[ÁUDIO] Olho Vivo | 27/02/2026 - Falta uma semana: Festival de Cervejas Artesanais em Getúlio Vargas terá 17 marcas e shows nacionais
- há 17 horas
- 3 min de leitura
Evento ocorre entre 6 e 8 de março com entrada gratuita e apresentações de Garotos da Rua, Duda Calvin e tributo a Van Halen
Getúlio Vargas recebe a quarta edição do Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho entre os dias 6 e 8 de março. O evento será realizado no Centro Esportivo Municipal Ataliba José Flores com a participação de 17 cervejarias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A entrada ao público é gratuita em todos os períodos da programação. Os detalhes do evento foram detalhados no programa Olho Vivo nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, pela Diretora de Turismo de Getúlio Vargas, Andreza Soccol; Presidente da Associação de Cervejeiros Artesanais de Getúlio Vargas (ACERVAGV), Robson Serafini; e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rauliquenia Gradin.
A estrutura contará com praça de alimentação com food trucks, espaço kids e exposições de carros antigos (Automóvel Clube de Getúlio Vargas), jipes (Jipe Clube Getúlio Vargas) e apresentações de aeromodelismo. Em 2025, o festival registrou um público de 20 mil pessoas e o consumo de 10.421 litros de bebida. Para este ano, a organização projeta um aumento no número de expositores e na movimentação econômica local, incluindo a ocupação total da rede hoteleira da cidade.
Programação musical e atrações
A grade artística foca no rock gaúcho e na música tradicional germânica. Os destaques nacionais incluem a banda Garotos da Rua, na sexta-feira (6), e Duda Calvin & The Punk Rockers, no sábado (7). No domingo (8), o guitarrista Frank Solari realiza um tributo à banda Van Halen, seguido pelo encerramento com a Orquestra Continental.
De acordo com a diretora de Turismo de Getúlio Vargas, Andreza Soccol, o evento incentiva a formação de bandas locais. "O festival estimula artistas do município a montarem grupos e se apresentarem. Nesta edição, teremos bandas que não existiam há alguns anos", explicou.
Produção regional e histórico
O festival reúne marcas de municípios como Getúlio Vargas, Erechim, Marau, Passo Fundo, Chapecó, Concórdia e Ijuí. Entre os estilos confirmados estão IPAs, APAs, Stouts e variedades mais complexas, como a Barley Wine.
O presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Getúlio Vargas (Acerva-GV), Robson Serafini, afirmou que a procura de expositores pelo evento tem crescido anualmente. "Iniciamos o festival com 12 cervejarias e hoje limitamos a 17 devido ao espaço, mas a demanda de interessados é maior", disse.
A realização do evento reforça o título de "Terra da Cerveja". O reconhecimento histórico faz referência à Cervejaria Serramalte, fundada na cidade em 1953 como Cervejaria e Maltaria da Serra, que se tornou um polo de desenvolvimento econômico na região antes de ser adquirida por grandes grupos nacionais.
Cronograma de horários
Sexta-feira (6 de março)
18h: Abertura dos portões
19h30: Abertura oficial
20h: Orquestra Sinfônica de Getúlio Vargas
21h30: Garotos da Rua
Sábado (7 de março)
11h: Abertura dos portões
14h às 20h: Bandas locais (Harder Division, Prado Banda Show, Vitrola Rock, Rótulos)
20h15: Good Fellas Band
22h30: Duda Calvin e Banda The Punk Rockers
Domingo (8 de março)
10h: Abertura dos portões
14h: Projeto MOVA e Banda Carlos Gomes
16h30: Show Van Halen por Frank Solari
18h30: Orquestra Continental
Serviço e restrições
O acesso ao ginásio municipal terá segurança privada e apoio da Brigada Militar. É proibida a entrada com bebidas alcoólicas de fora do evento e recipientes de vidro. A montagem da estrutura no pavilhão central começa na segunda-feira (2 de março), mas o acesso para caminhadas na área externa do Centro Esportivo permanece liberado até a quinta-feira (5).





![[ÁUDIO] Olho Vivo | 27/02/2026 - Falta uma semana: Festival de Cervejas Artesanais em Getúlio Vargas terá 17 marcas e shows nacionais](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_bbf1f5ce56014e3d86bc6608c7afd15f~mv2.webp/v1/fill/w_333,h_250,al_c,q_30,blur_30,enc_avif,quality_auto/1077ee_bbf1f5ce56014e3d86bc6608c7afd15f~mv2.webp)
![[ÁUDIO] Olho Vivo | 27/02/2026 - Falta uma semana: Festival de Cervejas Artesanais em Getúlio Vargas terá 17 marcas e shows nacionais](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_bbf1f5ce56014e3d86bc6608c7afd15f~mv2.webp/v1/fill/w_273,h_205,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/1077ee_bbf1f5ce56014e3d86bc6608c7afd15f~mv2.webp)