, se para aplicação de primeira ou segunda dose, precisa passar por pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), entre gestores municipais e estaduais. A distribuição às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) ocorre assim que a definição for realizada. Fonte: Ascom SES

  • Covid-19: Estação vacina pessoas com 25 e 26 anos nesta quinta-feira (12)

    Nesta quinta-feira (12) continua a vacinação em ordem decrescente de idade em Estação. O público-alvo serão pessoas de 25 e 26 anos. A imunização acontece somente na UBS I, a partir das 13h15, e está sujeita à disponibilidade de doses. É possível, ao se dirigir à UBS para se vacinar, doar um quilo de alimento não perecível e participar da campanha "Vacinação Solidária"

  • Petrobras anuncia novo reajuste no preço da gasolina, que já subiu 51% este ano

    A Petrobras anunciou que vai reajustar mais uma vez os preços da gasolina em suas refinarias a partir de quinta-feira (dia 12). De acordo com a estatal, o preço médio por litro do combustível vendido às distribuidoras vai subir de R$2,69 para R$ 2,78. É um avanço de R$ 0,09 ou 3,34% por litro, que deve ser repassado ao preço final ao consumidor por distribuidores e revendedores. Só neste ano a gasolina acumula uma alta de 51%. Desde janeiro, a Petrobras já aumentou o preço nove vezes. A Petrobras destacou que até a gasolina chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais (39,1%); custos para aquisição e mistura obrigatória de etanol anidro (15,7%); além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores (12,2%). A contribuição do preço da Petrobras para o preço na bomba é de 33%, segundo dados da ANP. "Assim, os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo", ressaltou a estatal em comunicado. Sem aumento para o diesel O diesel não será reajustado dessa vez. A última alta no preço ocorreu no início de julho, quando subiu em média R$ 0,10 por litro. Em nota, a estatal afirmou que a alta acompanha "a elevação nos patamares internacionais de preços" e foi realizada "de forma a garantir que o mercado siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento". Preocupado com uma possível reação por parte dos caminhoneiros, o governo vem tentanto reduzir os impactos da alta do petróleo no preço do diesel com a redução na carga tributária. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que está estudando zerar tributos federais sobre o diesel a partir do ano que vem. Em julho, o presidente já havia anunciado um corte de R$ 0,04 no PIS/Cofins cobrado sobre o diesel. Em março, Bolsonaro reduziu temporariamente o PIS/Cofins sobre o diesel e sobre o gás de cozinha, por dois meses, e elevou os impostos cobrados de bancos até o fim deste ano para compensar a perda de arrecadação. Alinhamento de preços é fundamental, diz Petrobras A estatal informou ainda que busca evitar o repasse imediato para os preços internos da volatilidade externa causada por eventos conjunturais: "Nossos preços seguem buscando o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo". A companhia disse ainda que o alinhamento dos preços ao mercado internacional "é fundamental" para garantir que o mercado brasileiro siga suprido sem riscos de desabastecimento por parte de distribuidores, importadores e outros produtores. Com a alta dos preços internacionais do petróleo, o presidente americano, Joe Biden, fez um apelo nesta quinta-feira para que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados elevem a produção. “Em um momento crítico como este de recuperação global, isto não é o bastante,” afirmou Biden em nota. Fonte: O Globo

  • Exportações do agronegócio gaúcho registram alta de 42% no segundo trimestre de 2021

    As exportações do agronegócio do Rio Grande do Sul somaram US$ 4,6 bilhões no segundo trimestre de 2021, uma alta de 42% em valor na comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os setores mais representativos do segmento, o desempenho no trimestre foi puxado pelo complexo soja (US$ 2,8 bilhões; +56,2%), carnes (US$ 614,3 milhões; +24,8%) e produtos florestais (US$ 342,9 milhões; +55,4%), enquanto fumo e seus produtos (US$ 241,3 milhões; -2,1%) e cereais, farinhas e preparações (US$ 102,0 milhões; -46,1%) tiveram resultado abaixo do registrado no segundo trimestre de 2020. Em termos absolutos, o incremento foi de US$ 1,4 bilhão, o que garantiu o segundo melhor trimestre em vendas do Estado desde o início da série histórica, em 1997, perdendo apenas para o terceiro trimestre de 2013. No acumulado dos seis primeiros meses de 2021, a alta nas exportações gaúchas do agronegócio foi de 30,5% em valor na comparação com o primeiro semestre de 2020, atingindo US$ 6,6 bilhões. Sem considerar a inflação do período, o valor é o maior desde 1997 e representa um aumento de US$ 1,5 bilhão no comércio. As informações sobre as vendas do período e do acumulado do primeiro semestre de 2021 fazem parte do boletim Indicadores do Agronegócio do RS, divulgado na manhã desta quarta-feira (11/8) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e elaborado pelos analistas Rodrigo Feix e Sérgio Leusin Júnior. Setores e principais destinos Segmento mais representativo da pauta de exportações gaúcha, o complexo soja viu no aumento das vendas da soja em grão (mais US$ 788,7 milhões, +52%) o principal destaque do segundo trimestre, seguido das altas nas vendas do farelo de soja (mais US$ 145,7 milhões; +65,8%) e do óleo de soja (mais US$ 71,8 milhões; +138,8%). No setor de carnes, a expansão nas vendas externas das carnes de frango (mais US$ 90,6 milhões; +42%) e suína (mais US$ 45,1 milhões; +26,7%) puxaram os resultados, já que a carne bovina teve queda de US$ 13,8 milhões (-17,3%) na sua comercialização. No setor de produtos florestais, as exportações de celulose (mais US$ 63 milhões; +41,9%) e de madeiras em bruto e manufaturas de madeira (mais US$ 56,4 milhões; +87,3%) sustentaram a elevação. Para o segmento de cereais, farinhas e preparações, o resultado negativo do segundo trimestre de 2021 veio puxado pela baixa nas vendas do arroz (menos US$ 99,45 milhões; -55%). Entre os principais destinos dos produtos do agronegócio do Rio Grande do Sul no trimestre, a China foi responsável por 58,7% dos valores, com uma alta de US$ 903,1 milhões em compras (+50,6%). O destaque na pauta do país asiático foi a soja em grão (mais US$ 750,1 milhões; +51,1%), enquanto o óleo de soja (mais US$ 44,1 milhões; +165,8%), celulose (mais US$ 36,3 milhões; +84,8%) e a carne suína (mais US$ 35,2 milhões; +26,2%) também contribuíram no resultado final. Além da China, União Europeia (8,5% do total), Coreia do Sul (3,6%), Estados Unidos (3,3%) e Irã (2,3%) completam o ranking dos cinco primeiros colocados em compras do Estado. Primeiro semestre de 2021 No acumulado dos seis primeiros meses de 2021, o complexo soja (US$ 3,1 bilhões), carnes (US$ 1,1 bilhão) e fumo e seus produtos (US$ 600,3 milhões) tiveram as maiores participações nas vendas externas. Em termos de crescimento, as exportações de soja (mais US$ 952,9 milhões; +44,2%), carnes (mais US$ 181,5 milhões; +19,2%) e produtos florestais (mais US$ 145,5 milhões; +33,2%) foram as que mais avançaram no período, marcado pela recuperação da estiagem registrada no primeiro semestre do ano passado. Quanto a produtos específicos da pauta de exportações gaúcha, a soja em grão (mais US$ 644,1 milhões; +36,3%), farelo de soja (mais US$ 227,5 milhões; +69,2%), carne de frango (mais US$ 95,6 milhões; +20,6%) e carne suína (US$ 84,8 milhões; +28,5%) ganharam espaço em valor no período. Contrariando a tendência, o arroz apresentou queda nas vendas externas (menos US$ 100,5 milhões; -41,7%). Em relação aos destinos das exportações no primeiro semestre de 2021, a China permanece no topo, com 48,4% do total das compras gaúchas. União Europeia (11,4%), Estados Unidos (3,9%), Coreia do Sul (3,8%) e Arábia Saudita (2,9%) completam o ranking. “Com uma oferta maior de soja no Estado e uma demanda firme da China, a tendência é de significativo crescimento nas vendas da oleaginosa para o país asiático este ano. Embora o acordo comercial estabelecido em 2020 com os EUA empenhe a China a elevar as compras da soja norte-americana, ainda há espaço para compras do Brasil, principal exportador mundial”, destaca o pesquisador Sérgio Leusin Jr. Emprego formal no campo O segundo trimestre de 2021 registrou saldo negativo de 6.330 postos de trabalho com carteira assinada no agronegócio do Rio Grande do Sul. O resultado é esperado para o período em função da sazonalidade da produção agrícola, que tem a partir de abril um movimento de desmobilização da mão de obra. No mesmo período de 2020, a baixa foi de 10.332 postos. "No segundo trimestre de 2021, a perda de empregos foi inferior à registrada em 2020 principalmente em razão do desempenho das indústrias de máquinas agrícolas e do couro, além do setor atacadista de produtos agroindustriais, que se beneficiou da recuperação da produção agrícola no RS, após um ciclo de forte estiagem", afirma o pesquisador Rodrigo Feix, responsável por essa seção do boletim. Dentre os três segmentos que constituem o agronegócio, "antes", "dentro" e "depois" da porteira, apenas o "antes da porteira", formado por atividades de fornecimento de insumos, máquinas e equipamentos, registrou saldo positivo (1.969 postos). A maior redução foi registrada no segmento "depois da porteira", composto predominantemente por atividades agroindustriais, com menos 4.432 postos, seguido do "dentro da porteira", constituído pelas atividades agropecuárias, com menos 3.867 empregos. No acumulado do primeiro semestre, no entanto, o saldo da criação de postos de trabalho com carteira assinada é positivo em 20.073 vagas, um ganho em relação aos seis primeiros meses de 2020, quando o saldo positivo foi de 8.897. Na comparação com o conjunto da economia gaúcha, que teve um saldo positivo de 93.139 postos de trabalho no semestre, o agronegócio representa 22% do saldo total de empregos formais gerados no Estado. Em junho de 2021, o estoque de empregos (vínculos ativos) com carteira assinada no agronegócio do Rio Grande do Sul era de 356.861 vínculos, contra 334.986 do mesmo período de 2020. Clique aqui e confira a apresentação completa. Clique aqui e veja o boletim completo. Confira o vídeo com os pesquisadores responsáveis. Fonte: Ascom SPGG

  • Passa horas e horas no TiktTok? Entenda por que o algoritmo do aplicativo é tão viciante

    A disputa das plataformas digitais pela maior fatia da atenção do usuário ganhou novo capítulo no pós-pandemia. Segundo dados do Sensor Tower, o TikTok se tornou o primeiro aplicativo concorrente do grupo Facebook Inc. a ultrapassar 3 bilhões de downloads no mundo. O feito só havia sido atingido pelo WhatsApp, Messenger, Facebook e Instagram, que desde janeiro de 2014 ocupavam o posto sem grandes concorrentes. “No mundo do social, o vídeo curto é rei”, informa relatório da AppAnnie, focada em análise do mercado mobile, referindo-se ao principal recurso do TikTok. Segundo a agência, alguns hábitos sociais formados na pandemia se aprofundaram. O TikTok ultrapassou o YouTube em tempo médio gasto por usuário nos EUA e no Reino Unido. Em maio, o usuário médio americano passava 24,5 horas por mês no TikTok contra 22h no YouTube. No Reino Unido, são quase 26 horas gastas no TikTok contra 16 horas no YouTube. No mercado brasileiro não falta espaço para a expansão destas plataformas. Segundo a consultoria, os brasileiros passam mais de cinco horas por dia usando aplicativos em seus smartphones. É o país com o maior tempo gasto em apps. Para especialistas, a conquista da Byte Dance, dona do TikTok, agita o mercado de aplicativos.“O TikTok é uma máquina de meme viciante. Transforma espectadores em criadores de conteúdo, personaliza o conteúdo de acordo com os interesses de quem vê e promove o conteúdo com maior probabilidade de ser compartilhado” escreveu Jeffrey Towson, professor do Ceibs e chefe de pesquisa da Asia Tech Strategy, consultoria com foco nos EUA e na Ásia, no Twitter. Rivais correm atrás A ascensão do TikTok tem feito gigantes do Vale do Silício se movimentarem em busca de recursos semelhantes. O Instagram lançou em junho do ano passado o Reels, de vídeos curtos, cujo limite passou de 30 para 60 segundos há uma semana. Em junho deste ano, o YouTube anunciou o Shorts, espécie de vídeo na vertical com duração de até 60 segundos. Outras empresas correm atrás. Há um mês, o Pinterest lançou o Idea Pins, ferramenta de vídeos com até 1 minuto de duração. Em março, a Netflix lançou nos EUA o Fast Laughs, recurso que exibe sequência de trechos engraçados de filmes, sitcoms, shows de stand-up e outros programas. Os apps de relacionamento não ficam atrás. O Tinder anunciou um recurso, em junho, em que usuários podem adicionar até nove vídeos de 15 segundos em seus perfis. O chinês Kwai e o indiano Moj, apps de compartilhamento de vídeo, lutam para concorrer com as demais plataformas. Como funciona o algoritmo Mas o que tem de tão especial nos vídeos curtos que as plataformas passaram a adotar? “Por serem vídeos curtos, o algoritmo consegue entender melhor e muito mais rápido, baseado no histórico de atividade, o que o usuário quer ver”, afirmou Christian Perrone, coordenador de Direito e Tecnologia do ITS Rio. Além disso, o tempo curto de duração possibilita que os algoritmos sejam mais precisos na compreensão do interesse do usuário. “Ele conhece o que a pessoa quer ver naquele exato momento. Ver quatro vídeos curtos é mais rápido do que ver dois vídeos de cinco minutos no YouTube. Talvez no segundo o interesse do usuário já tenha mudado”, diz Perrone. Matthew Brennan, autor do livro “Attention Factory: The Story of TikTok and China’s ByteDance” (Fábrica de Atenção, em português) revelou, em seu relatório “Entendendo TikTok & ByteDance”, que a ByteDance, dona do app, compartilha sistemas e infraestrutura entre seus produtos, o que favorece a experiência personalizada. “O que um usuário faz no aplicativo A pode afetar diretamente o conteúdo recomendado a ele no aplicativo B. Desta forma, mesmo um pequeno aplicativo ByteDance novo pode aproveitar o mecanismo de recomendação da empresa e os dados de perfil do usuário para oferecer uma experiência altamente personalizada que poderia colocá-lo à frente dos concorrentes”, disse o especialista no texto. Fonte: O Sul

  • Câmara aprova texto-base de MP que renova Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda

    A Câmara dos Deputados aprovou, por 304 votos a 133, o texto-base da Medida Provisória que renova Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), que prevê a redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho com o pagamento de um benefício emergencial aos trabalhadores. Os parlamentares ainda precisam analisar as propostas de modificação ao texto, os chamados destaques. Ainda não há data prevista para que votação seja retomada. Em seguida, a matéria será enviada para o Senado. A proposta é direcionada aos trabalhadores que têm carteira assinada e para os contratos de aprendizagem e de jornada parcial. A MP 1045/21 retoma medidas adotadas pelo governo em 2020 para combater os efeitos da pandemia de covid-19 na economia. O relator da matéria, deputado Christino Aureo (PP-RJ), acrescentou ao texto a permissão para sindicatos exercerem atividades econômicas se não forem em caráter de competição com o mercado e regras para o recebimento do benefício emergencial para gestantes com redução ou suspensão do contrato trabalhista. “Apesar do encerramento da vigência do referido estado de calamidade pública, temos observado o agravamento da pandemia de covid-19, inclusive com o surgimento de novas cepas, possivelmente com maior potencial de contágio. Em razão desse cenário, foi editada a MPV em questão, com normas protetivas do emprego e da renda”, explicou o deputado. Jovens O texto prevê ainda o Programa Primeira Oportunidade e Reinserção no Emprego (Priore), voltado para garantir o ingresso no mercado de trabalho das pessoas com idade entre 18 e 29 anos, relativamente ao primeiro emprego com carteira assinada, bem como para pessoas acima de 55 anos que estejam sem o vínculo formal há mais de 12 meses; e promover a redução da taxa de desocupação desse público. A contratação na modalidade do Priore poderá ser feita por 36 meses a contar da publicação da lei, sendo o contrato válido por um período máximo de 24 meses. O programa também estabelece alíquotas menores para recolhimento do FGTS e, ainda, o pagamento do Bônus de Inclusão Produtiva (BIP) ao empregado contratado por meio do Priore. Impacto Ao justificar a proposta, o Executivo Federal argumentou que o objetivo do programa é garantir a preservação de empregos e a continuidade das atividades empresariais para atenuar o impacto econômico das medidas de isolamento. Segundo o governo, no ano passado o programa preservou o emprego e a renda de cerca de 10,2 milhões de trabalhadores em acordos que tiveram a adesão de mais 1,5 milhão de empresas. O benefício foi pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O texto da MP prevê a redução de salários ou a suspensão dos contratos nos mesmos moldes de 2020. Os acordos individuais entre patrões e empregados poderão ser de redução de jornada de trabalho e salário apenas nos percentuais de 25%, 50% ou 70%. Como contrapartida, o governo pagará mensalmente ao trabalhador o Benefício Emergencial, que corresponde ao valor do percentual reduzido tendo como referência a parcela do seguro-desemprego a que o empregado teria direito. Fonte: Agência Brasil

  • Anderlecht, da Bélgica, faz proposta de R$ 60 milhões ao Inter por Yuri Alberto

    O Internacional recebeu uma proposta de 10 milhões de euros (cerca de R$ 60,9 milhões, pela cotações atuais) do Anderlecht, da Bélgica, pelo atacante Yuri Alberto. Apesar da alta oferta, o Colorado não pretende vender o jogador neste momento. Inicialmente, o clube gaúcho recusou a proposta por entender que o valor de mercado que o atacante de 20 anos tem é maior e estipula que seria a partir de 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 91,3 milhões). O Inter é detentor de 80% dos direitos de Yuri Alberto. O restante está dividido entre o próprio atacante (15%) e o Santos (5%). Nesta temporada, o atleta marcou 11 gols em 36 partidas. Fonte: TNT Sports

BUSCA PELO SITE

bottom of page